29 de junho de 2015

O Manual da Garota Geek, de Sam Maggs [Resenha #226]

O Manual da Garota Geek


Sinopse: Fica a dica, mundo: nada é mais legal do que ser uma garota geek O manual da garota geek é o guia especial de tudo aquilo que nos faz incrível: nossas paixões. Embora o restante da humanidade acredite que as geeks são pessoas muito estranhas, a verdade é que apenas amamos e nos envolvemos demais com as melhores coisas da vida. Não importa o que você ame – quadrinhos, seriados de ficção científica, literatura juvenil –, se acabou de chegar ou se adora há anos, para ser uma garota geek o importante é amar com intensidade. Desde aprender a iniciar um blog legal sobre seus hobbies, planejar o próximo cosplay, organizar um evento geek ou simplesmente entender que tipo de nerd você é, este livro está aqui para ajudá-la. Encontre aqui tudo o que você precisa para que sua nerdice seja longa e próspera!


Olha só como funciona o destino! Pra quem reclamou de sexismo pelo fato de que o Geek Love falava de amor para meninos – apesar de o autor deixar bem claro que uma leitora poderia adaptar o texto para sua conveniência – a Única lança agora o “O Manual da Garota Geek”, que ensina as garotas – e a nós meninos também, não entremos em crise nem vamos polemizar por causa desses meros detalhes – a se situarem em um mundo de livros, games, séries, filmes e de tantas mitologias próprias que é muito fácil se perder.

Assim como o Geek Love, o Manual é lindo, uma edição primorosa, um trabalho gráfico que salta aos olhos já na capa, e que se concretiza no interior. Sem contar que a autora, Sam Maggs, é a criatura mais legal desse mundo falando das coisas mais legais do mundo, então a cada menção, a cada nome, a cada vez que ela cita esse herói em detrimento àquele, sentimos uma onda de paixão e ódio correndo pelas veias, como só um bom geek pode sentir.

Na primeira parte ela se dedica a listar os diversos fandoms e confesso que foi tão prazeroso ler as descrições sobre eles e as dicas de como conhecê-los que senti muito que ela não nos desse mais exemplos deles. Me identifiquei em alguns, sempre fui Nintendista, DCnauta (quem curte os quadrinhos da DC Comics), Potterhead, Little Monster,  Otaku, mas nunca havia me ligado que era também Ringer e Whedonita (quem não ama as séries de TV do Joss Whedon tem um sério problema!).

Agora, momento fanboy. Me senti eternamente grato ao ver um nomezinho quase no final das listagem de fandoms que a autora mencionou mas não teve tempo de dissecar: o CloneClub. Orphan Black é a melhor série de ficção científica desde que Lost entrou em minha vida. Se nunca a assistiram, escutem o tio e assistam!

A autora fala sobre os mais variados tipos de fãs, de como montar um fandom, como se portar um redes sociais – inclusive lidando com os inevitáveis trolls – disseca os tipos de fanfictions, além de um completo guia de sobrevivência em convenções e pequenas entrevistas com grandes nomes geeks femininos, indo de produtoras de séries de tv até escritoras.

O livro sofre por ser um produto limitado em seu tamanho, então não é possível abranger todo o universo, mas nem é justo que isto seja cobrado como um defeito, até por que tudo o que a autora entrega é muito bom.

Um ponto que gostaria de destacar é o trabalho de tradução e localização. Houve uma preocupação em tornar o conteúdo acessível ao leitor brasileiro, então dicas de sites, eventos e empresas nacionais foram inseridas para situar o leitor. Achei isso bastante respeitoso com o público

Não deixem que o “Garotas” do título limitem o público do livro. Não. Todo geek vai curtir a escrita de Sam Maggs, vai se reconhecer nas descrições de fandoms, e até mesmo reconhecer todo o poder e importâncias das heroínas feministas.


+geeks

Geek Love


 

O Manual da Garota Geek, de Sam Maggs (The Fangirl’s Guide To The Galaxy, 2015 – Tradução de Guilherme Kroll, 2015) – 192 páginas, ISBN 9788545200277, Editora Gente / Única Editora.

COMPRAR: [AMERICANAS.COM]

{ A }

 

 

Comentário Premiado

COMENTOU? PARTICIPE DO COMENTÁRIO PREMIADO, CLIQUE AQUI.

4 comentários:

  1. Fofura!!!

    A Planeta vai lançar um livro desses Geeks aí. É daquele blog Garotas Geek, sabe qual é?? Acho que você vai curtir.

    Ainda não li nenhum desses, mas até que fiquei com vontade viu.

    Bjksssss

    ResponderExcluir
  2. Tenho um pé atrás com esse tipo de produção, quando a gente se posiciona como feminista abandona certas tolerâncias com esteriótipos... Tenho medo de produções que vem com a tarja "... da garota..." penso logo: esse troço ai quer limitar, classificar, encaixotar... E já fico cheia de dedos... Mas sua analise foi positiva, quem sabe... um dia eu não me permita conhecer esse livro e descobrir qual a ideia que a industria cultural faz das garotas geeks!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciano!
    O título por si é excludente... imagino a cena: Meninos andando por aí com esse livro ou se o título fosse o contrário, o que diriam as meninas? Chega a ser infantil para um geek adotar um manual... rs.
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha vontade de conhecer o Geek Love, então acabei achando bacana a proposta desse outro livro ser mais voltados para o universo das garotas geek ^^ não me considero totalmente geek mas no fundo sou um pouquinho sim (confesso :). Parece um livro divertido pra passar um tempinho.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar