27 de outubro de 2011

O Meme Literário de Um Mês Dia 27: Você costuma fazer anotações enquanto lê?

Anotações

Acho que sempre fiz, anotando principalmente citações. Cheguei a ter um caderno com diversas dedicatórias de livros, mas ele acabou se perdendo. Já falei dele aqui, em parte foi o que me inspirou a criar o Dedicatórias, que por sinal anda meio abandonado. Hoje em dia continuo anotando citações e dedicatórias, além de menções a outros escritores que possam surgir durante o texto, assim como nomes e pequena descrição dos personagens. Mas não consigo anotar nada no livro, me dá aflição. Uso sempre blocos, cadernetas, o que estiver à mão.

Na imagem pode-se ver uma das páginas da caderneta onde faço minhas anotações neste momento. Belos garranchos, não? Para não perder muito tempo, anoto apenas o começo da citação, passando tudo para o computador depois. Para entender um pouco o “sistema”, na imagem,  a letra “Q” representa uma citação que se encontra na página indicada pelo número logo após a letra. Os colchetes possuem dupla utilidade: quando vem logo depois da letra “Q” e do número da página, indica que a citação fica no meio de um parágrafo, tornando difícil sua posterior localização, trazendo em seu conteúdo o início do parágrafo onde ela se encontra. Se está localizado após um trecho da citação, significa que desejo copiar a mesma até o ponto indicado em seu conteúdo. Por fim, os números dentro dos círculo indicam a página onde parei a leitura.

Me pareceu coisa de louco, rs. Juro!

 

O Meme Literário de Um Mês foi proposto pela Tábata, do Happy Batatinha. Visite para ver a lista completa de participantes. Para ler minhas outras respostas, clique aqui.

Voltando rapidamente ao Dedicatórias, um dos motivos pelo qual ele está parado é a falta de dedicatórias! As da minha estante já se esgotaram. Quem quiser contribuir, basta me enviar a dedicatórias, título do livro e autor, para meu e-mail lucianoassantos@gmail.com ou deixar nos comentários mesmo. Já agradeço.

8 comentários:

  1. Uau Luciano! Utiliza até mesmo códigos! legal! Quanto a sua menção aos garranchos, nem me fale! Outro dia comentei com um amigo que estou desaprendendo a escrever de forma cursiva por culpa da digitação. Minha letra mais parece um hieróglifo indecifrável! Ninguém entende muitas vezes nem eu mesma!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Roseli,

    Sabe que as vezes nem eu mesmo me entendo? É pura falta de treino mesmo, quado estudava minha letra era mais decente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Luciano,

    Adorei o Dedicatórias!!!
    Vou virar colaboradora!!! Sempre presto atenção nas dedicatórias, algumas são bem interessantes...
    Esse seu sistema é beeem maluco, né!! rsrs
    Muito criativo!

    =)

    ResponderExcluir
  4. Joelma, fico feliz! O Dedicatórias merece sair do limbo. Ah, o sistema é coisa de louco mesmo :D

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que achei seu modo de anotar bem complicado...rsrsr...mas cada um se encontra de uma maneira. Eu anoto a frase toda e a página e sempre me acho, acho que tenho uma boa memória pelo menos até postar a resenha, porque depois de postar perco grande parte da memória no arquivo da minha mente e só consigo dizer se é bom ou se é ruim, por isso acho que resenhas para mim são importantes para eu relembrar o que achei da história.

    Beijokas elis

    ResponderExcluir
  6. Elis, é confuso mesmo, mas como você mesmo bem disse, cada um se encontra de uma maneira, rsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o sistema codificado hehehehe... mas adorei mais ainda conhecer o Dedicatórias, super, super, super! Ideia muito batuta essa :D
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  8. Mi, brigadão ;) Já tenho mais algumas dedicatórias para voltar a alimentá-lo, é só o feriadão acabar.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar