30 de janeiro de 2012

11 livros de 2011

livrosFinalmente encerro, com este post, minha lista dos melhores do ano passado. Se na lista dos filmes sofri por não ter assistido filmes marcantes o suficiente – apesar de ter esquecido Não Estou Lá, sabe-se lá por qual razão, mas listas são traiçoeiras por este motivo, sempre alguma coisa fica de fora – nesta a dificuldade se deu por ter lido no ano passado livros que me marcaram por diversos motivos.

Assim, depois de pensar bastante, e de um sobe e desce incrível de posições, a lista final é esta. Não estranhem se, ao conferirem as notas dadas nas resenhas com as posições que cada título obteve aqui, um livro com uma nota menor estiver na frente de um que recebeu uma nota maior. Às vezes, o segundo lugar nos marca bem mais que o primeiro.

Para ler as resenhas, basta clicar no nome do livro.

1. O Cair da Noite, de Isaac Asimov e Robert Silvenberg: Grande Asimov! Baseado em um conto do grande mestre, e escrito em colaboração com Silvenberg, é um dos mais criativos livros de ficção científica que já li, trazendo uma premissa mais do que interessante: em um planeta iluminado por seis sóis, e com pelo menos um deles presente no céu todo o tempo, o que aconteceria se, num determinado evento, nenhum deles estivesse no céu e a noite caísse e seus habitantes se vissem em meio à escuridão total, algo nunca antes experimentado? A dupla de escritores exploram a situação com maestria, muitas vezes confrontando as visões da ciência e da religião sobre o fato.

2. O Inimigo Secreto, de Agatha Christie: segundo livro da Rainha do Crime, e o primeiro com os detetives Tommy e Tuppence, é de uma engenhosidade incrível, e por muitas vezes, como é comum em livros da autora, mudamos de opinião sobre quem é o grande vilão da história. O que começa por acaso se transforma em uma aventura de grandes proporções.

3. Da Terra à Lua, de Júlio Verne: Foi meu reencontro com Verne após muito tempo. E foi muito bom. Com um início um pouco estranho, já que, segundo o livro, os membros de um clube do canhão sentem-se entediados, sem ter o que fazer após a guerra, então decidem atirar um projétil contra a Lua, o livro deslancha mesmo a partir do momento em que um francês propõe aos membros do clube que ele “embarcasse” no projétil. Nele, senti um pouco a falta das paisagens grandiosas dos outros livros de Verne, mas nada que comprometesse a leitura. Ah, Maston, o secretário do Clube do Canhão, é um personagem inesquecível.

4. O Misterioso Caso de Styles, de Agatha Christie: Primeiro livro da autora, que trazia como detetive, claro, Hercule Poirot, investigando a morte de uma rica senhora. Me marcou por trazer a escritora em seus primórdios. Como disse na resenha,

a essência da futura Rainha do Crime já pode ser encontrada aqui: toda genialidade na construção e desenrolar da história, e também no despistar do leitor em busca do culpado pelo crime; porém em uma versão menos requintada que aquela que o tempo e a experiência tão bem moldaram, brindando-nos com grandes clássicos da literatura policial.  E, se em Styles o final era o previsto, ao menos a forma como se deu é bem diferente…essa é a Rainha do Crime!

5. Encontro com Rama – Série Rama Vol. 01, de Arthur C. Clarke: Meu primeiro Clarke. Mostra um mundo artificial, cilíndrico, possivelmente alienígena, onde tudo é feito usando o número 3 como proporção. Me chamou a atenção o domínio que Clarke tem da narrativa, aumentando ou diminuindo seu ritmo conforme a necessidade, seja para deixar o leitor mais intrigado ou para dar mais dinâmica a, por exemplo, momentos de ação. Ainda este ano leio a continuação.

6. Sobre Meninos e Lobos, de Dennis Lehane: O livro sofreu com o fato de eu ter assistido ao filme dirigido por Eastwood antes de ler o livro. Foi inevitável, afinal somente tive acesso ao livro no ano passado, o que estragou algumas coisas. Lehanne escreve muito bem, e constrói seus personagens de forma pouco vista, não fazendo questão de esconder os defeitos de uns e outros, pelo contrário, ao mostrá-los ajuda o leitor a compreender cada um. Certamente lerei outro livro seu este ano.

7. A Sétima Torre V: Em Guerra, de Garth Nix: Com certeza o melhor dos cinco volumes da série que li no ano passado – ainda falta o sexto, que deve ser lido em breve, colocando um fim à história de Tal. Nix sabe como contar uma história, e neste volume ainda temos toda a agilidade que a guerra entre Escolhidos, Homens-do-Gelo, Resistentes e Espíritos-Sombra nos trás. Foi o livro que elevou minha expectativa com a série aos níveis mais altos, então é bom que o sexto volume faça jus a ela.

8. Crepúsculo, de Stephenie Meyer: Demorei a me render aos vampiros de dieta, e só comecei a ler os livros no ano passado. Não é lá a oitava maravilha do mundo, mas conseguiu me prender usando o artificio da disputa do amor de Bella por parte de Edward e Jacob. Apesar de saber que estou em desvantagem, sou #teamjacob, e não, isso não tem nada a ver com os filmes.

9. A Torre Negra Vol. 01: O Pistoleiro, de Stephen King: Este foi o primeiro livro do autor que li numa boa, sem grande dificuldades com seu estilo de narrativa, que sempre foi um empecilho pra mim. A história do Pistoleiro é cativante, e tenho que conseguir o volume dois rapidamente.

10. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry: Não há muito o que falar sobre O Pequeno Príncipe. Basta dizer que deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas.

11. Julieta Imortal, de Stacey Jay: Releitura de um clássico, e voltado para o público jovem, o livro conseguiu, apesar de não ter lido o original, de Shakespeare, me prender a atenção pela abordagem um tanto quanto inusitada, transformando o casal mais famoso da literatura em oponentes em uma batalha mortal.

É isso. Estes foram os melhores de 2011, cada qual em sua categoria: séries, músicas, filmes, e livros. Ano que vem, espero, tem mais :)

 

OBS: Sobre Ganhando Meu Pão. O livro certamente seria o primeiro desta lista, mas ainda estou devendo a resenha dele, é difícil escrever sobre algo que te fascina tanto como ele me fascinou. Na verdade o estou relendo (pela segunda vez), então assim que terminar posto a resenha, e de qualquer forma, ele deve entrar na lista dos melhores deste ano, que deve sair em janeiro próximo.

13 comentários:

  1. Luciano,

    Também sou #TeamJacob!! rs
    Você já leu osoutros volumes da série? Meu preferido é Eclipse, principalmente a primeira metade, que é narrada pelo Jacob!
    Os livros da Agatha são ótimos, já li esses dois.
    Pena que os livros da Torre Negra são tão caros!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, parei no Lua Nova, mas quero muito ler os demais da série ainda este ano. Torço pelo Jacob, já que Edward é muito fresco, me dá nos nervos, rs. Agatha é única, sempre é bom ler algo dela. E concordo com você, os preços da série A Torre Negra são bem salgados.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. De todos os títulos listados, só li O Pequeno Príncipe. Gosto bastante do Stephen King e amei o filme de Sobre Meninos e Lobos. Acho que vou procurar esse último.

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, Lehane me surpreendeu de várias maneiras, mas ainda não sei dizer se sou fan dele, de carteirinha, por isso quero ler algo mais seu, se possível este ano ;)

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Tou puto da vida porque perdi um comentário grande que escrevi. Aliás, eu também concluí minha série de listas hoje, com a dos melhores álbuns ouvidos em 2011.

    ResponderExcluir
  4. Aliás, você é um daqueles blogueiros que eu admiro muito, Luciano, hehe, dos que resenham todos os livros que leem, sinal de disciplina e persistência, as quais confesso que não possuo. Pra cê ter uma ideia, acho que vou escrever apenas um "Bibliofagia" por mês, abarcando breves comentários críticos a respeito de todos os livros lidos em tal período.

    Li uma antologia de Robert Silverberg há muito tempo, e lembro-me que adorei; na época, me surpreendi com a versatilidade temática desse autor, de fato um contista formidável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não resenho tudo-tudo, é que este ano li muito pouco, então resenhei tudo que li, rsrs, mas estou tentanto me forçar a resenhar o máximo possível de tudo o que ler. Olha, o Blogger é sacana, eu sempre dou Ctrl+C antes de publicar o comentário, mas perdi centenas deles antes de começar a fazer isso.

      Abração ;)

      Excluir
  5. Muitos livros que você eu ainda não li. Também não li "Pequeno Príncipe", mas eu tenho um exemplar que meu pai comprou quando eu era pequena. :) E "Julieta Imortal" será um das minhas próximas leituras.
    Ótimas escolhas!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carolina, "O Pequeno Príncipe" é um livro excelente, tenho certeza de que vai gostar, assim como de "Julieta Imortal". Ficarei de olho nas resenhas ;)

      Beijos.

      Excluir
  6. Encontro com Rama já está na minha lista, quero conhecer os Três Grandes da sci-fi o quanto antes!

    E sempre me incomoda ter contato com algum filme antes do livro em que foi baseado, partir de algo tão concreto pra outro mais livre. O caminho inverso é sempre o melhor, na minha opinião. ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, o livro é ótimo, e mal posso esperar para ler a sequência. E realmente, sempre que posso leio o livro antes - se preciso até me recuso a ver o filme, rsrs - pois caso contrário muita coisa se perde.

      Abraços.

      Excluir
  7. Da sua lista eu já li três.....\o/....e claro que conforme meu gosto seria outra posição a deles,...rsrsrs....ha em breve vou ler O Inimigo Secreto.....\o/.....adorei a lista e lembro de ter lido a maioria das suas resenhas ano passado...\o/...pelo jeito esse ano você vai ler bem mais e ano que vem essa lista vai ser bem diferente....\o/.....beijokas elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, este ano quero ver se consigo ler os 50 que era pra eu ter lido no ano passado, veremos se consigo ;)

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar