6 de janeiro de 2014

A Cidade dos Segredos – Cross My Heart Livro 01, de Sasha Gould [ Resenha #154]

A Cidade dos Segredos - Texto


Sinopse: Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?


Finalmente voltando à programação normal do blog ;) como foi o fim do ano de vocês, espero que tudo tenha corrido bem. O meu, falando de minhas leituras, me trouxe uma bela surpresa, o livro “A Cidade dos Segredos”, que, curtinho, não fazia ideia de que me traria uma leitura tão prazerosa.

Nele, Laura é enviada ao convento aos dez anos de idade, após a morte da mãe, pois seria mais simples para o pai, sujeito sem coração e tremendamente interesseiro, lidar com os aspectos sociais e pagar o dote de uma única filha, sendo assim, enclausurara Laura, e apostara todas as suas fichas em Beatrice, a filha mais nova.

Mesmo à distância, Laura e a irmã mantiveram a comunicação da melhor forma que poderiam considerando a ferrenha censura que todas as cartas que entravam e saiam do convento sofriam por parte da abadessa, e sempre ficara uma saudade latente e as lembranças de dias felizes, com a irmã falando mil maravilhas de seu vindouro casamento, e questionando Laura sob aspectos da vida de freira. Até que Laura é chamada pela abadessa, que lhe comunica, sem nenhuma explicação, que ela voltará para casa. Nesse momento, milhares de emoções tomam conta dela, finamente regressará à casa paterna e desfrutará da companhia da irmã, que tanta falta lhe faz. Então ela parte, mas não sem antes testemunhar um fato que lhe mudará sua vida.

A história se passa em Veneza, em um tempo passado que eu falhei em identificar mas que agrega ao livro uma aura romântica, com a nobreza convivendo em meio ao luxo, com bailes, recepções, caçadas e todo o burburinho que as altas rodas sociais costumam ter, mas permeada, como Laura logo vem a perceber, de uma certa hostilidade no ar, uma tensão e um clima de mistério que casam muito bem com a história que é narrada.

Ao chegar ao palácio de sua família – Laura desfruta de alguma posição social – ela o encontra dilapidado, castigado pelo tempo sem que tenha recebido as necessárias obras de manutenção, e com espaços vazios nas paredes onde ela se lembrava de antes existirem belíssimos quadros e obras de tapeçaria. Mas, muito mais chocante que constatar a derrocada financeira de sua família, fora encontrar o corpo de sua irmã sendo velado. A partir dali, tudo faz sentido para ela, o retorno à casa não fora um ato de amor ao pai, mas ela se sente como uma peça de substituição: sem a bela filha caçula para costurar um bom casamento, ele recorrera à mais velha, a fim de salvar os últimos bens da família e tentar se reerguer.

Fiquei impressionado com a maneira como a autora Sasha Gould estruturou o livro: toda a ação se passa num espaço de tempo relativamente curto, então a narrativa é bastante ágil, sem tempo a perder com muitos floreios – embora a autora descreva muito bem o cenário vienense e os bailes da época – com o foco nos acontecimentos e no clima de mistério que me fascinou e me fez ler o livro quase que compulsivamente.

E o mistério é um fator importantíssimo quando levamos em conta que o livro gira em torno da misteriosa morte da irmã de Laura e de sociedades secretas, em especial a Segreta, formada apenas por mulheres e da qual Laura recebe um convite para fazer parte, tendo apenas que pagar o preço pela associação ao grupo: contar a elas um segredo que elas considerem valioso. Apesar de ter prometido não falar sobre determinado assunto, ela resolve contar o seu maior segredo, em troca de que as mulheres da Segreta a livrem do casamento com Vincenzo, o repugnante nobre que se casaria com sua irmã – e que, ela agora percebe, a irmã dizia ser, nas cartas que a enviava no convento, maravilhoso apenas para não preocupá-la.

Gostei muito de Laura como personagem. Tendo passado seis anos no convento, mesmo que por obrigação, e  não por pura e simples vocação, ela é uma boa pessoa, tem um coração puro e se mostra um tanto ingênua frente ao meio social. Tudo bem que ela apresente alguns clichés, mas não se pode querer tudo, e  ela é rodeada de personagens marcantes, que vai da amiga de infância à criada sempre à disposição, passando pela misteriosa Allegreza e até mesmo por seu pai, um idiota que é capaz de vender à mãe para conseguir se elevar socialmente.

No geral gostei muito do livro, partindo do princípio que não esperava muita coisa dele. Gostaria de falar mais sobre os acontecimentos, a Segreta e os sentimentos de Laura, mas seria entregar demais. O que posso dizer é que o livro é bem narrado em primeira pessoa, tem uma ambientação competente e mesmo quando o leitor consegue se adiantar à narrativa, antevendo o que vai acontecer, ele fica satisfeito com o que acontece. O livro é curto, e a autora não perde tempo com assuntos que não relacionados ao enredo, mas ela também não tem pressa. É consciente, e isso é muito bom.

Por mais que o final se passe debaixo de um arco-íris, a promessa de uma sequência me encheu de ansiedade. Vai levar um “A” pela surpresa, e um “-“ porque poderia ser ainda melhor.

 

A Cidade dos Segredos, de Sasha Gould (Cross My Heart, 2011Tradução de Luiz Gonzaga Fragoso, 2014) – 256 páginas, ISBN 9788581633121, Editora Novo Conceito. [Comprar no Submarino]

{A-}

6 comentários:

  1. Eu acho Veneza um local tão mágico e interessante que só isso já me fez querer ler esse livro! É uma série? Ai meu deus, não posso começar outra série, mas agora quero muito ler esse livro, já vou começar 2014 assim? hahahaha ai que desgraça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei porque não tem firulas, é rápido e tem um clima de mistério legalzão..... e sim, é uma série ;)

      Excluir
  2. Eu estou enjoada de romances históricos. #ProntoConfessei Depois de Mark Taiwan fiquei saturada até o pescoço. É muito romantismo Luciano, é muito anacronismo, é muita atitude do presente no passado e isso se choca com toda a minha formação e fica aquela briga sabe?!?! É lasca. Quando o autor é como Miguel de Cervantes que tem aquele humor, aquelas sacadas brilhantes e está conscientemente usando o gênero romance histórico para falar do presente e não do passado, ainda vai... nasce uma cumplicidade literária e eu até me divirto (quando não estou sofrendo pelo Dom Quixote), quando não... não tem descido.

    Apesar disso, a autora não deve ser do tipo subestimável porque afinal de contas surpreendeu e ganhou um A, isso não deve ser desprezado.

    Ah, quanto as festividades de Ano Novo, foi bom, passei em casa, lendo, cozinhando, comendo, rindo e dormindo... Espero que 2014 nos traga coisas boas, cheros e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciano!
    Um livro super indicado para as férias, não? Leve e rápido... A capa remete ao mistério e romance, bons ingredientes!
    Quanto as festas de final de ano... estou um pouco enjoada de tanta festa e zueira da turistada! :D Mas quem está na chuva, tem que se molhar não é mesmo?
    Feliz 2014!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano, tudo bem?
    Quando recebi esse livro fiquei muito curiosa quanto a ele. A ambientação e o mistério chamaram minha atenção e depois de sua resenha estou pensando em pular a minha fila de leituras.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  5. Eu não dava nada por esse livro, mas sério, sua resenha despertou em mim curiosidade. Ainda mais com essa capa que transmite um ar de mistério, estou curioso quanto à trama. Talvez com o lançamento da continuação, eu compre esse volume pra ver se é mesmo tão bom como você fala, mas já estou na expectativa.

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar