27 de agosto de 2014

Sawyer Reading Challenge #SawyerRC

Sawyer Reading Challenge

No dia 22 de setembro comemora-se o décimo aniversário de exibição do primeiro episódio de Lost nos EUA. Sou fã confesso, fervoroso e chorão, da série. Nenhum outro produto de entretenimento causou em mim devoção semelhante nem a gama de emoções e sensações que os 121 episódios da série me causaram. Para celebrar o décimo aniversário da Series Premiere, resolvi lançar uma lista de leitura tomando por base a lista de livros que Sawyer leu durante a série.

Mas se referências à livros estavam sempre presentes nos episódios, porque escolher os que foram lidos por Sawyer? Por duas razões principais: Sawyer é, para mim, o personagem em que melhor se verifica a formação do caráter e o quanto evoluiu do primeiro ao último episódio, e isso tanto para o bem como para o mal. E ele é quem mais lê na ilha.

Assim, parti em busca dos livros que ele leu durante a série, e encontrei diversas listas, mas nem todas entravam em consenso. Para o desafio, decidi considerar esta lista, que me pareceu a mais completa delas, e que compila não somente os livros lidos por Sawyer, mas também todos os livros mostrado ou mencionados na série.

Mas em que consiste o Sawyer Reading Challenge?

O processo é semelhante ao que está sendo feito no Rory Gilmore Reading Challenge. A ideia é ler todos os livros que o personagem leu durante sua estada na ilha. Sem obrigação com ordem ou prazos, é mais uma lista de leitura que uma maratona, então, não entrem em pânico.

A lista de livros para o  Sawyer Reading Challenge é a seguinte:

A Longa Jornada, de Richard Adams
(Watership Down, Richard Adams)
Visto nos episódios “Confidence Man” (S01E08) e “Left Behind” (S03E15)

O Senhor das Moscas, de William Golding
(Lord of the Flies, William Golding)
Visto no episódio “Lost In Translation” (S01E17)

Uma Dobra no Tempo, de Madeleine l’Engle
(A Wrinkle in Time, Madeleine l’Engle)
Visto no episódio “Deus Ex Machina" (S01E19)

Depois de Tantos Anos, de Susan Isaacs
(After All This Years, Susan Isaacs)
Visto no episódio “What Kate Did” (S02E09)

***Sem edição no Brasil***
(Lancelot, Walker Percy)
Visto no episódio "Maternity Leave" (S02E15)

***Sem edição no Brasil***
(Are You There, God? It's Me, Margaret, Judy Blume)
Visto no episódio "The Whole Truth" (S02E16)

Julio Cesar, de Shakespeare
(Julius Caesar, Shakespeare)
Visto no episódio "Two for the Road" (S02E20)

Bad Twin, de Gary Troup
(Bad Twin, Laurence Shames como ghostwriter de Gary Troup)
Visto no episódio "Two for the Road" (S02E20)

Ratos e Homens, de John Steinbeck
(Of Mice and Men, John Steinbeck)
Visto nos episódios "Every Man for Himself" (S03E04) e "Recon" (S06E08)

A Nascente, de Ayn Rand
(The Fountainhead, Ayn Rand)
Visto no episódio "Par Avion" (S03E12)

Morte na Praia, de Agatha Christie
(
Evil Under the Sun, Agatha Christie)
Visto no episódio "Exposé" (S03E14)

A Invenção de Morel, de Adolfo Bioy Casares
(La invención de Morel, Adolfo Bioy Casares)
Visto no episódio "Eggtown" (S04E04)

Contos Maravilhosos, Infantis e Domésticos, dos Irmãos Grimm OU
Contos dos Irmãos Grimm, dos Irmãos Grimm
(Grimm's Fairy Tales)
Visto em "Via Domus"

***Sem edição no Brasil***
(The Chosen, Chaim Potok)
Visto no episódio "Dr. Linus" (S06E07)

Sobre os livros, é interessante dizer o seguinte: em muitos casos existem mais de uma tradução para o português. Estão aqui linkados as edições que encontrei no Skoob ou nos sites das livrarias Saraiva e Cultura e na Estante Virtual. Mas a intenção da lista é mais ser um norte que um limitador. Caso encontre uma outra edição, ou leia no original, o objetivo é atingido da mesma forma.

Ainda sobre as várias edições, um caso notável é o dos contos dos Irmãos Grimm. Duas edições são mais fáceis de serem encontradas, a “Contos Maravilhosos, Infantis e Domésticos, da Cosac; e o “Contos dos Irmãos Grimm”, da Rocco, então pode-se optar por uma das duas. Também estou aberto a sugestões, e não somente quanto ao livro dos Grimm, mas a todos da lista, então indiquem uma outra edição dos livros na lista atualizarei esse post assim que as tiver.

Por fim, alguns dos títulos se encontram fora de catálogo. Se tiverem dificuldades em conseguí-los, falem comigo pelo lucianoassantos@gmail.com

Quem quiser participar, fique à vontade, são todos bem vindos! Assim que necessário incluirei aqui uma lista de participantes. Também peço que me avisem conformem forem progredindo, e, caso publiquem resenhas ou comentários, me enviem o link.

Para dar suporte e centralizar as atualizações sobre o evento, criei esta página no Facebook.

Vamos participar?

13 comentários:

  1. Eu não vi um minuto sequer de Lost, inclusive, me contaram o final mesmo sem eu ter visto a série hahaha. Mas eu gosto desse tipo de evento, então vou tentar participar o máximo que der! Of Mice and Men e Lord of the Flies estão na minha wishlist há muito tempo, e talvez eu comece por eles.

    O desafio mesmo seria ler Shakespeare, e gostei de ver Os Irmãos Grimm na lista também. Parabéns pelo desafio!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu consegui escapar ileso de spoilers por quase quatro anos até finalmente conseguir assistir à série completa? Isso é um caso raro!

      O evento é aberto, sem neuras, vale como lista de leitura ;)

      Excluir
  2. Achei a ideia do desafio muito boa, fiquei com vontade de participar! É bom porque tem vários livros desses que estão na minha lista de próximas leituras ou eu tenho curiosidade de conhecer, além do desafio relembrar Lost, minha série preferida.

    ResponderExcluir
  3. Achei super interessante apesar que atualmente não consigo chegar ao fim nos meus desafios literários. Não acompanhei essa série mas o fato de saber que a leitura fez o personagem (Sawyer) evoluiu no decorrer dos episódios da série.
    Para participar temos que ler na ordem apresentada? Tem que ler todos os livros?
    Os contos dos Irmãos Grimm então é um dos meu favoritos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, não precisa ser na ordem não, também não há um prazo específico. A lista é mais um guia de leitura que qualquer outra coisa, a ideia é ler todos quanto possíveis, no meu caso os que não possuem tradução para português, por exemplo, terão que esperar. ;)

      Excluir
  4. Luciano, como eu acho que já te disse, aceitei por derradeiro que não sou de séries, especialmente as longas e intricadas como Lost, mas sou de livros \o/ E sou de ler junto. Amo ler com alguém, lia com a Aline, quando eramos adolescente, leio com com a Michele Lima e com o Rafael e isso só fortalece nossa cumplicidade literária o sentimento fraternidade que existe entre nós e já topei o desafio, porque ler sozinha aquele livro que você sabe que não é de interesse de ninguém não é ruim, é bom, mas ler junto é melhor ainda \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lost é uma série que exige certa dedicação, eu, por exemplo, tinha assistido até parte da quinta temporada, mas como fiquei um tempo parado decidi voltar e assistir tudo novamente. E bem vinda!!!!

      Excluir
  5. A proposito, vc sabe que daqui a um ano eu ainda possa está na metade dessa lista de livros néh?!?! Pronto, avisei!! Cheros!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é um risco que eu também vou correr, rsrs. Vamos ver no que dá!

      Excluir
  6. Oi Luciano!
    Nossa, amei esse desafio!!! Eu adorava Lost, acho que foi a última série que me fez ficar vidrada na TV de verdade. O Sawyer era meu personagem preferido! Adorei a ideia de ler os livros que ele leu na série.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora, no meu caso também. Gosto muito de séries, mas devoção igual a que tive com Lost ainda não vi igual ;)

      Excluir
  7. Oi, Luciano!
    Comecei a assistir Lost, mas tanto suspense e enrolação me desanimou. Culpa da ansiedade? Acho que não. Vi muitas pessoas desistindo de assistir. Quanto aos livros, li alguns da lista... Em casa tem 14 volumes da obra dos irmãos Grimm. Não conheço as obras que citou, vou procurar! As fábulas são conhecidíssimas e mesmo quem não leu no original, conhece sem saber que são deles.
    Agatha Christie foi minha companheira de pré-adolescência. John Steinbeck é autor para ler toda a obra, em especial "As Vinhas da Ira" e, "Senhor das moscas" de William Golding é vencedor de um nobel. Se você não leu esses dois últimos livros, super recomendo!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar