6 de setembro de 2010

As mães, por Bradbury

No momento estou lendo As Crônicas Marcianas, de Bradbury. Sei que já falei n vezes sobre ele nos últimos posts, mas não posso deixar esta passar em branco. Já se aproximando das 100 páginas, no conto A Terceira Expedição, que narra, claro, a terceira viagem do homem ao planeta vermelho, sendo que as anteriores não efetuaram contato algum ao lá chegarem, Bradbury nos diz, para corroborar tudo o que se passa, a seguinte frase:

Um homem não faz muitas perguntas quando a mãe é repentinamente trazida de volta à vida; ele fica feliz demais.

Eis uma verdade que, passado o pânico inicial, caso o fato de fato ocorresse, é absoluta. Poucas coisas são tão fortes quanto à relação mãe-filho-mãe, e não se vê, ao menos não rotineiramente, situação semelhante envolvendo pai e filho. Talvez devamos isso à Édipo, mas o pobre é um injustiçado, já que matou o pai e casou-se com a mãe sem o saber, mas enfim…

Ponto para Bradbury.

: : Aproveite e compre obras do autor : :

2 comentários:

  1. Dentro da ficção cientifica quase tudo é permitido e talvez o susto ao avistar "pessoas amadas", familiares, ao invés de homenzinhos verdes fez esquecer os questionamentos, pelo menos momentaneamente. Terráqueos sempre cairão na armadilha quando o afeto estiver envolvido e nesta de Bradbury, o marcianos realizavam a fantasia humana de reviver um momento no passado. Você já chegou no conto sobre borboletas? :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é Luma, considero este o melhor conto até agora, o modo como foram ludibriados - e como veem sendo - é genial. Ainda não cheguei no das borboletas, mas agora fiquei bem curioso, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar