22 de maio de 2013

[TAG] Melhores universos fictícios

asimov trono

Recebi esta TAG da Isabel, do Distopicamente, que também a criou. Nela temos de falar sobre nossos universos fictícios preferidos em cinco tópicos, seguindo as regras que estão no final do post.

Me sinto bem mais à vontade com a ficção, normalmente são livros que nos permitem uma imersão mais impessoal que a não-ficção, e mesmo quando encontramos temas comuns à vida real ou por demais espinhosos, é bem mais simples se desligar deles após a leitura.

É minha zona de conforto, e, convenhamos, tem uma extensão bem vasta, que me permite transitar por ela passando por diferentes gêneros. É isso que a TAG vem explorar: a pluralidade de estilos que povoam esta zona e quais nossos preferidos em cada uma delas. Não é tarefa fácil, como todas as escolhas que tem de serem feitas, injustiças acabam sendo cometidas. Para o bem ou para o mal, meus escolhidos foram os seguintes:

Mundo de fantasia favorito

Conheço os Sete Reinos em grande parte pela série de tv, uma vez que estou lendo o primeiro livro devagar, com calma, sem pressa alguma. O que me atrai nele é a animosidade entre as casas sem nem ao menos suspeitarem que o perigo se aproxima do Norte e algo plenamente inesperado vem do Sul. Ocupados com uma guerra, acredito que, de um lado e de outro, os homens dos Sete Reinos serão pegos de surpresa.

Apesar de o autor, George RR Martin, dizer que, no fundo, não existe o bem ou o mal na série, mas sim motivações, sou #teamstark e, por mais que tente, não consigo compreender como alguém pode gostar dos Lannisters.

 

Mundo de distopia/ficção científica/steam punk favorito

Acho que esta é a mais fácil de responder. Em meu primeiro Arthur C. Clarke, “Encontro com RAMA”, fiquei tentado em transformar minha trinca de autores favoritos na ficção científica {Bradbury-Asimov-Aldiss} em uma quadra. Clarke é um gênio e não sei como demorei tanto para ler algo dele. Em Encontro com RAMA ele nos descreve uma nave cilíndrica que se mostra um ecossistema completo, com uma paisagem capitaneada por um mar cilíndrico que povoou minha imaginação por um bom tempo.

(…)Existe, por exemplo, escadarias com milhares de degraus, estendendo-se a alturas quilométricas, e o mais curioso de tudo, um mar cilíndrico.

Foi o ponto da descrição de Rama que tive mais dificuldade em assimilar. A imagem que se forma ao imaginarmos que navegamos por um mar com as mesmas dimensões e quantidades de água subindo pelas paredes ao nosso redor e também no teto é de esmagar qualquer coração. Imaginem uma garrafa com água em seu interior, agora coloquem a garrafa na horizontal e imaginem que a água, por força de uma estranha gravidade, fique colada a parede, formando um imenso vazio no centro, como em um anel. Agora coloque isso numa escala milhares de vezes maior e podem ter uma ideia.

- Trecho da minha resenha de “Encontro com RAMA”.

Assim, meu mundo de ficção científica favorito é RAMA, e ainda tenho que me aventurar nele através dos três outros títulos da série.

 

Eu moraria em

Na Terra Média, em Gondor, após a pacificação via UPP’s do Aragorn, claro. Tolkien construiu um ambiente único para narrar seu épico “O Senhor dos Anéis”. É impossível não construir uma relação de afeto e admiração pela paisagem, graças à prodigiosa descrição de cenários que o grande mestre faz – que alguns podem considerar tediosa, eu não tenho do que reclamar – e meu respeito por ela aumenta pelo tom nostálgico que elas possuem: apesar de bela e grandiosa, a Terra Média é só um rabisco de tempos mais gloriosos, quando, no passado, os elfos eram mais presentes, as florestas mais puras e a maldade do mundo, através de seu servo, Sauron, ainda não havia frutificado.

 

Adoro, mas viver lá, nem pensar

No mundo de Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. Eu o adoro por ser genial a construção de um mundo onde os bombeiros queimam livros ao invés de apagar incêndios. Além disso, o dilema de Montag, o personagem principal do livro, faz desse universo algo maior do que, numa primeira olhada, pode parecer; talvez por ele ser um dos poucos que questiona a atual ordem, e também disposto a fazer algo. Claro que a proibição da propriedade de livros é um empecilho pra qualquer um que goste de ler, mas é inegável a importância do embate Montag x Faber para a literatura.

 

Ótimo para uma visitinha

Hogwarts. Eu bem que gostaria de viver em um mundo de fantasia como o descrito por Rowling: um mundo paralelo, envolto em um véu de magia que passa despercebido dos trouxas, e tem as mais incríveis criaturas. Quem não gostaria de estudar em Hogwarts?, ficar sobrecarregado de deveres que te deixariam até mais tarde na Sala Comunal – no meu caso, e segundo o Pottermore, da Corvinal – e frequentar uma aula com o grande Lupin ou o temido Snape? Vale uma visita de sete anos, o necessário pra sair de lá com um diploma. Já morar para o resto da vida não, não gosto tanto de escolas assim.

 

Agradeço à Isabel por ter me indicado, adoro compor listas e afins, apesar das dificuldades que são inerentes a elas. E sabem como me sinto com relação a repassar tags, mas esta é interessante, gostaria muito que respondessem, para que compartilhemos nossos mundos ficcionais favoritos. Boas recomendações de autores e livros podem sair daqui. Caso resolva participar, observe as regras abaixo.

 

Regras da Tag:

a) Linkar o post original, no Distopicamente, e o post (ou vídeo) da pessoa que te indicou;

b) Listar cinco mundos fictícios, com as seguintes categorias:

1. Qual o seu mundo de fantasia favorito?
2. Qual o seu mundo de ficção científica/distopia/steampunk favorito?
3. Em qual mundo você viveria caso tivesse a oportunidade?
4. Qual o mundo que você adora, mas nunca moraria em?
5. Qual o universo fictício que você escolheria para uma visitinha?

c) Vale de filme, livro, série, HQ... Não precisa ser, necessariamente, um universo paralelo como o de As crônicas de gelo e fogo, por exemplo – também vale o nosso com elementos especiais, como em Percy Jackson, Harry Potter, Jogos Vorazes...

d) Indicar três ou mais pessoas.

9 comentários:

  1. Tenho que ler Fahrenheit 451, adorei suas respostas, fiquei pensando como responderia a tag, gosto dos Sete Reinos, mas Deus me livre de morar lá, nem para uma visitinha rsssrs Já em Hogwarts eu queria morar, e ia querer ficar sempre com as séries iniciais, são as melhores, sabe que eu adoraria ser uma professora tipo a Minerva!!!

    Enfim, também fiquei pensando qual minha zona de conforto, e não são os romances - embora eu goste deles - minha zona de conforto é o cinismo, autores cínicos independente do gênero sempre se tornam os preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,o mundo de Fahrenheit 451 vale apenas por uma passada, viver lá não. E os Sete Reinos é uma terra por demais interessante, viveria por lá, eu acho, mesmo com tantas guerras vindas de tantas frentes.

      Excluir
  2. Que tag mais interessante. Acho que gostaria de morar em Hogwarts, cheguei a cogitar morar em Nárnia, mas não, lá só serve para uma visitinha mesmo. Ou então em lugar como a Cidade dos Corações.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, bem lembrado, deixei Nárnia de lado, nem me lembrei,rsrs, mas são tantos mundos que a gente até se perde um pouco.

      Excluir
  3. Awn, obrigada por responder :) Enfim, acho Os sete reinos bastante interessante - principalmente pelo crescimento, digamos assim, do aspecto fantástico na saga a partir do segundo livro. Fora alguns acontecimentos, ele mal se percebe no primeiro! E me sinto igual a você quanto a o mundo de Fahrenheit: morar lá, nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, os Sete Reinos se mostram fascinantes mesmo. Veremos onde ele nos leva.

      Excluir
  4. Nossa, essa TAG é genial! Quero responder no meu blog, e eu bem concordo com suas respostas. Comecei agora a ver GOT, e vou demorar um pouco para ler, mas já estou apaixonada pelos Sete Reinos. Dos Lannisters, eu gosto do Tyrion - parece que todo mundo gosta - mas prefiro ver mais alguns episódios para me decidir. Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu continuo sem entender como se pode gostar dos Lannisters, rsrs, torci muito para que o Tyrion fosse jogado do Ninho da Águia....

      Excluir
  5. Oi Luciano, como vais?
    "Adoro, mas viver lá, nem pensar" fiquei rindo disso por muito tempo haha XD Ainda não li Fahrenheit 451, mas quero muito. Um lugar que eu gosto mas não viveria seria os Distritos de Jogos Vorazes ><
    Olha, você conseguiu entrar no Pottermore! Eu não :c
    Mas segundo TODOS os testes que fiz na internet, eu sou totalmente Sonserina (e eu realmente me acho gananciosa, mas não a ponto de ser dumal u.u). Com certeza nos veríamos muito nos corredores de Hogwarts! *---*

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar