9 de fevereiro de 2016

Não Pare! – Trilogia Não Pare #1, de FML Pepper[Resenha #242] [Desafio De E-books Nacionais 2016]

Não Pare


Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.

E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!

Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.

Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!

Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?

Seria a Morte sua companheira para toda a vida?

É chegada a hora da verdade


Me surpreendi muito!

Não existe ouyra maneira de começar esta resenha sem ser com esta afirmação. Por que, sim, a narrativa da autora FML Pepper me surpreendeu e me vi preso à narrativa do livro até que o temrinei.

No livro, Nina Scott está longe de ser uma dolescente com uma vida normal. Prestes a fazer dezessete anos, ela não tem anigos nem consegue criar raízes, tudo isso porque sua mãe vive trocando de emprego e se mudando para os mais variados lugares, até mesmo duas vezes em um mesmo ano.

Nina reconhece que sua mãe, Stela, é um tanto tensa, nervosa, paranóica e que a criara sozinha pois seu pai não estava por perto – não me lembro agora se é dito que ele morreu ou se apenas estava ausente… – então ela meio que acha que reclamar seria colocar um “peso” ainda maior nos ombros da mãe, porém em alguns momentos a acidez fala mais altos e elas se desentedem.

Mas, é claro, ela não é feliz com isso. Ela se preocupa com a escola e se conseguirá convencer a mãe a se fixarem em um local para que ela possa frequentar uma faculdade, e se um dia criará vínculos por tempo o suficiente para se sentir como uma garota comum. O que, logo no início, fica claro que ela não é.

Achei ela um tanto bobinha por não suispeitar, desde o começo, dos acidentes estranhos que colocam sua vida em perigo e dos impulsos migratórios da mãe que sempre tem início após esses eventos, e, o indicativo mais gritante de todos: de suas pupilas verticais que se assemelham a dos gatos.

Sendo um fenômeno congênito, as pupilas verticais sempre fizeram parte da vida de Nina e ela tem a sorte de ter ao seu lado uma mãe que se aprofundara no assunto e acabara se tornando a maior especialista mundial em lentes de contato – razão pela qual, é fácil concluir, a mãe é tão requisitada e disputada pelo mercado, estando em constante mudança – e que desenvolvera para ela lentes que se adaptaram perfeitamente aos seus olhos, deixando-os com aparências normais.

Após mais um episódio em que a vida de Nina estivera em perigo, elas se mudam para Nova York.

Eu quase – QUASE! – acreditei que, enfim, Nina teria uma vida normal. A escola é bacana, os alunos são bacanas, ela faz amizade com uma garota – apesar de naturalemtne resistir a isso, que é mais uma de suas defesas que ela mesma criara para não se magoar: por que ela deve se apegar a alguém se dali a algumas semanas sua mãe pode decidir se mudar novamente: – e arrabata uns corações apaixonados.

O livro é tão bem narrado que o triângulo amoroso adolescente – entre Nina, Kevin (o candidato bonzinho que seria o favorito no BBB) e Richard (o cara cheio de cicatrizes que dificilmente você apresentaria para sua avó num almoço de domingo) – não me irritou, muito pelo contrário, fiquei extremamente intrigado em saber qual dos dois era o cara mal, pois tava claro que um dos dois eram!

Richard seria minha aposta direta. Ele é a personificação do bad boy, do cara mal, de um alguém que, eventualmente, acabaria com Nina em um piscar de seus olhos hipnóticos. Mas seria a opção mais fácil.

Kevin, então. Kevin é bonzinho demais, do tipo que fica sem assunto dentro do carro quando leva Nina para casa, mas eu consigo perfeitamente vê-lo como um lunático no padrão “Violência Gratuita”, então, sim, o triângulo me deixou bastante ocupado procurando por migalhas que pudessem em levar até o “culpado” entre os dois.

Acontece que tudo vai bem até que Nina começa a passar mal, ter alguns desmaios e, segundo testemunhas, falar em língua estranha. Ela não conta nada para a mãe, com medo de que ela arrume as malas e fuja mais uma vez, levando-a consigo, e logo agora que ela tem uma vida muito próxima da que ela gostaria de ter, mas nós, leitores, que somos um tanto menos ingênuos que ela – e melhor informados –, sabemos que essa foi a atitude mais equivocada que ela poderia tomar.

Finalizando, o livro dá uma guinada que acrescenta um ritmo muito bem vindo à leitura. Tudo se transforma, e todas as certezas que tínhamos meio que ficam em suspenso. Gostei muito, mas muito mesmo. Quero muito ler logo a continuação e saber o que acontece com Nina.

_

Não Pare! é minha primeira leitura do “Desafio de E-books Nacionais 2016”, proposto pela Sora, do Meu Jardim de Livros. A ideia é ler, pelo menos, um livro naiconal em e-book, por mês, até o fim do ano. Mais detalhes no post da Sora.

Não Pare - Dados

Não Pare! – Trilogia Não Pare! Livro #1, de FML Peppper (2015) – 280 páginas, ISBN 9788565859660, Editora Valentina.

{A+}

3 comentários:

  1. Caraca, você fez com que eu me sentisse perdendo algo de muito bom por ainda não ter me aventurado no mundo da FML, fiquei aqui me coçando para ler... E sim, tirou um pouco do meu receio em relação ao livro ser realmente bom! Nossa, preciso ler e pelo que você colocou parece o livro que a gente ler em uma sentada!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou. Porque eu também gostei :)
    E gostei mais ainda da resenha!!!

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Luciano,

    A resenha ficou linda!
    Beijocas,
    Pepper

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar