28 de dezembro de 2012

Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey [Resenha #095]

Lady Almina e  a Verdadeira Donwton abbey

 

 

 

 

 

 

Sinopse: O castelo de Highclere, na Inglaterra, cenário principal da série de TV Downton Abbey, foi a moradia de lady Almina, a quinta condessa de Carnarvon e herdeira do banqueiro Alfred de Rothschild. A partir de registros em diários, cartas e fotografias, sua atual sucessora, lady Fiona, faz em Lady Almina e a verdadeira Downton Abbey um retrato de uma corajosa mulher que, além de bela e rica, teve participação na vida política de seu país e tornou-se a mais célebre moradora de Highclere

Se já era admirador confesso de Highclere, a incrível mansão que serve de cenário para a história desenrolada em Downton Abbey, após ler “Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey”, escrito pela atual Condessa de Carnarvon, fiquei – se é que é possível – ainda mais impressionado com o lugar.

No livro, conhecemos mais detalhes da vida diária do castelo, uma das principais propriedades rurais do Reino Unido na época, e que demandava um verdadeiro exército para manter tudo funcionando de uma maneira que o local fosse digno mesmo que da visita de reis.

Mas, partindo do início, conhecemos Almina. Filha ilegítima do rico banqueiro Alfred de Rothschild, Almina crescera cercada de luxos e uma boa vida, sem saber o que era privação do que quer que fosse. Mas o simples fato de ser ilegítima – e sua mãe ter sido casada com um criminoso – faziam com que elas não fossem bem vistas socialmente, e muitas portas se fechavam graças a isso, não importasse quanto dinheiro poderiam ter.

Como era regra na época, as debutantes deveriam ser apresentadas à sociedade em um grande evento, onde apenas poderiam participar àquelas que fosse “indicadas” por outra dama. Almina é apresentada e sua beleza admirada por todos, e lá faz contato com um jovem conde, senhor de propriedades incríveis – incluindo Highclere – que gostava de viajar e curtir a vida como todo bom aristocrata, mas, como acontecia com quase todos os de sua condição social na época, o dinheiro andava curto.

Neste ponto a história real se assemelha bastante ao que se vê na série de tv: um conde sem dinheiro e com muitas obrigações, uma jovem com muito dinheiro mas sem status social, um casamento por conveniência, e todos ficam felizes.

O jovem Conde de Carnarvon se casa com Almina, cujo pai, o banqueiro cuja fortuna fazia as finanças da realeza britânica parecerem dignas de pena, forjou um acordo vantajosíssimo para ele: mesmo que um dos noivos viessem a morrer no futuro, o banqueiro se comprometia a pagar ao casal, por toda a vida, a quantia – em valores atuais – de seis milhões de libras anuais, além de saldar pendências anteriores da família do conde. Quem não gostaria de viver com uma mesada dessas?

Assim Almina conseguira um título da nobreza, e o Conde pudera se dedicar às suas viagens e ao hobby que o faria famoso no mundo todo: a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon, no Egito.

Mas, mais que isso, o livro nos conta que o casal se apaixonara e Almina fora feliz. Encontrara o marido dos sonhos  e mesmo todas as obrigações que lhes cabiam – de gerir uma propriedade gigantesca como Highclere – não a intimidaram por muito tempo, talvez por, além do amor nutrido pelo conde, estava bem ciente de que sua presença naquela casa era amparada em uma expressiva quantia em dinheiro provida por seu pai. Assim, não recebera um título de graça, e sua presença naquele microcosmo que Highclere representava era mais do que justa.

O livro narra diversas passagens da história de Highclere que podem ser vistas em Downton Abbey, como o sofrimento da Primeira Guerra Mundial e a transformação do castelo em um hospital para oficiais feridos na guerra. Nestes momentos toda a força e dedicação fazem de Almina uma personagem ainda mais admirável, e o tom com que a atual Condessa de Carnarvon narra o livro, com um toque de respeito e admiração sempre presentes fez com que respeitasse ainda mais esta figura histórica.

Acredito que nem seja preciso dizer que este livro é obrigatório para os fãs de Downton Abbey. Fruto de uma pesquisa primorosa nos registros da propriedade, mais do funcionamento de uma propriedade rural como Highclere podem ser vistas, e as figuras que nela habitavam tem tanto destaque quanto na produção na tv.

O livro trás inúmeras imagens que nos situam no tempo e nos mostram uma Almina com uma graça que parece tão natural e um poder que fazem dela um personagem único. Os últimos capítulos nos comovem e marcam, definitivamente, Lady Almina como uma mulher  a ser lembrada, por tudo aquilo que conseguiu realizar; com uma história de vida que fascinará não somente aos fãs da série de tv.

 

Lady Almina e  a Verdadeira Downton Abbey: O Legado Perdido do Castelo de Highclere, de Condessa de Carnarvon (Lady Almina and the Real Downton Abbey: The Lost Legacy of Highclere Castle, 2011Tradução de Helena Londres, 2012) 288 páginas, ISBN 978-85-8057-260-5,  Editora Intrínseca. [Comprar no Submarino]

{B+}

14 comentários:

  1. Sou super fã de Downton Abbey, e fiquei super na dúvida em solicitar ou não esse livro - podia ser só mais um embarcando no sucesso da série, não é? Porém, parece que vale a pena. Tá na lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, o livro trás detalhes importantes da vida nas propriedades como Downton, acrescentando muito pra quem já é fã. Vale ler ;)

      Excluir
  2. Eu acabei de dizer a Nadia que pretendo não comprar livros até junho de 2013 ai chego aqui e esse tiro no meu pobre juízo!!! Quantas tentações existem no mundo kkk... Não sou fã de Downton Abbey, mas estou sendo seduzida vilmente a me tornar e com mais essa a sedução é dupla... Oh mundo cruel kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Vale a pena assistir/ler, mas eu sou suspeito pra falar.

      Excluir
  3. Acredita que eu ainda não comecei a ver Downton Abbey? Falei que ia começar nas férias e até agora nada. Tudo bem que só entrei há uma semana (completada hoje!) e que teve o Natal e o Ano Novo agora está chegando e já sei que vou adiar ainda mais. haha
    Mas essa edição parece ser muito legal mesmo para os fãs da série. Mas agora fiquei com uma dúvida: os que não assistem também vão conseguir entender o enredo? Pelo que você disse na resenha parece que dá tranquilo, mas é melhor perguntar. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, quem não assiste vai ter em mãos um material de primeira para entender o funcionamento de uma casa como Donwton Abbey. Dá pra ler sem problemas ;)

      Excluir
  4. Hey~ Seu é muito bonito ♥ por isso resolvi te convidar a participar no Blog Destaque lá no meu, oque você acha? Se tiver interesse dá uma passadinha rapida lá no meu blog para saber como aparecer lá ^^ mas se não tiver interesse então desculpa o incomodo, tenha uma Boa Semana!

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Vi este livro na livraria e achei lindo, mas como ainda não assisti a série, nem pensei em comprar. Não duvido que seja uma ótima leitura para os fãs, entretanto, já que produtos complementares às séries são sempre bem vindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, para quem quer expandir os horizontes é muito bom, tem um material muito bem embasado, com fotos, anotações histórias. Enfim, os fãs piram, rs.

      Excluir
  6. Oi Luciano!
    Eu não conheço a série de TV, por isso provavelmente não leria esse livro. Mas parece ser bem interessante, gosto de aprender história com os livros.

    Beijos e feliz 2013!
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora, vale a pena conhecer a ambos, quem gosta de séries históricas tem neles um prato cheio.

      Excluir
  7. Não me interesso muito por clássicos ingleses, mas sei que tenho de lê-los. rs
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler Downton Abbey e já tenho anotado desde a sua resenha sobre O Mundo de Downton Abbey. Super gratificante ler sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia a série mas fiquei babando pelo livro.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar