12 de abril de 2011

Eyeshield 21 Vol.01 [Resenha #013]

eyshield21 vol 1Eyeshield 21 é um mangá de esportes que narra a história de Sena Kobayakawa, um garoto frágil, recém admitido no colegial e que, durante toda a sua vida, foi tratado como um escravo por seus colegas de turma. A única amizade sincera é nutrida com Mamori Anezaki, sua amiga de infância que o encoraja a procurar se escrever em um clube de atividades – como são comuns no colegial nos EUA e Japão – a fim de se enturmar e fazer mais amizades. Porém, Sena é dono de uma incrível habilidade, que o permite correr com uma velocidade incomparável, o que o torna perfeito para ser um running back em um time de futebol americano.

Mesmo em uma suposta nova fase de sua vida, a entrada no colégio não mudou sua vida como se podia esperar, e ele continua sendo tratado como escravo, e ainda é humilhado pelos colegas – típico caso de bullying. Durante um desses ataques, ele conhece Kurita Ryokan, um grandalhão dono de uma força descomunal, que mesmo sem saber o impede de levar mais uma surra, e Sena acaba concordando em ser o secretário do clube de futebol americano.
derrub

Na saída, seus agressores continuam à sua espera, e, diante de uma fuga veloz e desesperada, Sena chama a atenção de Hiruma Youichi, um dos alunos mais temidos do colégio e  também membro do clube – na verdade, antes da entrada de Sena o clube era composto apenas por Hiruma e Kurita – por causa de sua velocidade. Assim, ele é, digamos, convidado por Hiruma, que é louco de pedra!, a fazer parte do time como uma espécie de arma secreta, o Eyeshield 21 do título, nome formado pela junção da palavra eyeshield, ou protetor de olho em português, e 21, número da camisa de Sena.
game

O primeiro volume – que compreende os capítulos 1 a 7 – mostra a formação um tanto quanto forçada do time e seu primeiro e dramático jogo, contra os Koigahama Cupids. Com o roteiro competente de Riichiro Inagaki, o mangá trás humor e ação na medida certa,  e arte de Yusuke Murata (também responsável pela arte, e roteiro, de Minds), Eyeshield21 me cativou de tal forma que estou ansioso para ler o segundo volume, e acompanhar mais uma batalha dos Deimon Devil Bats.

Eyeshield 21 Vol.01 (アイシールド21, 2002), de Riichiro Inagaki e Yusuke Murata  – 188 páginas, JUMP Comics.
3a

2 comentários:

  1. Oi Luciano,

    Gostei da sua resenha, não sabia que havia um mangá onde temos um personagem Sena, bem acho que é porque não tenho muito contato com mangás, mas sei de alguém que vai adorar saber deles....abraço elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Elis,

    Também me surpreendi com o nome do personagem principal, não sei se há alguma relação, nem se é um nome comum no Japão, mas, de qualquer forma, deixa a nós, brasileiros, um tanto mais felizes.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar