20 de janeiro de 2016

TAG Cálculos Literários

Tag Cálculos Literários

Vi essa TAG no “A Magia Real”, da Elis, e resolvi responder também. Nela, devemos associar um livro a uma das operações ou símbolos matemáticos – e eu simplesmente adorei as definiões que quem criou a tag, bolou, mas eu não sei quem você é. (Se você ler isso, identifique-se!)

Vamos ao que se pede:

1 – ADIÇÃO: UM LIVRO QUE VOCÊ ADICIONARIA FATOS

O livro é excelente mas, só para ficar um pouco mais com o spersonagens e poder saborear ainda mais a escrita do autor, bem que o “Tropas Estelares” podia ter mais páginas! Ler Robert A. Heinlein é sempre um prazer ;)

2 – SUBTRAÇÃO: UM LIVRO QUE VOCÊ TIRARIA FATOS

Cortaria muito do “sensacionalismo” do “O Menino dos Fantoches de Varsóvia”, da Eva Weaver, quem sabe assim ele me convenceria…

3 – MULTIPLICAÇÃO: UM LIVRO COM PERSONAGENS GÊMEOS

Neste caso não há como não citar a série Harry Potter e os gêmeos Wesley, Fred e Jorge. Caramba, como eu chorei no último livro da série! O que, não por acaso, me faz lembrar que tenho de reler a série para resenhá-la por aqui.

4 – DIVISÃO: UM LIVRO QUE TEM A PERSONAGEM COM A MENTE DIVIDIDA/DÚVIDAS AO FAZER ESCOLHAS

Minha escolha para esta categoria e para a Delta podem trocar de lugar sem problemas! Nesta vou ficar com “Estilhaça-me” – mas bem que pdoeria ser toda a trilogia, incluindo também “Liberta-me” “Incendeia-me” – onde Juliette, que não sabe se se entrega ao amor puro de Adam ou se rende ao amor bandido de Warner, que a sequestrara e pretendera usá-la.  Mas não a culpo. Como ela acaba ferindo quem a toca e fora abandonada pelos pais como se fosse uma aberração, ela é sedenta por afeto, por toque, então, quando dois caras descritos como bonitos até dizer chega se abrem para ela, é normal que ela fique em dúvida!

5 – RAIZ QUADRADA: UM LIVRO COM PERSONAGEM QUE QUER SER MAIS DO QUE REALMENTE É:

Essa me deu trabalho… não sei, vou ficar com Draco Malfoy, de Harry Potter…

6 – PORCENTAGEM: UM LIVRO QUE TINHA TUDO PARA SER E NÃO FOI

Mas, também, não foi um livro ruim! Estou falando do 172 Horas na Lua, do Johan Harstad, onde um grupo de adolescentes vencia um concurso global que lhes daria direito de passar 172 horas em uma base supersecreta na lua. O que me incomodou foi que, apesar da premissa genial, o livro sofreu com personagens sem carisma algum, o que comprometeu meu envolvimento com a história.

7 – PI: UM LIVRO QUE NÃO TEVE UM FINAL CONCRETO

Não apenas não teve um final concreto como já gerou discussões acaloradas e pedidos de opiniões das mais variadas formas! O “Quando Tudo Volta”, do John Corey Whaley, é dos melhores livros que li na vida. Nele, Gabriel, irmão do protagonista, Cullen, desaparece e acompanhamos a angústia da família enquanto espera pelo retorno do filho. O final é aberto e permite interpretações, eu, sinceramente, escolhi aquela que precisava, que me feria “parar de sofrer”. Aconselho quem vier a ler o livro a fazer o mesmo.

8 – DIFERENTE: UM LIVRO COM UM FINAL INESPERADO

Poderia citar alguns, mas o que piscou logo na minha cabeça foi o “O Inverno de Frankie Machine”, do Don Winslow. Leiam, é obrigatório!

9 – DELTA: UM LIVRO COM UM TRIÂNGULO AMOROSO

Acho que minha escolha é também a que mais mexeu com os leitores nos últimos anos. Vou ficar com a trilogia “A Seleção”, onde em seus três livros, “A Seleção”, “A Elite” e “A Escolha”, America Singer se viu dividida entre Aspen, seu amor da vida toda, e Maxon, o príncipe herdeiro que ela não consegue ler muito bem e identificar suas emoções. Sou fã decçarado da trilogia, e acho que foi um erro enorme a autora, Kiera Cass, continuar narrrando algo que se encerra perfeitamente em “A Escolha”.

10 – IGUAL: CITE DOIS LIVROS PARECIDOS

Quando commecei a ler “Percy Jackson e o Ladrão de Raios” achei a coisa toda muito parecida com Harry Potter: mundo paralelo, uma “escola” onde garotos exercitam seus poderes, um menino que não tem ideia do poder que tem e de sua importância para o mundo., e etc. Enfim, isso foi o que me afastou da série, parei apenas no primeiro volume.

 

Para ver as respostas da Elis, clique aqui.

3 comentários:

  1. Olá!!!!

    Adorei essa tag. Diferente pra caramba!! E tem que quebrar a cabeça pra resolver essas adições e subtrações todas, rsrs.

    Adorei as escolhas também!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano!
    Gostei da tag! E sobre a última pergunta... Não li Percy Jackson, mas quando li o primeiro da série Os Instrumentos Mortais também achei parecido com Harry Potter, e esse também foi o motivo de ter parado com a série.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oieeee,
    Ai que máximo ver a tag aqui, fiquei intrigada agora com os fatos que tiraria de O menino dos fantoches de Varsóvia, espero ler esse ano para conferir. Como não lembrei de Harry Potter e seus gêmeos, nossa foi tão difícil achar essa resposta pra mim, pois leio tantos livros e jamais fiquei ligada em ficar pensando quem tem gêmeos, quem tem trigêmeos e etc...shauhsua....eu vivo a história e pronto. Eu gostei muito da trilogia Estilhaça-me, por causa desse ping pong..hsauhsua...172 horas é outro livro que quero ler em breve, mas ando com receio devido as resenhas que li. A trilogia A Seleção falam muito bem, mas ainda não li nenhum, quem sabe agora em 2016. E sobre o Percy Jackson, bem para os órfãos de Harry Potter, eu acho válido esses livros um pouco semelhantes...shausha....dessa série eu li dois livros e o mar de monstrons achei mais ou menos. Mas pretendo ler os outros até porque tenho a coleção.

    Não sei porque e nem se já leu, mas acho que a série A Ordem dos Arqueiros parece uma leitura que você curtiria, eu li só o primeiro e gostei muito na época, todo ano eu adquiro o próximo volume e infelizmente não leio...não sei porque...mas vou ler...saudade dessa história.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar