29 de dezembro de 2013

Os Melhores Livros de 2013

Os Melhores Ban

2013 foi um bom ano. Tive a oportunidade de ler bons livros, conhecer novos autores, e me reencontrar com outros de quem já havia gostado muito. Posso não ter lido o quanto ou tudo o que gostaria, mas no final fico satisfeito com o que consegui. Foram 61 livros que me trouxeram emoções únicas: de alguns gostei muito, de outros nem tanto.

Entre surpresas e decepções, meu livros preferidos de 2013 foram os seguintes:

(OBS: Clicando nas imagens você é redirecionado para as resenhas dos livros)

Etc.

Quando estava compilando os melhores do ano, me veio uma curiosidade de saber qual havia sido a resenha mais lida do ano. Eu não sei lidar com estatísticas e usá-las para o bem do blog – visualizações de páginas, palavras-chave, alguém aí entende de SEO? – mas elas foram úteis nesta questão. Criei então três categorias especiais, que são auto-explicativas:

A Menina que Semeava - ResenhaO Lorde Supremo - ResenhaBruxos e Bruxas - Resenha

 

 

 

 

 

 

 

 

A Bomba do Ano – minha maior decepção do ano foi com “A menina que Semeava”. Eu tinha altas expectativas com ele, mas fui deixado completamente na mão.

A Resenha Mais Lida – foi a de “O Lorde Supremo”, escrita pela Pandora, que resenhou a “A Trilogia do Mago Negro” aqui no blog. Encerramento de série, acho que muita gente estava curiosa em saber sobre o livro, e a Pandora resenhou a série muito bem, relacionando-a com problemas sociais bastante presentes em nosso cotidiano. As resenhas foram tão boas que até foram plagiadas!

A Resenha Mais Comentada – foi a de “Bruxos & Bruxas”. Havia, na época do lançamento, uma curiosidade muito grande com relação à série, em especial dado o excelente trabalho de divulgação da Editora Novo Conceito. A promoção valendo um kit do livro também ajudou.

Menções Honrosas

A Arte de Ouvir o Coração - ResenhaBarba Ensopada de Sangue - ResenhaEm Busca de Um Final Feliz - ResenhaMetamorfose - Resenha

  Quase entraram no Top 10, mas bateram na trave.

 

Os 10 Melhores Livros do Ano

Esconda-se - Resenha

Paperboy - ResenhaNorwegian Wood - ResenhaFale! - Resenha

Pulp - ResenhaO Teu Rosto Será o Último - ResenhaPassarinha - Resenha

 

 

 

 

 

 

Adeus à Inocência - ResenhaRin Tin Tin - ResenhaDois Rios - Resenha

 

 

 

 

 

 

 

Sobre os três melhores, quando estava lá pela metade de “Dois Rios” já sabia que ele era um dos melhores livros que já havia lido em toda minha vida. Isso só faz aumentar meu respeito pela T. Greenwood como autora, e, de quebra, me faz lamentar que tantas pessoas não conseguiram extrair tudo o que poderiam do “Um Mundo Brilhante”, outro livro da autora que ficou entre os melhores livros do ano passado. Para fechar o Top 3, “Rin Tin Tin” me mostrou como um livro de não-ficção pode ser interessante ao apresentar a história de um cão que faz parte do inconsciente coletivo da população. E “Adeus à Inocência” me causou impressões extremamente fortes, alicerçadas na narrativa da autora, na descrição do ambiente de na forma como este influía nas atitudes dos personagens.

Bom, é isso. Nem preciso falar das dificuldades em compilar listas, mas acredito que tenha sido tão justo quanto possível.

E me digam, quais foram as melhores leituras de vocês?

_

Os selos foram encontrados neste site e neste, e alteradas por mim.

38 comentários:

  1. "Dois Rios" já estava na minha fila de leitura, mas vendo que é o seu número um do ano vou até fazer ele furar a fila...
    Não faço uma lista dos melhores livros de 2013 simplesmente porque li muito pouco esse ano... estive me recuperando de um problema de saúde e depois me envolvi em um novo projeto que acabou desviando minha atenção...
    Mas adoro ler essas listas! Sempre tiro ótimas sugestões delas!
    Abração e feliz 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, leia! "Dois Rios" é muito bom!, se já havia gostado do "um Mundo Brilhante", agora leio qualquer coisa que a T.Greenwood escrever!

      Excluir
  2. Também me apaixonei por Rin tin tin.
    Fale e Passarinha mexeram muito comigo.
    Só livros incríveis!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Exceto "A menina que roubava livros" eu não confio em nenhum livro que comece com "A menina que...", mas você sabe disso kkk... A Trilogia do Mago Negro é uma série que vai crescendo e culmina com o vol. 3 até legal! Acho que no futuro a Trudi pode se tornar uma autora completa, capaz de escrever histórias redondas.

    Dos seus 10, 2 estão na minha lista também e 1 deles foi sua indicação o que me faz colocar, no minimo, Lisa Gardner, Bukowski e T. Greenwood na minha lista de autores a serem lidos em 2014.

    Enfim, foi massa trocar experiencias de leitura com você Luciano, que possamos continuar trocando ideias e derivados por muito tempo... Cheros e um bom 2014 com tudo aquilo que você gosta e mais...muito mais sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Tem-se que olhar com muito cuidados para esse povo que faz algo!.....mass "A Menina que Fazia Nevar" é bom ;) E fico esperando saber o que achou das leituras ;) Muito obrigado por tudo!

      Excluir
  4. Oi, Luciano! Há quanto tempo! :)

    Minha melhor leitura de 2013 foi, com certeza, A História sem Fim, de Michael Ende. Embora eu tenha lido pouquíssimo esse ano, infelizmente, acho que até se eu tivesse lido na casa de sessenta livros, como você, seria difícil batê-lo!

    Um 2014 cheio de leituras lindas e mais sucesso pro seu blog. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até que tenho lido bem, este ano quero manter a média de um livro por semana, mas que isso pesa um pouco.

      Eu li "A História sem Fim" quando estava no colégio, é gostei bastante.

      Excluir
  5. Oie!

    Quero muito ler "Dois Rios" e "Adeus à Inocência".

    Feliz 2014!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum dos seus melhores livros do ano, mas estou de olhos em vários deles: Esconda-se, Passarinha e Dois Rios!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses três são muito bons, e de gêneros diferentes! Dá para filtrar bem aí ;)

      Excluir
  7. Eu não li nenhum desses livros, mas fiquei curiosa para ler dois rios, passarinha e adeus à inocência. Ahhh eu estou curiosa também para ler Barba Ensopada de Sangue, esse eu fiquei curiosa por causa da minha professora de francês que fez a gente pesquisar sobre o Prêmio São Paulo de literatura para explicar em francês...haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Acredite se quiser mas não li nenhum dos livros que vc colocou no seu top 10, e tenho apenas o livro fale, por aqui....

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  9. O livro Lorde Supremo parece ser muito interessante

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum dos livros TOP 10, mas vou inserir para 2014.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito ansiosa pra ler o Lorde Supremo e Bruxos & Bruxas, mas até agora infelizmente não tive oportunidade...

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    Nossa a resenha foi tão boa que foi plagiada, UAU...vida de blogueiro não é fácil.
    Gostei dos seus melhores. Dois Rios é muitoooo bom mesmo. Mas em 2013 eu me li tantos livros, tipo 50...sendo que um foi releitura de 2012 e bem para mim Entre Dois Mundos é um dos meus melhores. Os autores nacionais tem me conquistado. E a minha decepção foi O Dom.

    Desejo-lhe ótimas leituras em 2014.

    Beijokas Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/2013/12/lua-vermelha-benjamin-percy.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! Não mesmo! Eu adorei "Dois Rios", sou até suspeito para falar! Boas leituras em 2014 também.

      Excluir
  13. nossa... quantos... nao li todos ainda... mas tem uma fila aqui, me esperando. rsrs... amei o post. parabens. sucesso. bjs

    ResponderExcluir
  14. Gosto tanto, mas tanto, mas tanto da T. Greenwood que me dá uma alegria vê-la ali, no primeiro lugar!!!! Ainda preciso ler esse livro, espero conseguir fazê-lo ainda este semestre. Outro que quase comprei na livraria, foi por muito pouco que não, foi o Passarinha, justamente por sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também a admiro muito!, ela escreve como poucos e deveria ter muito mais atenção por aqui do que realmente tem!

      Excluir
  15. Desses só li Bruxos & Bruxas e gostei muito, quero muito ler Fale!, Adeus à Inocência e Esconda-se.

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu top 10!

    Paperboy e Pulp estão aqui em casa esperando para serem lidos.

    Fiquei curiosa com "Passarinha", vou colocar na minha listinha infinita de livros para ler! :D

    Fiz um top 5 para o Livro & Café, passe lá ler! http://livroecafe.com/2013/12/30/5-leituras-2013-5-entre-75-livros-devorados/

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esconda-se e "O teu rosto séra o último". Li resenhas sobre eles e gostei.
    Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  18. Não li nenhum desses ): Em 2013 a correria do ensino médio era tão nova pra mim, bagunçou toda minha lista de leituras, que ta toda atrasada ): e ainda falta o dinheiro pra bancar essa lista kkk :///
    Mas agora segundo ano é outra vida, já to acostumada e vou conseguir ler todos os livros que eu quiser, eu espero hehe :)
    https://411dreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Não li nenhum dos citados, mas participei de um amigo oculto no qual a menina que tinha tirado pediu Paperboy ou o Plup e acabei dando de presente o Paperboy.
    Alícia.

    ResponderExcluir
  20. O lorde supremo sim será umas das próximas leituras
    me chamou bastante a atenção!
    Bruxos e bruxas ja está no topo da minha lista de desejados quero muito começar esta leitura cada dia me deixa mais ansiosa por lê-lo hahaha
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Só livro bom! Li o Bruxos e Bruxas e gostei muito!

    Amanda Ribeiro

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li nenhum desses livros da lista!
    Mas tenho Esconda-se aqui em casa já na lista de próximas leituras e Fale! está na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  23. Dentre os livros desta lista o único que não tenho vontade de ler é Paperboy, pois assisti o filme e não gostei muito.

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei da lista, mas eu colocaria outros títulos aí. Alguns desses eu ainda não li, mas se estão na lista de "melhores" deve ser porque é realmente bom. Vou procurar saber mais sobre eles.

    ;***

    ResponderExcluir
  25. Creio que todos são bons à sua maneira. Nem sempre o que gostamos, todos gostam. Mas destes tenho muita vontade de ler O Lorde Supremo e A Menina que Semeava.
    =*

    ResponderExcluir
  26. Oi, só li a trilogia do mago negro, das leituras que vc mencionou e gostei bastante!! vale muito a pena!
    Mas no ano de 2013, eu conheci uma serie que eu adoreiiiii a TMI - instrumentos mortais!
    li todos e estou super ansiosa pelo ultimo..... deles o que mais gostei, foi o cidade dos ossos....... Muito legal!!!

    bjosss

    ResponderExcluir
  27. Sua lista foi muito boa.
    Dela eu estou com vontade de ler: A menina que semeava.
    Li o Bruxos e Bruxas e gostei muito.

    ResponderExcluir
  28. Ótima lista, eu quero muito ler "A menina que Semeava" também estava na minha lista de 2013, porém eu já havia comprado muitos outros ai tive que ler os que já tinha mais ele está na listinha de 2014.

    ResponderExcluir
  29. Tantos livros estavam na minha lista ;.; e foram tõ poucos que chegaram em minhas maos, porem tive otimas leituras co livros que eu na verdade nem conhecia e tive oportunidade de conhecer por que minha irmã me deu alguns de presente *-*
    queria muito ter lido A menina que semeava ... mas espero que esse ano dê \o/
    esperana é a ultima que morre!

    ResponderExcluir
  30. Eu não li nenhum desse, mas tenho muita vontade de ler A Menina que Semeava, mas você disse que foi sua decepção? :O Não! :/
    Gostaria de ler também O Lorde Supremo, depois da resenha fiquei com mais vontade ainda! *0*
    Gosto da capa de passarinhos e Enconda-se *0*

    ResponderExcluir
  31. Tão desligada que não percebi quem era a autora de Dois Rios. Li aquele outro livro dela e foi tão irritante! Bom, mas fiquei fula com o coitado do personagem...Afora fiquei doida pra ler esse.
    A Menina que Semeava foi chato, mas me ganhou pelo final....Só o final :S
    O Lorde Supremo? SEEEENHORRRR! Foi broxante! Não que tenha sido ruim, porque foi ótimo-perfeito-amor-eterno mas que final mais triste. Putz, trilogia perfeita u.u
    Queria esse livro da Lisa, ótima autora!
    Fale! é demais, muito bom mesmo.
    Paperboy eu nem queria ler, mas acabei ganhando e tá aqui broxado na estante. Vou ver se dou uma chance pra ele agora.
    Ótimas dicas de livros, muitos bem legais.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar