25 de fevereiro de 2011

Como eu leio

Meme: Como eu leioVi esse meme no A Magia Real, um excelente blog sobre livros mantido pela Elisandra, que também é a idealizadora do Desafio 50 livros em 2011! Eu vou ler! que conheci através do Google News a pouquíssimo tempo, mas que já é um dos meus blogs favoritos. A ideia é simples: responder as perguntas abaixo sobre hábitos relacionados a esse companheiro tão fiel: o livro.

A Aquisição

1. Sempre compra seus livros, ou tem algum anjo da guarda? Se tiver, quem são eles, normalmente?

Normalmente os compro, mas tenho ganhado alguns exemplares de amigos próximos: faz bem para a alma e para o bolso!

Gasta quanto (em média) por mês em livros? Já estourou cartão de crédito com livros?

O valor varia muito: não sou um comprador compulsivo, já fui, mas aprendi a me controlar (sou contador por formação, então tinha que me dar um jeito, rs) então muitas das vezes consigo esperar até uma boa promoção para comprar determinado título. Nunca estourei cartão de crédito, mas já passei alguns meses bem apertado por isso.

Consegue livros emprestados com frequência? Se sim, quem te empresta normalmente?

Bom, moro em cidade pequena, então o número de leitores com bons livros também é pequeno – a maioria das pessoas aqui leem somente livros de auto-ajuda, e eles não são lá a minha praia – então meu porto seguro é a biblioteca da escola estadual, e, mais recentemente, a recém inaugurada biblioteca pública.

O Deleite

Lê em média quantos livros por mês?

Já li muito, mas muito mesmo. Porém, os anos de faculdade foram bem improdutivos neste sentido: lia apenas livros técnicos, e tive de deixar a literatura de lado. No ano passado, meu primeiro ano pós-faculdade, li 26 livros, neste, pretendo atingir os 50 da meta.

Lê quantas páginas num dia? E nos finais de semana?

Depende muito do livro: tem aqueles que você simplesmente não consegue largar antes de chegar ao fim, e aqueles outros de leitura morosa, que exigem um esforço enorme para seguir em frente. Mas, na média, lendo 80 páginas já me dou por satisfeito.

Consegue abandonar o livro no meio da leitura?

Não! Já fiz muito isso, principalmente nos tempos de escola: pegava um livro na biblioteca, e , se não gostasse, deixava-o de lado. Mas é passado. Toda leitura trás algum benefício, algum ensinamento, nem que seja no mínimo 5 segundos de reflexão pós-leitura. Mesmo se a leitura não desanda, me esforço para concluí-la. No final das contas, um autor pode até merecer uma segunda chance.

O Local do Crime

Consegue ler em local movimentado (ônibus, fila de banco) ?

Não. Sou bastante sensível a barulhos e ruídos, e qualquer coisa em locais movimentados atrai minha atenção. Sem condições para ler.

Prefere ler na mesa, sofá, no chão, ou na cama?

Leio quase sempre no mesmo lugar: numa cadeira de área na varanda de minha casa, com os pés descansando em outra cadeira e um caderno de anotações ao alcance da mão: quando você menos espera uma frase que vale a pena ser lembrada depois surge no texto, então tenho que ter onde anotá-la.

Qual sua hora do dia preferida para ler?

Leio sempre durante o dia: o excesso em outros tempos deixou meus olhos sensíveis ao esforço da leitura durante a noite. Então, quando o sol se põe, os livros voltam para a prateleira. Gosto especialmente do fim de tarde, por volta das 19h00.

Os Impedimentos

É solteiro(a) ? Se não, sua (seu) namorada (o), noiva (o), mulher (marido) te dá espaço para ler?

Sou solteiro, então, ao menos por enquanto, tenho todo o tempo do mundo para ler, rsrs.

Lê no trabalho? Se sim, qual emprego dá essa dádiva de ler em horário de serviço?

Apesar de ter alguns momentos livres durante o dia, não leio nenhum livro por lá, mas aproveito para pôr a leitura de blogs em dia.

Já deixou de sair com a galera só para ler aqueles capítulos irresistíveis?

Sim. Li os três últimos livros da série Harry Potter de forma compulsiva, aproveitando cada momento livre, e, consequentemente, algumas escolhas tiveram de ser feitas.

As Insanidades

Já sonhou, ou teve pesadelos vivendo a história de um livro? Qual foi o livro?

Foi muito estranho: estava lendo O Caso dos Dez Negrinhos (que agora se chama E Não Sobrou Nenhum) que é o melhor livro de Agatha Christie que já li, e fiquei aterrorizado com o clima, com o fato dos crimes se sucederem sem um culpado aparente. Durante umas boas semanas coloquei a cama no canto do quarto, e dormia com as costas apoiadas na parede, e olhos bem abertos fixos na porta, até dormir, claro. Mas, pelo que me lembre, não cheguei a sonhar com a obra não.

Qual a maior loucura que já fez, ou que faria, para conseguir um livro?

Foi no ano passado, durante o I Salão do Livro de Presidente Prudente. Havia ganho um exemplar autografado de um livro do Moacyr Scliar oferecido pela organização do evento, e fui ate lá buscá-lo. Enfrentei um calor tremendo, e fiz todo o caminho a pé (sou um desastre pegando ônibus interurbanos) para, no final, ficar sabendo que não poderia esperar pela palestra do autor, pois não teria ônibus para voltar para minha cidade Smiley triste. Mas, mesmo assim, valeu a pena.

Já chorou ao terminar um livro? Foi de felicidade ou tristeza? Qual foi o livro?

O último livro pelo qual chorei foi Réquiem em Los Angeles, de Robert Crais. O livro é uma obra prima da literatura policial, Crais é um gênio no gênero, e Elvis Cole, o protagonista que se intitula o melhor detetive do mundo, é meu herói. Para se ter uma ideia, lá pelo meio do livro ele solta uma das frases mais bonitas que já vi em livro, cheia de significado: “Vale a pena chorar pelo coração humano, mesmo que de ônix. Taí um livro que vou reler este ano!

As Indicações

Como indicação deixo todos os que quiserem responder e levar este meme adiante.

2 comentários:

  1. Oi Luciano, adorei ver esse meme aqui, então quer dizer que você tem de ler no absoluto silencio, eu ultimamente também ando perdendo a concentração quando há um barulho que me encomoda por perto. Pena que não pode ver a palestra do Moacyr, mas pelo menos você foi até lá. Mas estava eu aqui pensando, se você foi a pé porque não ficou até o fim da palestra e voltou a pé?...rsrs..brincadeira...imagino que o caminho deva ser longo.....até logo...beijokas elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Elis,

    Então, o lance da palestra é o seguinte: ela aconteceu em outra cidade, e fui até lá de ônibus, e, da rodoviária ao local da palestra fui a pá. Por isso não pude ficar. Ah, e só leio em locais calmos, se não, não dá.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar