14 de setembro de 2014

Se Eu Ficar, de Gayle Forman [Resenha #188] + Promoção + Resultado




Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

 
Adiei a leitura de “Se Eu Ficar” por um bom tempo, até que minhas expectativas com relação ao livro abaixassem. Pouco antes do lançamento – que vem acompanhado por um filme também muito aguardado – havia muita gente falando sobre, fazendo comparações, e dizendo o quanto as pessoas se emocionariam ao lê-lo. Queria fugir disso, então esperei.

Com o livro em mãos, a leitura fluiu sem muitos percalços: a autora nos apresenta Mia, uma garota de dezessete anos que cresceu em meio a um ambiente musical, seu pai tocava em uma banda de rock local de sucesso, então crescera ouvindo-o compor e chamando de tios o restante da banda; mas que quando crescera mostrara um interesse maior pela música clássica, o que a levou a tocar violoncelo. Seu namorado também tem uma banda de rock, mas conseguem se entender o suficiente para que respeitem a escolha musical do outro, e são felizes assim.
 
Até que numa manhã, após uma breve nevasca, decidem sair em família para visitar os avós de Mia, no caminho sofrem um acidente. Mia entra em coma. É esta a escolha que tem de fazer: partir ou ficar.
 
Confesso que apesar do texto bem escrito e da personagem reconhecidamente simpática, tive sérias dificuldades de me conectar com o dilema de Mia. E, sendo esse um livro que, boa parte de quem já o leu deve concordar, mexe com emoções, então alguma coisa não conectou para que me tocasse. E, considerando que o tio aqui é um tanto chorão, tenho que parar pra analisar seriamente o que aconteceu.
 
O livro é estruturado de forma inteligente: a ação em si dura cerca de vinte e quatro horas, mas a autora faz uso de lembranças e flashbacks para narrar acontecimentos anteriores ao acidente – algo bastante semelhante ao visto no “Graffiti Moon”: um período curto de ação mas muito bem aproveitado pelas autoras – que nos colocam a par da vida de Mia, sua relação com sua família, seu namorado, Adam, e Kim, sua amiga. Assim, não tive dificuldade alguma em acompanhar os acontecimentos. Mas não me emocionei tanto quanto imaginava que me emocionaria.
 
A história se desenrola mesmo após o acidente, com Mia em coma, através de uma experiência extra-sensorial: ela sai de seu corpo, consegue perambular por aí, ouvir o que dizem, mas não pode fazer contato com ninguém. Então é preciso primeiro não questionar isso para que o livro funcione. Pra mim, tudo bem.
 
Depois, acompanhamos Mia tomando consciência de sua condição, do que aconteceu para chegar ali, e o que deverá encontrar se decidir ficar. Em certa altura, alguém diz pra ela – para ela em coma, não pra ela “ser de luz” – que entende que ela já perdeu muito, e que qualquer uma das opções será uma droga. Concordo com isso e acho mesmo que desistir não seria uma opção digna de censura.
 
E me causa estranhamento ter compreendido tudo tão bem mas não ter me sentido mais próximo a ela. Em leituras de livros assim é inevitável o “colocar-se no lugar”, mas nem isso fez com que ficasse mais sensível. Alguma coisa entre nós não bateu, mas não consigo saber ao certo o quê. O que não quer dizer que não gostei do livro. Pelo contrário, ele é muito bem executado, só não me fez chorar.
 
Então, para quem tem interesse em sua leitura, fica uma dica: não se preparem para ler o livro, não imaginem que vão chorar horrores ou que passarão incólumes por ele. Leiam simplesmente. É bem melhor assim.
 
 
Se Eu Ficar, de Gayle Forman (If I Stay, 2009Tradução de Amanda Moura, 2014) – 224 páginas, ISBN 9788581635415, Editora Novo Conceito [COMPRAR NO SUBMARINO]
 
{B+}
 
PROMOÇÃO
 
Para quem está ansioso para ler “Se Eu Ficar”, o blog estará sorteando um exemplar do livro, a promoção vai de hoje até o dia 15 de Outubro.
 
Para participar basta seguir os passos indicados no Rafflecopter após fazer o login. Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail ou nos comentários. Lembre-se que é necessário que você possua um endereço de entrega válido aqui no Brasil.

a Rafflecopter giveaway

PARABÉNS, WALDIRENE BANDEIRA!

Serão aceitas inscrições até o dia 15 de Outubro, e o resultado sai neste mesmo post até o dia 18 de Outubro. Assim, o vencedor terá até o dia 25 de Outubro para se manifestar através do e-mail que lhe será enviado logo após o sorteio, informando seus dados para envio do livro.

 
O prêmio será enviado em até 15 dias, a partir da data de contato do ganhador. O blog não se responsabiliza pelo reenvio de objetos retornados ou extraviados pelos Correios.
 
Em caso de dúvidas, deixe-as nos comentários.
 
Boa sorte ;)
 
 

42 comentários:

  1. Estou bastante curiosa tanto quanto ao livro como quanto ao filme.
    Tem uma temática que eu gosto, curto bastante e acho que atenderá minhas expectativas.
    Sei que minha opinião irá de encontro com as resenhas que tenho lido!
    Participando da promo e torcendo para ter sorte!

    danieladegobi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, só cuidado com as expectativas, foram elas que me traíram!

      Excluir
  2. Mesmo lendo tantas resenhas não tão positivas em relação a este livro, ainda sinto curiosidade em ler-lo. E tudo por causa de um episódio de uma série que assisti e foi um dos melhores. Vamos lá participar desse sorteio!


    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, acho que de certa forma as pessoas esperavam um algo a mais e acabaram se decepcionando. Mas vale a pena ler para que cada um tire suas próprias conclusões.

      Excluir
  3. Estou querendo ler Se Eu Ficar, principalmente por envolver a música... Não sei muito bem o que me aguarda, mesmo lendo resenhas e comentários, mas estou bastante curiosa com relação a história da Mia.

    alinelovespfc@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, música é uma parte muito importante na vida de Mia, e constantemente citada no livro. Nesse ponto, acho que você vai gostar.

      Excluir
  4. Eu gostei da leitura. Eu não esperava chorar, mas me emocionar, pensar e refletir sobre a vida. E isso realmente aconteceu.

    Então para mim a leitura valeu a pena. Até porque foi rápido e fluiu muito bem.

    Adorei a resenha seu lindo!!! Que bom que você esperou.

    Agora quero ver o filme.

    Bjkssssss


    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim não funcionou tão bem, mas também não foi algo traumático. Esperar foi uma boa coisa, quase deu certo ;)

      Excluir
  5. Oi Luciano tudo bom,eu ainda não li esse livro e muito menos vi filme, mas fiquei muito curiosa pra saber o desenrolar da trama..Pelo que vi em ua resenha vou gostar muito da forma que a autora escreveu a história, fiquei preocupada por vc não ter se conectado com a peronagem principal..e em livros assim, eu gosto de ter essa conecção pra que eu possa areciar mais a leitura...Etou louca pra aber qual será a decisão que ela tomará e se eu gostarei da leitura...AMei sua resenha, ficou excelente, meus parabéns....bjssss



    Seguidora GFC: Lininha
    Seguidora Face: Aline Costa
    Email: aline.menininhadedeus@gmail.com
    Twitter: @LineRamosCosta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, eu sempre prefiro ler o livro primeiro, só que agora não sei se estou mais tão motivado para ver o filme.... acontece.

      Excluir
    2. Luciano, eu tb sempre refiro ler o livro antes...:D Minha irmã assistiu ao filme e disse que gostou muito mais que do livro...então, quem saber agora vc se anima...bjs

      Excluir
  6. Luciano
    Logo que vi a sua resenha corri para ler sua opinião. Terminei de ler o livro na sexta feira e gostei. Peguei o livro para ler simplesmente e só quando cheguei nos últimos capítulos teve momentos que me emocionaram e cheguei a ficar com os olhos lacrimejando, mas não tão intensamente. Foi nessa hora que me lembrei dos lencinhos que vieram no kit.
    Queria fazer a resenha depois de ver o filme, mas acho que vou acabar postando antes.
    Quero muito ver o filme para saber como foi a adaptação. Será que vendo o filme vou conseguir gastar os dois pacotes de lenços?
    Apesar de tudo gostei da leitura.
    Saudades de estar por aqui.
    Bjs

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, então, também acho que talvez tenha forçado a barra com algo do tipo "você tem que chorar!", o que acabou não acontecendo. Mas, sim, no geral o livro é bem escrito, só faltou aquele detalhe.

      Excluir
  7. Não sei porque mas estou achando que vai acontecer comigo ao ler esse livro o mesmo que aconteceu com A culpa é das estrelas. Todo mundo chorou e amou, menos eu. Espero estar errada, mas quem sabe. Mas já vou seguir seu conselho e vou ler sem nenhuma expectativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, à distância, depois de fazer um bom tempo que li o "ACEDE", também fico achando que ele não era lá tudo isso não.

      Excluir
  8. Eu acho que sou como a Sil, também tenho reservas quanto ao livro, mas como vc mesmo disse, é melhor simplesmente ler sem esperar nada, por eu realmente não gosto muito de livros que fazem chorar horrores! XD

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, o melhor é ler de peito aberto, sem esperar muita coisa. Para o bem ou para o mal, acaba com tudo sendo lucro.

      Excluir
  9. Fiquei com muita vontade de ler o livro depois que vi o trailer e agora estou com mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  10. Acho que seu conselho final foi ótimo, não se preparar para a leitura é essencial. Expectativas erradas mudam o rumo da leitura e também nossa reação a ela.
    Tenho a sensação de que vou apreciar a trama. Gosto da premissa e de como ela se desenvolve. Mas também não sei se chegaria a chorar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, expectativas podem acabar com a experiência com um livro.

      Excluir
  11. Aquele momento de ódio no qual você percebe que seu comentário não foi!!!! Blogger se ódio matasse você estava morto!!! E agora terei que escrever outro comentário!

    Para o drama funcionar é preciso que a gente se identifique com o personagem e se sinta no lugar dele, se isso não acontece não adianta a gente não sente a dor da criatura... Eu também sou muito chorona, só faltei morre com a Bella em Lua Nova, chegava ao ponto de soluçar e pensar "Por que estou chorando com um texto tão mal escrito e piegas e lugar comum?" Bem, como não ter empatia com uma criatura guenza, molenga e malamanhada sendo isso tudo???

    Enfim, me identifiquei com a tua sensação em relação a esse livro, vivi algo semelhante em relação a "P S Eu te amo", todo o drama da personagem principal para mim soou como um baita de um Mimimimi... Me sentia mal de não sentir empatia por ela e cheguei ao ponto de miséria humana tão grande que cheguei a invejar ela um pouquinho... mas foi só um momento de fraqueza do qual me envergonho muitíssimo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Eu to dando Ctrl+C em tudo, porque o blogger tá de brincadeira!

      Quanto à leitura, pois é, por mais que a Mia, a personagem, seja alguém bacana, acho que fiquei um tanto distante dela, por isso não me senti tão tocado pela leitura. Fazer o quê, acontece nas melhores famílias!

      PS: tenho que terminar a série Crepúsculo!

      Excluir
  12. Eu quando fico esperando muito de um livro, geralmente tendo a não gostar rsrs,
    então sempre espero passar o aue do lançamento.
    Uma pena o livro não ter funcionado tanto contigo, mas eu vi o filme..e não chorei nada, mas no filme drama não me faz chorar so ter raiva rsrs, este genero no cinema não funicona comigo, mas quero ler o lviro em breve,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neny, é uma boa ideia deixar a poeira baixar um pouco, mas no caso do livro nem isso funcionou muito bem.

      Excluir
  13. bom... digamos que esse livro está me deixando louca, quero tanto ler, mas como vc... tenho medo de ler e não me encantar.... minha expectativa ainda está grande!
    Mas gostei da sinopse... só não gostei da capa, pq detesto livro com capa do filme!
    bjos
    Participando
    nome no fomulário: Luuh Ferreira
    luluzinhapinkgv@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, o melhor é ir com calma, sem grandes expectativas. Assim, caso não goste, não se perde tanto.

      Excluir
  14. Oi, Luciano!
    Que decisão, heim? Gostei da música inserida no livro como um mediador.
    Ainda bem que não assisti o filme, daí perderia a graça ler o livro.
    É engraçado como os livros afetam as pessoas de forma diferente! Já ouvi gente elogiando e gente que achou chato - principalmente sobre a falta de personalidade de Mia. Mas ela é uma adolescente, o livro é feito para adolescentes, não?
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, eu não me conectei muito a ela não, talvez por isso tenha tido dificuldades em sentir empatia e "sofrer" co o drama dela. Acontece, rsrs ;)

      Excluir
  15. Oi Luciano!
    Eu também não curto ler quando as expectativas estão altas demais, porque aí é fácil de se decepcionar. Pelo menos foi uma boa leitura!
    Não vou participar da promo porque já tenho livro, só preciso começar a ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora, é terrível, isso acaba com a experiência de leitura! Quando ler vou querer saber tua opinião ;)

      Excluir
  16. Ainda tive tempo de ver o filme, mas achei até bom porque quero ler o livro primeiro! Parece ser super fofo! ;)
    alicizinhae@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, sempre prefiro ler o livro primeiro, mas agora não me sinto animado a assistir ao filme não.

      Excluir
  17. Oi, estou lendo o livro Se Eu Ficar e estou lendo várias resenhas sobre ele, não sei, mas fico um pouco confusa com os flashbacks, mas estou gostando muito do livro.
    Beijos
    Larissa (http://www.laoliphant.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, nesse ponto eu achei que o livro funcionou bem, com o espaço de tempo aparentemente restrito sendo muito bem aproveitado pelo uso dos flashbacks...

      Excluir
  18. Eu li o livro e gostei muito do tema, que sempre me fascinou.
    O que me deixou com um gostinho de quero mais. Não vejo a
    hora de poder ler a continuação. Esperando chegar o filme na
    minha cidade para poder comparar, apesar de que sempre
    prefiro o livro.

    ResponderExcluir
  19. Estou com esse livro no kindle, mas em inglês. Vi alguns vídeos sobre esse livro e outras obras de Gayle Forman e percebi que a linguagem é um ponto chave em sua obra, então prefiro retirar a figura e a interferência do tradutor. Ainda não me animei com essa leitura porque quer estar 100% preparada, mas compreendo o que você quis dizer a respeito da conexão com os personagens. Ótima resenha, como sempre!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Não li o livro e tampouco assisti ao filme!Pretendo ler o livro primeiro e o fato de você não ter tido uma conexão com a personagem é normal ( a situação Mia é bem complexa e difícil de ter algum tipo de empatia).

    ResponderExcluir
  21. Não li ainda, mas pela resenha me pareceu um tema espírita. Gosto do gênero e vou conferir. Tomara que seja a sorteada. Valeu!

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da sua resenha porque ela foi bem sincera, e ao contrário das outras não exaltou tanto as qualidades do livro.
    Porque desde o inicio eu tentei me ater ao fato de que tanta repercussão se devia mais à propaganda da editora que a estória em si.
    Mas ainda sim tenho muita vontade de lê-lo e tirar as minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  23. Participando! frasesperdidasoficial@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Participandoooooooooooo

    adriana_cardoso99@hotmail.com / adrianafofa2006@hotmail.com

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar