17 de dezembro de 2012

No Meu Peito Não Cabem Pássaros [Resenha #092]

No Meu Peito Não Cabem PássarosSinopse: Que linhas unem um imigrante que lava vidros num dos primeiros arranha-céus de Nova York a um rapaz misantropo que chega à Lisboa num navio e a uma criança que inventa coisas que depois acontecem? Muitas. Entre elas, as linhas que atravessam os livros. Em 1910, a passagem de dois cometas pela Terra semeou uma onda de pânico. Em todo o mundo, pessoas enlouqueceram, suicidaram-se, crucificaram-se, ou simplesmente aguardaram, caladas e vencidas, aquilo que acreditavam ser o fim do mundo. Nos dias em que o céu pegou fogo, estavam vivos os protagonistas deste romance - três homens demasiado sensíveis e inteligentes para poderem viver uma vida normal, com mais dentro de si do que podiam carregar. Apesar de separados por milhares de quilômetros, as suas vidas revelam curiosas afinidades e estão marcadas, de forma decisiva, pelo ambiente em que cresceram e pelos lugares, nem sempre reais, onde se fizeram homens. Mas, enquanto os seus contemporâneos se deixaram atravessar pela visão trágica dos cometas, estes foram tocados pelo gênio e condenados, por isso, a transformar o mundo. Cem anos depois, ainda não esquecemos nenhum deles. Escrito numa linguagem bela e poderosa, que é a melhor homenagem que se pode fazer à literatura, o livro é um romance de estreia invulgar e fulgurante sobre as circunstâncias, quase sempre dramáticas, que influenciam o nascimento de um autor e a construção das suas personagens.

Existe, em alguma cultura, um deus para os livros? Não sei, mas se não me engano, e a Wikipédia não me deixa enganar, São Francisco de Sales é o padroeiro dos escritores, e São Jerónimo de Strídon o dos bibliotecários. Bom, fico com os dois, e agradeço: muito obrigado, muito obrigado e muito obrigado. Em um ano de muitas descobertas literárias, me deparei com Nuno Camarneiro.

Antes mesmo de começar a resenha em si já tenho a ciência de que não conseguirei falar do livro como se deve. Mas um caso típico de amor incondicional que nos impedem de falar sobre. Talvez eu tenha aqui o meu “Uma Aflição Imperial”. Talvez.

Em “No Meu Peto Não Cabem Pássaros”, livro de estreia do escritor português Nuno Camarneiro, e parte da coleção Novíssimos – um dos melhores lançamentos do ano, diga-se de passagem – acompanhamos Karl, Jorge e Fernando em dias aparentemente comuns de suas vidas. Fernando é um jovem que chega a Lisboa mas não suporta a cidade e os homens; Jorge é um garoto argentino aprendendo a duras penas que o ambiente escolar nem de perto é tão acolhedor quanto o que temos em casa; e Karl só mais um dos milhares de imigrantes que deixaram seu país em busca de um futuro melhor em Nova York.

Passado em 1910, acompanhamos em capítulos alternados o que se passa com cada um deles: a transição de Jorge para a escola; a chegada de Fernando à casa da Tia; e como Karl perde o emprego de lavador de janelas e se vê desesperado com um braço defeituoso após uma experiência que – para ele – fora mal sucedida.

Os capítulos são curtos, em média uma página, uma página  e meia e quase não possuem diálogos. Eu seria o primeiro a reclamar de longas descrições se o texto de Camarneiro não fosse tão agradável  e cheio de verdades que se aplicam a seus personagens como ele é. O narrador tem uma ciência tão grande da forma como cada um destes três homens interagem no mundo à sua volta, que me entreguei à narrativa e o acompanhei sem pestanejar. Ele, o narrador, é sábio e conhece os três personagens como poucos: suas motivações, seus desejos, suas dores. Ao ler o livro durante todo o tempo me ficou aquela sensação de desespero que advinha dos personagens, por serem tão pouco no mundo – e nada do que gostariam de ser. Não é um sentimento pungente e até acredito que seja diferente para cada leitor do livro, mas o fato de eles – os personagens – serem tão deslocados na sociedade causaram em mim uma certa dor, talvez por eu mesmo ter demorado a me encontrar.

E ainda temos o efeito de ler o livro compulsivamente graças aos capítulos alternados: fica sempre a curiosidade sobre o que vai acontecer, então você os consome com rapidez, e mal se apercebe disto.

Claro que em alguns momentos fiquei em dúvida, principalmente nos capítulos referentes à Jorge: por algum tempo não sabia se era realidade ou fantasia do menino, e o autor brinca deliciosamente com isso, jogando com seu personagem que permite a ele uma maior versatilidade criativa: um garoto que, imaginativo, colocava memórias em cada objeto da sala, com medo de que as suas próprias se extinguissem ou não fossem suficientes. E, após aprender a escrever, descobrira que, através da tinta que sai da caneta, poderia criar os mundos que bem entendesse.

Apesar de não ser de difícil compreensão, recomendaria o livro para as mesmas pessoas que recomendei Serena e O Começo do Adeus, acho que estão na faixa certa para ler sem problemas, e são bastante abertos para o que vão encontrar.

Ler “No Meu Peito Não Cabem Pássaros” me lembrou o mesmo sentimento de se ler uma poesia: o que você tira dele e o que ele lhe entrega é algo tão pessoal que te deixará pensando por um bom tempo. É o tipo de livro  que, mesmo curto, trás tanto dentro de si. É bem mais sobre pensar a respeito que falar sobre.

O melhor do ano? Provavelmente.

 

No Meu Peito Não Cabem Pássaros, de Nuno Camarneiro (2012) 192 páginas, ISBN 9788580446364 Editora LeYa.

{A+}

11 comentários:

  1. Se eu gostei tanto de O Começo do Adeus e ainda desejo intensamente Serena, este livro já está na minha lista, sem dúvidas. No geral, é muito, mas MUITO difícil eu curtir literatura portuguesa (minha família tem parte portuguesa e mesmo assim eu não consigo me interessar na cultura, só vejo o lado ruim da história deles), então eu sempre penso duas vezes antes de ler algum livro da "terrinha", mas desta vez, vou considerar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu tentei ler "Eurico, O Presbítero" uma vez e nao deic onta, então estava meio assim antes de começar a leitura do "No Meu Peito Não Cabem Pássaros", mas me dei bem. Camarneiro me surprendeu, com certeza foi das melhores leituras do ano.

      Excluir
  2. Todo mundo tem um espaço literário no qual se sente mais a vontade, quase que em casa, o tipo de narrativa de Anne Tyler é a minha casa literária, é onde me sinto plena lendo... Então esse livro está na minha lista, já sei que vou ler e amar até a próxima vida... Simples assim...

    Luciano vc já leu algo de Milan Kundera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, também é um espaço que em agrada e me deixa à vontade, sempre me dou bem lendo algo nesta linha.

      Ainda não li Kundera, mas ele está na lista do que quero muito ler. É bom?

      Excluir
    2. Eu adoro!!! Amo 99 vezes!!! Talvez você goste, segue esse linha mais psicológica!!!

      Excluir
  3. Sou fã da Literatura Portuguesa! Esse vai entrar pra minha lista!O título já é uma coisa que conquista né? Pura poesia.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca ouvi falar desse livro, meu Deus!!! Nem li falar rsrs Mas, enfim, amei a resenha e gosto muito de histórias que alternam os personagens entre os capítulos, fiquei muito curiosa e vou até procurar mais resenhas pra saber mais rsrs Gostei e quero ler *_*

    ResponderExcluir
  5. O livro tem tudo para me agradar a começar pelo fato de ter capitulos curtos, prefiro livros assim - a leitura se torna mais agradavel e mais rápida.
    Seguindo seu conselho vou ler o trio de livros \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas a leitura é rápida - e, o melhor, nem por isso superficial. Este vale muito a pena ler mesmo, é um dos melhores livros do ano ;)

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar