5 de janeiro de 2012

Culpa de Mãe [Resenha #033]

imageQueria ler o “Culpa de Mãe” desde que a Vanessa Anacleto, do Fio de Ariadne, contou em seu blog que o estava escrevendo. Sou leitor – e admirador – do blog há muito tempo, e baseado nas experiências anteriores com textos seus, sabia que o resultado seria muito bom, como sempre o é. Basta ler as aventuras do Detetive Pereira, tanto nos “Crimes do Metrô”, quanto na minha preferida, a “Sérial Quíli”; ou os textos “soltos” que ela sempre publica por lá para saber que o que digo é verdade. Mas as coisas nem sempre correm como esperamos, então só consegui tê-lo em mãos agora, e todo o tempo de espera foi plenamente recompensado.

Culpa de Mãe” fala de um dilema que a maioria das mães que trabalham devem ter: como deixar seu pequeno ao ter que retornar da licença maternidade? É por ele que Fernanda, a mãe culpada do livro, está passando. Por mais que ela deseje voltar a trabalhar, e ela deseja muito, pois gosta do que faz e tem uma chefe que todos gostaríamos de ter: amiga, alto astral e compreensiva; se sente culpada por deixar a pequena Duda com outra pessoa. É normal e bastante compreensível. Em seu lugar também temeria, e não só pela questão de higiene e segurança, que são inerentes a este fato, mas também quanto a perder os momentos únicos na vida de uma criança, como o nascimento do primeiro dente, as primeiras palavras, os primeiros passos e até mesmo a sintonia entre ambas.

Neste processo, Fernanda chega a procurar a ajuda de uma terapeuta, a fim de que a ajude a colocar os pensamentos em ordem e buscar uma solução para o caso, que a deixa paralisada por não saber o que fazer. Mas, efetivamente, o que joga uma luz ao seu dilema é o encontro casual com Bia, enquanto passeavam com seus filhos. Após breve conversa, Bia conta a Fernanda sobre a existência do Culpa de Mãe, uma espécie de grupo onde mães que passaram pelo mesmo dilema dividem suas experiências. Este encontro faz Fernanda perceber que seu problema é bastante comum, o que a faz concluir que, sendo assim, muitas mães encontraram a solução, seja optando por voltar ao trabalho, ou por abandoná-lo. Seu dilema, enfim, possuía solução, restava a não mais fácil tarefa de optar pela melhor opção para todos os envolvidos.

Um dos pontos fortes do livro é a narrativa. Estruturado em diálogos vivos, o ritmo de leitura deixa o leitor bastante confortável com a história e seu desenrolar, já que se tem a impressão de que a conversa entre personagens poderia muito bem estar acontecendo aqui, em nosso mundo, e este é uma das características mais marcantes da Vanessa como escritora: ela possui uma habilidade única para compor diálogos, de modo que nada pareça forçado ou fora de lugar. Ganha-se em agilidade e entendimento.

Culpa de Mãe é um livro no qual todas – generalizar é difícil e traiçoeiro, mas acho que aqui eu posso – as mulheres que trabalham e foram mães vão se enxergar, e no qual os homens vão parar pra pensar e ver em como tudo é mais simples para nós. Tem personagens carismáticos – até a chefe é carismática ;) – texto rápido e, apesar do dilema vivido por Fernanda, bem humorado, que te faz sorrir e se identificar (ou entender como puramente justificáveis) com as situações propostas. Certamente vale os momentos que passa com ele em mãos. Certamente foi uma excelente escolha para começar as leituras  do ano.

Culpa de Mãe (Culpa de Mãe, 2010) Vanessa Anacleto – 152 páginas, ISBN 9788591152506, Edição da autora.

Para saber onde comprá-lo, clique aqui.

{B+}

9 comentários:

  1. Luciano, que bom que gostou do livro :-) Obrigada pela publicação da resenha. Estou trabalhando num outro livro e leituras como a sua dão ânimo para prosseguir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, foi muito ler o "Culpa", e agora fico ansioso pelo próximo ;) Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Luciano!

    Eu sempre me pergunto o que farei quando essa hora chegar para mim... Com certeza gostaria de ficar em casa curtindo os filhos, e cuidar deles como a minha mãe fez comigo, mas nos tempos de hoje não sei será possível.
    Acho que vou precisar entrar pro Culpa de Mãe! rs

    ResponderExcluir
  4. Oi! Gostei daqui... Esse livro parece ser interessante, a capa e o título são marcantes.

    Gostei daqui, tô seguindo. Admiro teu gosto por literatura.

    Queria te convidar a conhecer o meu e, se gostares, seguir:
    http://leilakruger.blogspot.com

    Tem poemas, prosa poética, divulgação do meu livro... já tenho algumas publicações de contos e poesias fora da Internet.

    E te convido a conhecer meu romance REENCONTRO, pela Novo Século Editora, e ler o primeiro capítulo:
    www.leilakruger.com.br
    Uma história de superação, amor, dependência química, amizades, família e muito mais. É sobre Ana Luiza, uma amante dos livros e da música que procurava o significado da vida além deles.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Joelma, não é nada fácil viver nos tempos modernos, rsrs, e o livro trata muito bem destas questões, tão comuns e cada vez mais presentes em nossos dias. Vale a leitura ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá Leila, passarei lá para dar uma conferida. Abraços ;)

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante a sinopse desse livro, apesar de parecer não ser o público mais indicado. Uma coisa que me chamou atenção é a capa e sua relação com a história. A chei bem resolvido.

    Beijos

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Lu, o livro é bem leve, então sua leitura é sempre agradável, e cai muito bem. A capa diz tudo sobre o dilema descrito no livro, rsrs, complicado é o caminho até se chegar a esse equilíbrio ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu li o Culpa ano passado! Também não me surpreendi com a narrativa da Vanessa pq costumava ler os seus contos no fio, confesso que faz um tempo que não passo por lá, as series de suspense, bem vc sabe que não curto o gênero!

    Eu ri muito lendo o culpa de mãe, teve horas que tive vontade de jogar o livro na cabeça da Fernanda e até hoje sou apaixonada pela patroa dela! rsrs

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar