16 de fevereiro de 2015

O Cão Que Guarda as Estrelas, de Takashi Murakami [Resenha #205]

O Cão Que Guarda As Estrelas


Sinopse: A história conta uma aventura vivida por dois companheiros, um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e seu cachorro, que farão o possível para viver e sobreviver a sua “viagem” pelo interior do Japão.

O grande diferencial da narrativa fica por conta do ponto de vista. Os acontecimentos são vistos sempre pelo olhar do cachorro, e a perspectiva canina dos fatos e seus sentimentos são os companheiros do leitor ao longo das páginas


Fiquei profundamente emocionado com esse mangá! Não costumo me emocionar muito com livros, geralmente músicas me pegam de jeito, com livros é mais difícil acontecer, porém algumas vezes determinada narrativa nos pega despreparado e não há muito o que fazer a não ser reconhecer que foi tocado. Aconteceu isso comigo após ler “O Cão Que Guarda as Estrelas”.

O Cão Que Guarda As Estrelas

O título do livro vem de uma expressão japonesa (hoshi mamoru inu) que descreve uma pessoa que sonha alto, com algo impossível ou pleno. Elas são comparadas então aos cães que ficam parados observando o céu, olhando fixamente para algo muito distante. O mangá acompanha a vida de um cachorro, Happy, a partir do momento em que ele é adotado. O interessante é que a narrativa é contada do ponto de vista do cão, é ele quem conta a história, de como estava abandonado em uma caixa, uma garotinha o pegou e o levou pra casa.

O Cão Que Guarda As Estrelas

Essa opção por contar a história através do cão trás ao texto uma leveza – e, por que não, doçura – incríveis, dotados até de uma certa ingenuidade. Para Happy, o funcionamento de sua vida em família é bastante simples: a garotinha lhe dá alguns petiscos e brinca com ele, a mamãe lhe dá comida, e o papai o leva para passear.

O que ele  não compreende é como as coisas vão mudando com o tempo, mas reconhece que apenas papai não mudou com ele em sua atitude, ainda o leva para passear e, mesmo que mais silencioso que antigamente, continua  vendo no animal um amigo. Quando papai adoece, perde o emprego e mamãe pede o divórcio, os dois partem com tudo o que possuem dentro de um carro em direção ao sul, onde o custo de vida é menor e onde esperam recomeçar.

Nesse ponto do mangá eu já estava acabado, finalizado e soluçando. É uma história sobre amizade sincera, sobre o quão pouco um cão cobrava de seu dono lhe oferecendo em troca apoio incondicional. Dar voz ao cão, aos seus sentimentos e sua percepção limitada dos fatos faz com que cada pequeno gesto, cada atitude ganhe uma proporção enorme, e não há como não se encher de carinho pela figura dos dois. O fato de que as primeiras páginas nos dão uma ideia exata do que aconteceu com eles só faz aumentar o nó na garganta, e o anseio por saber o que realmente aconteceu. Mas se o caminho é duro, o final é recompensador.

O Cão Que Guarda As Estrelas

Sucesso no Japão com mais de 400 mil exemplares vendidos, o mangá chegou a ganhar uma adaptação para o cinema. Recomendo fortemente o mangá, é uma edição em volume único, então não é preciso comprometimento em se completar coleção e não se perder volume em banca. O traço é simples, e o texto combina perfeitamente com as imagens, é de encher os olhos.

 

O Cão que Guarda as Estrelas, de Takashi Murakami (Hoshi Mamoru Inu, 2008Tradução de ???, 2014) – 132 páginas, ISBN 9788577879045, Editora JBC.

 

{A+}

3 comentários:

  1. É publico e notório o quanto eu amo a narrativa em manga, apesar do espaço que ela consome em minha estante cujo centímetro cubico anda cada dia mais disputado! Quando vejo um mangá de volume única para mim é o paraíso!

    A parte isso, só de ler a resenha já me peguei entrando no clima da história e encontrando emoção. Ele entrou na minha lista de preciso ler, preciso ter...

    Pandora

    ResponderExcluir
  2. Estou convencida!!! Vou comprar e vou amar, tenho certeza!!! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Desde que a JBC anunciou o lançamento, eu já queria, porque parece ser bem fofo e emocionante, então não pode faltar aqui. Espero poder ler em breve :)

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar