7 de dezembro de 2012

O Reino [Resenha #089]

O ReinoSinopse: Em Spartan Gold e Lost Empire, Clive Cussler levou os leitores ao mundo do time do casal Sam e Remi Fargo, em que suas paixões e instinto para caçar tesouros trouxeram descobertas extraordinárias e jornadas perigosas. A próxima aventura do casal, no entanto, pode ser mais ainda aterrorizante. Os Fargos são especialistas em caçar tesouros e não pessoas. Mas, então, um barão do petróleo de Texas os procura com uma pedido pessoal: um investigador amigo dos Faros estava em uma missão para procurar o pai do barão, porém, agora ele também está sumido. Sam e Remi seriam capazes de procurar pelos dois? Apesar de não ter adicionado muita informação sobre o caso, Fargos concorda em começar a procura. O que eles encontrarem irá além do que eles imaginaram. Em uma viagem que os irá levar a Tibet, Nepal, Bulgária, Índia e China, os Fargos serão envolvidos com um mercado negro de fósseis, um baú centenário e o ancião do Reino Tibetano de Mustang, um dirigível do século anterior...

Estava ansioso por este livro. Minha primeira aventura com um livro de Cussler, em “O Espião”, foi muito boa, com um personagem interessante e uma trama bem construída. Aqui sai Isaac Bell, o detetive bonitão e cheio do dinheiro e entra em cena o casal igualmente endinheirado Sam e Remi Fargo.

O primeiro ponto a se dizer é que não há como deixar de comparar suas aventuras às de Indiana Jones. Está tudo lá: os cenários exóticos, os inimigos inescrupulosos, as altas doses de ação e aventura e, é claro, o humor. Mas daí você me pergunta: isso é ruim? Não, muito pelo contrário, se bem trabalhado isso é muito bom!

Em “O Reino”, o casal Fargo é convocado por um bilionário americano maníaco por controle para que busquem por seu pai, que, desaparecido há anos, fora visto recentemente em uma fotografia tirada no Nepal. A princípio este não é um caso que Sam e Remi costumam aceitar, pois são caçadores de tesouros, mas como antes de apelar para o casal o tal bilionário havia empregado um amigo íntimo deles, que agora também se encontra desaparecido, eles decidem aceitar a proposta.

Partem então para o Nepal e logo se veem em meio a uma verdadeira conspiração, e questionam a sinceridade de seu empregador, os bons modos e prestatividade dos filhos dele, assim como de sua, hum, digamos, concubina. Claro que este quarteto logo se sobressai como os vilões da vez, e se lembrarmos o fato de que possuem alguns bilhões de dólares nas mãos temos um vislumbre do que o casal vai enfrentar.

Assim como nos filmes de Indiana Jones, o casal Fargo viaja muito, visitando cenários exóticos muito bem descritos, então a localização onde o capítulo se passa que é dada antes que ele se inicie é mais que bem vinda para que o leitor não se perca. Grandes saltos geográficos e de tempo são dados, então estes avisos colaboram no entendimento. Gostei também da forma como os autores explicam os saltos de tempo: se estão presos em algum lugar e um deles consegue, com sacrifício, se soltar e parte em busca de socorro, os autores encerram o capítulo e, no início do seguinte, dão uma noção geral de como o outro foi resgatado. Por mais que algumas pessoas possam questionar isso, achei que ele dinamiza a narrativa e nos livra de passagens desnecessárias ao andamento da história.

E falando nos autores, em sua parceria com Grant Blackwood, Clive Cussler teve incorporado ao seu texto, por sinal muito bem construído, uma dose deliciosa de humor. Sam e Remi são as pessoas mais felizes do mundo, e não senti vontade de esganá-los por isso. Eles não são do tipo felizes-chatos, que sorriem o tempo todo e etc., mas a forma como fazem piada das maiores desgraças e das situações mais desesperadores fazem com que ganhem o leitor.

Acho, inclusive, que são personagens mais interessantes que Bell. Todos são competentes, honrados, e amam o que fazem, mas o fato de um casal trabalhar junto em uma fina sintonia conta ponto em favor dos Fargo. Assim quando ele promete a ela um banho de espuma enquanto estão no fundo de uma caverna não-mapeada, podendo morrer de hipotermia ou esmagados contra as rochas, e ela diz que ele é o amor da vida dela, bom, isso soa de uma forma tão positiva que não se pode deixar de sorrir. E é justamente nos momentos de maior tensão e aperto que este humor vem à tona, sem, no entanto, quebrar o suspense em torno deles.

Apesar de não ser a primeira aventura dos Fargo, o livro pode ser lido sem problemas. Logo no início os autores introduzem os personagens, relatando, resumidamente, quem são e o que fazem, de modo a traçar uma espécie de panorama geral que cumpre seu papel de não deixar os leitores perdidos.

Não sei os motivos de optarem por lançar as aventuras do casal a partir do livro três, mas Cussler já foi publicado no Brasil, então pode ser que os direitos pertençam a outra editora. Acho muito bom que a Novo Conceito tenha resgatado o autor, e reacendido o interesse do público em sua obra. Ele e é competente, tem sempre o desenrolar da história nas mãos e, o principal de tudo: a todo momento tem o leitor do seu lado, cúmplice. 

Seja de Bell ou dos Fargo, embarco em outra aventura de Cussler sem pestanejar.

 

O Reino, de Clive Cussler e Grant Blackwood (The Kingdom, 2011Tradução de Marcos Maffei, 2012) – 336 páginas, ISBN 9788581630380,  Editora Novo Conceito. [Comprar no Submarino]

{B+}

 

47 comentários:

  1. Muito boa resenha e depois de tudo que comentou acho que vou antecipar a leitura do Reino e conhecer de perto as aventuras do casal Fargo. Gosto demais dessa trama toda que nos coloca como cúmplice.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, este é, em alguns aspectos, até melhor que "O Espião", vale muito a pena adiantar ele na fila ;)

      Excluir
  2. Eu gostaria de ler esses livros na ordem correta, mas nem sei como fazer isso, os seus elogios à obra sempre me surpreendem e me trazem mais vontade de lê-los. Quando você comparou com Indiana Jones então... pronto, se eu não tivesse prometido a mim mesma não comprar livros enquanto não terminasse de ler os que tenho, ja teria ido comprar.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata, também gostaria, apesar de dar pra ler na ordem em que está sendo lançado, gostaria de acompanhar o desenvolvimento dos personagens, seguindo a ordem cronológica. Mas continua sendo um bom livro. Vale ler ;)

      Excluir
  3. Eu ainda não li O Espião, mas tenho ouvido falar que O Reino é melhor. Gosto do clima de aventura e romance e parece uma história bem fundamentada, por conta dos fatos históricos.
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, e é divertidíssimo, o bom humor do casal é invejável. É tão bom quanto o "O Espião", mas achei Sam e Remi bem mais simpáticos que Bell.

      Excluir
  4. Gosto de séries cujos livros podem ser lido isoladamente sem problemas, essa série parece ser assim. Como gosto de um romance e de ler sobre casais felizes (me da esperança no futuro rsrs)acho que esse livro entra na minha lista!

    Cheros Luciano!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, e este casal é feliz "no grau" sem serem chatos. Acho que você iria gostar.

      Excluir
  5. Eu também fiquei me perguntando porque lançaram os livros dele a partir do terceiro... Mas enfim. Pelo menos são independentes e podemos ler sem problemas (adoro séries assim <3).
    Também gosto desses enredos à lá Indiana Jones, ainda mais se forem bem trabalhados. Os livros do Cussler parecem ser ótimos nesse sentido.
    Espero ter um tempinho para lê-los em breve. :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://www.estantevertical.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, Cussler já tinha me conquistado com o "O Espião", agora então foi definitivo. Gosto muito da forma que escreve e, mesmo com parceiros diferentes que também agregam à narrativa algo de seu, pode-se sentir o dna do autor em ambos os títulos.

      Excluir
  6. Me interessei pela obra de Cussler já na sua resenha de O Espião, mas, apesar de histórias independentes, eu gostaria de ver a "série" avançar um pouco antes de começá-la, até pelo tamanho da minha fila de leitura. Acho esses romances com cara de As Aventuras de Tintim sempre a boa pedida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, geralmente faço isso com séries, não sou muito bom em ter paciência e esperar. Cussler é um bom narrador, seus persinagens são cativantes, os enredos intrincados, gosto muito dele ;)

      Excluir
  7. Não sou muito fã de Indiana Jones, mas o Reino parece ser melhor do que ele, gostei da resenha e estou ansiosa para ler o livro.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/ - Livros
    http://carlosmylifemyday.blogspot.com.br/ - My Life

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho o livro 'O Espião', mas ainda não li. É bom ler resenhas positivas do Cussler, assim tenho mais vontade de ler os livros dele. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Eu já muitas resenhas e comentários sobre esse livro. alguns comentários não são tão animadores e por isso fiquei receosa de ler. Mas é preciso que eu leia e tire minhas próprias conclusões. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  10. muito boa sua resenha, ainda não li O reino mas quero ler logo! pela sua resenha já deu pra saber que é uma aventura legal de se ler. também não curto muito indiana jones, mas o reino pela ''história'' parece ser melhor.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo livros de aventura, gostei muito da resenha... Fiquei super curiosa para ler esse livro...

    ResponderExcluir
  12. O livro parece bem interessante...ainda mais pra mim que estou retornando ao hábito de leitura, tão bom voltar a ler!

    ResponderExcluir
  13. Confesso que a capa não me atrai , mas a trama me chama a atenção, estou com ele na lista de desejos, nossa ando enrolada com leituras desde que as aulas recomeçaram , estou sem coragem!

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar muito bem de O Espião! E esta história de um casa de aventureiros me faz lembrar de Tommy e Tuppence da Agatha Christie

    ResponderExcluir
  15. nÃO ENTENDI BEM A HISTÓRIA DA ORDEM DO LIVRO, MAS GOSTARIA DE LÊ-LO ASSIM MESMO!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu também li O espião e gostei bastante, principalmente por causa do ritmo da ação que era quase ininterrupta. Pensei que O reino fosse de alguma forma uma continuação, tive essa impressão em parte por causa da capa que mantém uma unidade visual com a do livro anterior, se essa história é ainda melhor só pode se tratar de um grande livro que eu quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, estou muito doida pra ler esse livro, parece brilhante. Adoro tramas assim... espero poder ter a oportunidade ;)
    bjos

    ResponderExcluir
  18. Adoro Indiana Jones então co certeza vo gostar desse livro.

    André Torres

    ResponderExcluir
  19. Adoro narrativas em que as histórias se espalham e se interligam, além de não haver limitação alguma em relação às diferentes perspectivas abordadas, mas, antes, cada uma acaba se relacionando com a outra! Quero ler!

    ResponderExcluir
  20. Bem o estilo que eu gosto fiquei super curiosa para ler!!! E eles vão para tantos lugares legais quero ir tbm eheheheehh
    http://miimix.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto dos livros do Cussler, aventura com um certo romance (pelo menos o que eu li).. na realidade assim como você falou.. o livro que li dele não era da Nova Conceito :) inclusive tenho ele (Terror nos Mares) e também o espião que ainda não li, mas pelo que você disse é bom d+ '-'. Tomara que eu consiga o Reino.. *--* o cara é bom \o

    ResponderExcluir
  22. Tô super empolgada com esse livro! Já vi criticas positivas e to tentando não criar expectativas pra leitura ser mais surpreendente ainda, mas ta difícil hhehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Livro interessante!

    Parabéns pela resenha,ficou fácil de entender esta resenha de um livro cheio de suspense,aventura,mistério...
    Realmente as cenas descritas, locais e personagens sempre nos ensinam sobre culturas diferentes,utensílios,ciência...

    ResponderExcluir
  24. Adorei a sua resenha me fez sentir mais ansiosa para lê-lo, pois adoro essa linha de leitura. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  25. Sou muito fã de livros desse gênero. Basta ser de aventura, com muito suspense, investigação, conspiração, e protagonistas destemidos. Isso acho que não falta em "O Reino". Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    A única pena é que a Novo Conceito está lançando tudo fora da ordem, mesmo que eles não sejam interligados.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Primeiro, resenha muito boa.
    Adoro livros deste tipo: suspense, investigação... não é a toa que adorei "O Espião" e agora estou louca pra ler "O Reino". Depois desta resenha então, preciso ler pra ontem! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Esse livro parece ser bem agitado com as aventuras. A série já me cativou desde "O espião".
    Acredito que por lembrar Indiana Jones e cumprir o papel muito bem só dá mais credibilidade à história.
    Beijinhos**

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha. Já estava de olho nesse livro há um tempinho mas a curiosidade só bateu agora kkk Quando se trata de série, gosto de ler sempre na ordem. Pois sempre tem um personagem ou outro que aparecem do nada e me pergunto "ué quem é esse e de onde ele veio?" kkk Apesar disso gostei de saber que a trama é envolvente e que tem uma pitada de humor =)

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  29. AA resenha me deixou mega curiosa pra conhecer esse livro. Não sei se sou muito fã de aventuras assim mas essa parece ser tão envolvente e está tendo tantos comentários bons que entrou na minha wishlist!

    ResponderExcluir
  30. Adoro aventuras, principalmente quando eu vivo uma delas na segurança do meu quarto. Valeu pela boa resenha!

    ResponderExcluir
  31. Pela sua resenha, eu até queria que esse livro virasse filme,adoro esse tipo de aventura,valeu,bjs.

    ResponderExcluir
  32. Também achei estranho a editora não ter lançado os livros em ordem cronologica da serie, enfim, mas deve ser uma leitura ótima, gosto muito desse gênero.

    ResponderExcluir
  33. Achei muito bom a resenha, tirando o fato da editora ter feito isso. Bom que a estória não perca o sentido ou confunda os leitores nos próximos livro.

    ResponderExcluir
  34. Eu gosto muito de historias que envolvem busca ao tesouro, e Sam e Remi estão buscando um tesouro muito valioso, INFORMAÇÃO, e nessa busca vão passar por poucas e boas, e essa mistura de aventura e suspense é maravilhosa. É um livro que esta na minha lista de leitura, só não simpatizei muito com a capa.

    ResponderExcluir
  35. Eu gostei do livro, já conheçia O espião, mas esse livro eu não gostei muito, a leitura de O espião me agradou mais.

    ResponderExcluir
  36. parece legal o livro, adoraria ler, vou colocar na minha listinha, haha

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha! Não costumo ler muitos livros nesse estilo aventureiro de Indiana Jones como vc comparou rs, mas ao ler a sinopse e sua resenha fiquei curiosa por lê-lo!

    ResponderExcluir
  38. Gostei da resenha. O livro está minha lista. ^_^

    ResponderExcluir
  39. Vejo comentários sempre bem positivos quando ao livro, espero poder ter a oportunidade de ler algo do autor, que tem tudo para me agradar!

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar