27 de maio de 2015

TAG: Marron 5


Não costumo ouvir Marron 5 – a única deles que sei acompanhar a letra é “This Love”, e a última que ouvi um pouco foi a “Moves Like Jagger”, por causa da Christina Aguilera – mas eu gosto bastante dessas tags que partem das músicas de determinado artista e pedem que a relacionemos com livros, até mesmo tentei criar a minha própria, mas o projeto ficou parado para deixar que um novo florescesse, do qual devo falar muito em breve.
 
Fui gentilmente tagueado pela Alessandra Tápias, do Tô Pensando em Ler – brigadão, Lelê! – e as perguntas são as seguintes:


 
1 - Maps - Um livro que te levou para outro país.

Resposta bastante esperada quando se trata de mim e deste blog, mas bem sabem que fiquei apaixonado pela Rússia do Górki em “Ganhando Meu Pão”, segundo volume da trilogia autobiográfica do autor.
 
2 - Animals - Um livro que tenha personagens animais.

Vou indicar o maravilhoso, tocante, poético e destruidor de corações do “O Cão que Guarda as Estrelas”, mangá do Takashi Murakami, que, me parece, ganhar´´a um segundo volume ainda esse ano!
 
3 - She Will be Loved - Um livro com um casal apaixonante.

Movido por toda a saudade que tenho sentido dela – e imensamente curioso graças ao final do livro – vou indicar o “Metamorfose?”, da Gail Carriger. Aléxia é uma personagem apaixonante por si só, incrivelmente inteligente e bem humorada, mas ela fica muito bem também ao lado do Lorde Maccon. Muita saudades dos dois.
 
4 - Sunday Morning - Um livro para ler em um dia.

Um livro curto e interessante para quem quer saber mais sobre os mitos nórdicos é o recém publicado pela Editora Única,  “Os Filhos de Odin”, do Padraic Colum.
 
5 - Love Somebody - Um livro que você quer muito ler.

Quero muito ler “Moby Dick”, do Herman Melville. É um clássico do qual só tive acesso a adaptações, mas a edição que consegui tem mais de mil páginas, então será uma leitura que demandará algum tempo.
 
6 - Payphone - Um livro com uma lição boa.

Acho que a intenção do livro nem é essa, mas a impressão que a leitura de “Garotas de Vidro” causa é tão forte que serve sim de alerta. Anorexia é um tema complexo e sério, e só mesmo alguém com todo o tato da Laurie Halse Anderson para abordá-lo de forma tão responsável como ela fez.

7 - Sugar - Um livro muito meloso.

Vou citar o “Se Eu Ficar”, da Gayle Forman, tenho sentimentos conflituosos com relação a este livro….

8 - Moves Like Jagger - Um livro que te fez rir muito.

Com certeza, Bukowski e seu “Misto Quente”. É tudo tão absurdo na vida do autor que é uma delícia acompanhar as passagens narradas por ele.

9 - Misery - Um livro que te fez ficar triste.

Não fiquei apenas triste com o final do “Quando Tudo Volta”, do John Corey Whaley, eu fiquei destruído. Quem o leu bem sabe do que estou falando, das incertezas que o final trouxe, e do dilema que é acreditar em um final que é mais o necessário que o lógico.

10 - Daylight - Um livro que te fez ficar acordado a noite inteira.

Todo o mérito para Agatha Christie e seu “O Caso dos Dez Negrinhos”, que, inclusive, quero reler – pela terceira vez?, me perdi nas contas! – só para poder resenhá-lo.

11 - Beautiful Goodbye - Um livro que tenha um final lindo.

Não é que o final de “Fale!”, da Laurie Halse Anderson, seja bonito, é que ele é muito esperado. Fui lendo o livro amargurado pelo sofrimento de Melinda, catando os pedacinhos da dor dela, e torcendo muito para que ela desse a volta por cima. Ele é um daqueles livros cuja leitura deveria ser mais incentivada nas escolas, em especial em classes de Ensino Médio, uma faixa etária que bate com a de Melinda.
 
12 - One More Night - Um livro que você quer que tenha continuação.

Não sei, eu tenho muitos que eu não queria que tivesse uma continuação, mas, ao que aprece, terão, caso do “Clube da Luta” e do “Fale!”.

13 - Back At Your Door - Um livro que você quer muito reler.

Não só quero como pretendo. Já há algum tempo a série Harry Potter tem povoado meus desejos, espero conseguir ler o primeiro livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” em breve.

14 - Lucky Strike - Um livro que tenha te surpreendido.

Me surpreendi bastante com o efeito que o “Adeus à Inocência”, da Drusilla Campbell, teve em mim. Gostei muito – mas muito mesmo! – da presença do ambiente, do clima, quase que como um personagem da trama. Vale muito a pena ler.

15 - Until You're Over Me - Um livro que você está lendo.

Estou lendo o “Em Busca da América”, da Anne Tyler, onde ela discute a identidade americana através de dois casais – um americano e outro de imigrantes iranianos – que se conhecem quando adotam bebês sul-coreanos. Estou bem no início, não sei nem se sairá resenha, Anne Tyler fala fundo com a gente – não é, Lu e Jaci? – e é complicado falar sobre o que ela escreve sem que nos exponhamos demais.
 
É isso! Muito obrigado Lelê, pela indicação, e quem quiser responder fique à vontade ;)

2 comentários:

  1. Ótimas escolhas!!! Fiquei aqui me perguntando por que não escolhi Alexia também, rsrs.

    Você está lendo Em Busca da América?!?!?! Que tudo!!! Quero ver a resenha!! Comprei este livro, mas estou sem coragem de ler, rs.

    Adorei que você respondeu e adorei suas respostas!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  2. Muitos títulos citados me interessam. Achei linda a escolha do casal Alexia e Lorde Maccon, realmente é um casal que merece o destaque. Estou lendo Os Filhos de Odin e gostando bastante, mas to numa ressaquinha, então lendo aos poucos, apesar de perceber que dá pra matar o livro numa tacada.


    Eu não sei nada do Marron 5 além disso: Adam Levine -> GATO. hahahaha

    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar