10 de abril de 2015

TAG: Doenças Literárias

Doenças Literárias

Fui indicado pra essa TAG pela Elis, do A Magia Real ;)

A ideia é que se relacione um livro com cada uma das doenças propostas, se você tem tendências hipocondríacas não vá se sentir sugestionado. Ok?

Regras:

Escolha um livro para cada uma das 8 doenças listadas abaixo.
Comente sobre a escolha feita.
Indique 5 blogs para participar da TAG.

Diabetes – Um livro muito doce

Quem nunca se emocionou com as palavras do Pequeno Príncipe que atire a primeira pedra. Agora eu entendo todas as misses do mundo. De uma forma genial, dando voz a um garoto, Saint-Exupéry meteu o dedo na cara de muito adulto mostrando-os como o mundo deveria ser. E, lembrem-se,

“As estrelas são belas por causa de uma flor que não se pode ver...”

 

Catapora – Um livro que você leu e não lerá de novo

Acho que, na vida, uma leitura do “Cinquenta Tons de Cinza” bastam, não é? Não me arrependo de ter lido – ri bastante em alguns momentos – mas uma leitura só é o suficiente.

 

Ciclo Menstrual (oi?) – Um livro que você relê constantemente

Não costumo reler livros, o último foi o “Cavalo de Troia 2”, do J.J. Benítez.

 

Gripe - Um livro que se espalhou como vírus

A culpa é do John Green e seu “A Culpa é das Estrelas”. Não me lembro de ter visto um livro se espalhar com tanto impacto quanto ele.

 

Asma – Um livro que te tirou o fôlego

Os momentos finais de “Quando Tudo Volta”, do John Corey Whaley, mexeram muito comigo, a ânsia por saber o que aconteceu – e a torcida desesperada para que tudo terminasse  bem – me tiraram o fôlego.

 

Insônia – Um livro que te tirou o sono

Fiquei bastante impressionado quando li o “O Caso dos Dez Negrinhos” – ou, para os politicamente corretos, “E Não Sobrou Nenhum”, da Agatha Christie. Na história, dez pessoas vão para uma ilha atendendo a um convite misterioso, só que coisas muito estranhas começam a acontecer, e, em dado momento da narrativa, onde todo mundo está morto, eu entrei em parafuso: como todo mundo pode estar morto? Quem então é o assassino? É um clássico da autora, leitura obrigatória.

 

Amnésia – Um livro que você não lembra muito bem

Apesar de ter gostado da leitura, não me lembro muito bem do “Adormecida” da Anna Sheehan. Me lembro do livro de forma geral, mas acabo me confundindo ao tentar puxar pela memória alguns acontecimentos.

 

Doença de Viagem – Um livro que leva para outro lugar, época ou mundo

Poderia citar muitos livros aqui – todo leitor de ficção científica e fantasia tem uma porção de mundos que gostaria de visitar – mas fiquei bastante impressionado pelo mundo descrito por Isaac Asimov e Robert Silverberg em “O Cair da Noite”: o planeta, Kalgash, ficava em um planeta de seis sóis, então nunca era noite. Até que um cientista prevê um fenômeno – algo como um eclipse – e a treta começa. Imaginar o desespero de uma civilização inteira, vivendo sempre com a presença da luz, frente à escuridão, é um tanto sádico quanto interessante.

É isso, e eu indico a TAG para: todos que quiserem responder. Fiquem à vontade, e me contem suas respostas.

8 comentários:

  1. Cara! Essa TAG é muito legal! Acho que vou respondê-la no meu blog.
    E, caro Luciano, concordo contigo: "O caso dos dez negrinhos" me deixou de cabelos eriçados. Eu pensava cá comigo "Esse negócio é um livro policial ou de terror?", porque eu não gosto do gênero terror porque sou muito, muito, mas muito medrosa MESMO, então eu realmente estava com medo do que poderia acontecer nas próximas páginas. Ainda bem que, ufa, deu tudo certo e eu não me traumatizei com uma trama de terror. Pelo contrário, é um livro clássico, incrível, da mestre, da dama do crime, da musa do gênero policial, da minha vida Agatha Christie ♥. Amo-a de paixão!

    Um abraço!

    Blog || FanPage

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!!! Adorei suas respostas!!

    Já respondi esta tag, e ACEDE foi minha resposta também, se não me engano...

    Ah! O Caso dos 10 Negrinhos eu li na hora do almoço, rsrs. Foi rapidinho e não consegui parar até terminar!

    Não li O Cair da Noite, mas tenho vontade!

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Gostei dessa Tag e gostei de suas respostas.
    Fez me lembrar de que ainda não li o livro "Quando tudo volta" e se é de tirar o fôlego o que estou esperando.
    Vontade de participar dessa TAG eu tenho, mas não posso prometer, pois o meu tempo está no limite.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de responder essa tag e ler “O Cair da Noite", faz tempo que li Asimov... Engraçado, agora me ocorreu que foi você e a Sybila que me fizeram ler ficção cientifica... Quando conheci os dois era avessa a esse gênero, hoje leio com frequência #Influenciável

    Cheros...

    P.S.: O "oi?" na menstruação foi o melhor kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi, roubei, respondi e logo posto hahahahaha. Mas quanto à suas escolhas, concordo com A Culpa É das Estrelas e você tem minha admiração por ter conseguido terminar 50 Tons de Cinza.

    Eu gosto muito de reler livros, só não tenho feito isso porque quero diminuir mais minha fila de leitura (caiu pela metade, mas ainda é gigante). E, pra mim, é O Caso dos 10 Negrinhos, desculpe mundo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciano!
    Muito legal essa tag!!!
    Tem vários livros-amnésia para mim, minha memória é péssima, a história tem que ser muito boa e me marcar muito para eu conseguir lembrar.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Ah, o pequeno príncipe, leio, releio e não me canso de ler again and again and again.
    Toca aqui: 50 tons nunca mais, li o primeiro livro e foi uma leitura que forcei pra chegar ao final.
    Eu tinha o hábito de reler livros, mas hoje em dia não tenho mais tempo. Eu tive operação cavalo de tróia 1, fiquei com ele por anos, e não li até o final, acabei trocando.
    Não conhecia Quando tudo volta, fiquei curiosa diante da ansiedade que te causou.
    Eu não consigo me entender com Agatha Christie, li apenas um livro da autora e foi uma leitura que insisti muito pra não abandonar o livro.
    Sabe que eu também tenho problemas ao tentar lembrar mais detalhes de Adormecida, mas no meu caso, foi porque na época li outros 2 livros com enredos que tratavam de sono e sonhos, então acabo confundindo...mas eu lembro que curti muito a história.
    O Cair da noite tem uma pegada que faz bem o meu tipo, vou procurar o livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar