13 de janeiro de 2012

Wishlist #2: Os Cadernos de Malte Laurids Brigge

Os cadernos de Malte Laurids Brigge

Ao deixar para trás uma infância idílica passada no castelo de seus ancestrais, o jovem dinamarquês Malte Laurids Brigge se vê sozinho em Paris, uma cidade a um só tempo deslumbrante e inóspita. Seus cadernos contêm as anotações dos seus sofrimentos, onde ressoam as memórias e angústias de Rainer Maria Rilke, um dos gênios da literatura alemã.

Publicado em 1910, Os cadernos de Malte Laurids Brigge é um romance autobiográfico, escrito no período em que Rilke viveu em Paris. Com ecos de Os sofrimentos do jovem Werther, obra-prima de Goethe sobre os tormentos da juventude, Os cadernos aborda vários temas que são recorrentes em romances de formação, como a busca pela própria individualidade, a tentativa de compreender o significado da morte, o questionamento dos dogmas da religião.

Influenciado pelo pensamento de Friedrich Nietzsche, o livro de Rilke, por sua vez, influenciou obras tão decisivas quanto A náusea, de Jean-Paul Sartre.

Minhas tentativas de comprá-lo já estão quase virando lenda. A primeira vez que me senti realmente tentado a lê-lo foi quando assisti ao vídeo abaixo, da série Pocket News, produzido pela L&PM Editores, que falava sobre as obras de Rilke lançadas pela editora. O fato de “Os cadernos” ser o único romance do autor, mundialmente conhecido por sua obras poéticas, me atraiu, então decidi que tinha que lê-lo.

Procurei o mesmo em uma livraria da “cidade grande”, Presidente Prudente, mas não havia em estoque então o encomendei. Era, se não me engano, por volta do dia 18 de dezembro. Voltei lá no começo de janeiro e a atendente me disse que não havia conseguido encontrá-lo com o fornecedor. De volta em casa, resolvi comprá-lo pela internet, na Saraiva, mas poucos dias depois recebi um e-mail avisando que o título se encontrava fora de estoque.

Já foram duas tentativas, e minha curiosidade acerca do livro só faz crescer. Talvez o detalhe da capa, que deixaram tristes os olhos da Moça com brinco de pérola – que mesmo antes do livro já me fazia pensar que o pintor safadinho a estava espiando! – esteja exercendo em mim alguma influência. Mas só talvez. O motivo principal é mesmo conhecer a obra daquele cujas cartas sempre inspiraram tantas pessoas ao redor do mundo. Um dia o leio.

9 comentários:

  1. Báh mas que coisa o.0 vou ar uma olhada se tem aqui na livraria onde comprei, se tiver te mando junto com o Cartas...
    Passei por isso com um livro que queria faz tempo, consegui na Livraria Cultura... foi um alívio hehehehe...
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Mi, tentarei novamente em um sebo daqui que me indicaram e que eu não conhecia. Dizem que lá o acervo é muito bom. Qualquer coisa darei notícias ;)

    ResponderExcluir
  3. Tenho um livro do Rainer Maria Rilke, "Cartas a um Jovem Poeta", mas ainda não o li. Espero que consiga achar este livro que tanto deseja, sei bem como é esse desespero; aliás, vou ver se encontro alguém aqui que o tenha, e depois te aviso. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Assisti o filme, Moça com brinco de pérola. Ele conta como o quadro foi executado por Johannes Vermeer e não entendo a relação dele com o livro em questão, pois não foi com Rodin que Rainer Maria Rilke trabalhou em Paris?
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Jorge, minha próxima investida para encontrá-lo será amanhã. Veremos no que dá.

    ResponderExcluir
  6. Luma, acho que a MOça foi usada só para ilustrar a capa mesmo, sem relação com seu pintor. Mas "eu acho". Quem sabe após lê-lo veja uma outra relação.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Ei, pelo que andei vendo em outros blogs, há um novo sistema de comentários do Blogger, com direito a réplicas diretas. Já tentou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando! Valeu pela dica, não tava sabendo não. Tá dando trabalho, mas valerá a pena.

      Excluir
  8. Gostei do novo layout. E o melhor de tudo é que a fonte Labyrinth voltou.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar