11 de outubro de 2011

O Meme Literário de Um Mês Dia 11: Cite um livro que fez você rir

OGrandeMentecapto

A princípio imaginei que esta seria das perguntas mais difíceis, mas a resposta surgiu logo. Nunca, repito, nunca ri tanto como quando li O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino. Conheci Sabino através de crônicas, que sempre povoaram os livros didáticos de Língua Portuguesa nos tempos de escola, o que me atiçou para conhecer algo mais dele, até que a oportunidade surgiu.

O livro conta a história de Viramundo, que, para mim, é um dos  maiores heróis que nossa literatura já teve. Sabino, com a genialidade de poucos, faz com que Viramundo passasse por incontáveis situações, que muitas vezes me levaram as lágrimas de tanto rir, encontrando pelo caminho personagens tão memoráveis quanto ele próprio.  Ah, você ri, mas também se emociona, muito, com a história deste brasileiro.

Chegou a bater uma saudade agora.

O Meme Literário de Um Mês foi proposto pela Tábata, do Happy Batatinha. Visite para ver a lista completa de participantes.

Para ler minhas outras respostas, clique aqui.

6 comentários:

  1. Puxa Luciano me esqueci por completo desse livro. Li há tantos anos que já nem me lembrava. realmente é muito engraçado. Boa lembrança. Quem sabe agora não o releia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Roseli, estou bastante tentado a fazê-lo. Quem sabe no começo do ano que vem ;)

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li este livro e já registrei aqui. Quando criança li muitas crônicas dele nos livrinhos da coleção "Para gostar de ler", juntamente com as de Rubem Braga e Walter Acosta. Livro, o último que li foi "A nudez da verdade".
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Luma,

    O livro é excelente - como quase tudo de Sabino - e faz a gente lamentar o fato de ele ter escrito tão poucos romances.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse citar UM livro, seria injusto com todos os outros. Então tá bom, vou citar um que li recentemente: 'As aventuras de Huckleberry Finn', de Mark Twain. Ri pra caramba!

    ResponderExcluir
  6. Ah! Grande livro. Li ele logo após ter lido As Aventuras de Tom Sawyer, e adorei, é muito melhor que o anterior. Bateu saudades de Mark Twain agora.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar