8 de janeiro de 2014

Adiamento, Protelação, Indisciplina – Um Desafio Literário para 2014

Adiamento, protelação, indisciplina 2

Este post é uma provocação. Mas apenas para mim mesmo e minhas determinações de Ano Novo. A última?, ler mais e melhor, em especial aqueles livros que quero muito revisitar ou os autores que quero conhecer. E que, claro, vou acabar fracassando homericamente e lendo uma ínfima parte.

É incrível o quanto me proponho sinceramente a ler algo e como demoro a fazê-lo. Não costumo dizer “quero ler” sem que eu realmente queira, então qual a razão de não levar a promessa à cabo? Muitas boas sugestões terminam por demorar séculos de serem provadas por mim e ainda espero por uma oportunidade de ler autores que muitas das pessoas nas quais confio no gosto pessoal me indicaram. Alguns deles incluem Bernard Cornwell, George Orwell, Aldous Huxley, Mia Couto, o carinha das vantagens de ser invisível. Para me fazer ficar feliz, li recentemente o “Divergente” e gostei – resenha nas próximas semanas, se não me engano na última deste mês ;) – então tem um ok timidozinho nessa checklist.

Maaaaas o que me alegra é que não estou sozinho nesse sentimento:

2014

O assunto partiu de uma fila de leitura e rendeu até culminar em Mark Twain, me batendo uma vontade imensa de reler as aventuras do Tom e do Huck – ao contrário dos críticos, eu gostei bem mais do livro do Tom – e acabamos percebendo o quanto começamos algo e não terminamos, e, no meu caso numa medida ainda maior, na imensidão de títulos que nem começamos.

Muito obrigado Jaci, pelo rumo improvável da prosa e pela ideia que veio dela, dando origem a esse post – e espero que não se importe pela apropriação de seus termos!

A ideia aqui não é fazer uma lista impossível, com quatrocentos e cinquenta livros que eu tenho certeza de que não vou ler até o fim do ano. Vou listar aquilo que quero ler realmente – ou reler – e que já adiei por tempo demais. E essa noção do tempo é subjetiva: – o livro foi lançado ontem e você já quer tê-lo em mãos? Se é assim um dia é um período de tempo muito grande – e varia muito de pessoa para pessoa.

Em dezembro retorno pra fazer um balanço ~contador~

Este ano eu quero muito ler – por ordem marromeno alfabética:

a nascenteAmanhecerAs Aventuras de Huckleberry FinnAs Aventuras de Tom SawyerCondenadaDensha OtokoDias de Sangue e EstrelasEclipseEcoHarry Potter e a Pedra FilosofalHarry Potter e a Câmara SecretaHarry Potter e o Prisioneiro de AzkabanHarry Potter e o Cálice De FogoHarry Potter e a Ordem da FênixHarry Potter e o Enigma do PríncipeHarry Potter e as Relíquias da MorteInsurgenteKings of CoolMorte em PemberleyO Guia do Mochileiro das GaláxiasO Restaurante no Fim do UniversoA Vida, o Universo e Tudo MaisAté Mais, e Obrigado pelos Peixes!Praticamente InofensivaTúneisProfundezasSangue na NeveStonehenge

 

 

 

 

 

 

Tem de tudo. De títulos mais sérios, como o “A Nascente”, da Ayn Rand, até os dois últimos livros da saga Crepúsculo, passando pelo “Morte em Pemberley”, que tem a incrível sacada de contar uma investigação de assassinato ocorrido na propriedade rural de…… preparem-se, Elizabeth e Darcy, de Orgulho e Preconceito! – que eu resenhei para a Saleta de Leitura – e um livro japonês compilado de um fórum.

Estou satisfeito com a lista, são 28 títulos, o que me dará uma média de 2 por mês. Acho que dá. Acho. As capas estão em branco e preto, quando fizer resenha de algumas delas as coloco em cores e redirecionando para a resenha.

É isso. Alguém mais com uma lista enorme de coisas para ler?

8 comentários:

  1. kkkkk Só a graça!!! Ah Luciano, eu adorei o titulo, adoro aparecer por aqui fico me sentindo importante! Vamos ver se nós conseguimos da conta de nossas listas, ao menos até dezembro de 2014, que da a gente sabe que dá, o probema é a gente chegar lá.

    Cheros, e que bom contar com um companheiro como você para bate papos via Twitter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Que bom que gostou! Eu não sei até que ponto vou conseguir ir, mas sei que vou me esforçar bastante!

      Excluir
  2. Puxa que meta legal, hein? Eu tb quero ver se consigo ler Mia Couto algum dia! E tb quero ler Tunes, mas temo que não será neste ano! rsrsrs

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, esqueci de colocar o Mia Couto na lista!, mas quero muito ler algo dele este ano. Assim como o Túneis, mas os últimos livros da série estão com preços absurdos.......

      Excluir
  3. Adoro gente que escreve "marromeno"!!! Hehehehehehehe Eu super compartilho das suas angústias, eu sou a pessoa mais indisciplinada da Terra, jesus apaga a luz! Adorei o post, ainda vou lançar os posts do meu blog com os desafios do ano (porque, né? só assim a gente faz alguma coisa, por menor que seja).

    Da sua lista eu também preciso ler Condenada (no meu caso, Damned, em inglês mesmo), todo o Harry Potter e os três últimos do Guia do Mochileiro.

    Sobre o Cornwell, eu adoro Stonehenge, mas tem bastante gente que acaba achando meio sacal. Se esse for o seu caso, por favor, não desista dele e arrisque, pelo menos, o primeiro livro das Crônicas Saxônicas.

    E eu não aguento mais esperar a resenha de Divergente!! Posta logo hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quem sabe assumindo compromissos públicos a gente dá um jeito de ler, rsrs, porque se não..... eu quero muito ler algo mais do Palahniuk,e Condenada será meu alvo da vez. O Potter é para matar a saudade, e o Mochileiro vou recomeçar também, faz muito tempo que li o primeiro.

      Sobre o Cornwell, eu optei por esse por ser um livro isolado, e não uma série, vou tentar, se não der liga parto para o Azincourt, que consigo pegar emprestado ;)

      Vamos ver como me saio - e Divergente está a caminho, rsrs.

      Excluir
  4. hsuahsuah....Oie.
    Bem não é só você acho que todos nós leitores somos assim, se eu fosse listar tudo que quero ler o meu post seria enorme, e não adianta que não leio, mesmo que queira....o meu desafio tem sido na base de um mês que dá mais certo pra mim. Tipo aquele de ler 5 livros até 5 de fevereiro. Ou uma maratona de um semana também consigo. Esse ano esses dois desafios ficarão próximos por isso escolhi o primeiro...sauah...bem desejo que consiga ler e posso dizer que Harry Potter é bom eu amo ler, mesmo tendo lido somente até o 4º volume. O Quinto tava na minha meta ano passado mas não consegui ler. Tempo voou. Espero esse ano conseguir ler. Mas são tantos lançamentos para ler que nem sei quando lerei os que comprei e ganhei de amigos....kkk...devia para um ano para ler mais os meus do que os que recebo.

    Beijokas elis!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey!
    Tamo junto nessa, viu? E o pior é que inventei de me inscrever num desafio de ler 52 livros em 2014 ~~
    Já As Aventuras de Huckleberry Finn, e achei muito bacana, principalmente sob o ponto de vista do Huck. Fiz, nem faz muito tempo, resenha lá no blog ;)
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar