15 de abril de 2012

Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços: Desencanto

BC Amor aos Pedaços: DesencantoHoje acontece a segunda fase da Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços, promovida pelos quatro “erres”, Rute, Rosélia, Regina e Luma Rosa – mais detalhes aqui na, chamada para a blogagem – e que trata do desencanto. Na primeira, que aconteceu no dia 15 de março, falamos sobre o encantamento, e você pode ver minha participação aqui.

Localizando o tema para o nicho do blog, tenho uma certa dificuldade em desenvolvê-lo. Desencanto é uma palavra forte, pois sugere que tudo o que vivemos na fase anterior, o encantamento, se mostrou de alguma forma desapontadora, e o sentimento se desfez, deixando em seu lugar um gosto de perda que pode ser bastante difícil de ser debelado. Bom, ao menos este é o enfoque que consigo dar à questão.

Falando de livros, e pensando comigo por um bom tempo, buscando pela memória fatos dos mais diversos, não me lembro de ter me desencantado com um. Como quase todo mundo, me desencanto com mais facilidade com as pessoas, mas a concorrência é até injusta: o outro tem muito mais possibilidades de te machucar/magoar/ferir que um livro.

De qualquer forma, e ainda pensando em livros, se me “desencantaram” foi por causa de pequenos detalhes, como um personagem que toma um rumo diferente do esperado, ou mesmo um rumo diferente para a história em si, um final ruim ou coisas do tipo, que não são fortes o suficiente para causar o mesmo efeito que o causado por uma pessoa. Se um livro te desagrada e desencanta por determinado motivo, você sempre pode fechá-lo e buscar outro na prateleira. Não é tão fácil fazer o mesmo com pessoas.

Em um relacionamento, por exemplo, existem sentimentos envolvidos de ambas as partes, amor, admiração, e também esperanças e encantos que fazem com que a coisa flua e tenha um significado qualquer, forte o suficiente para ambas as partes se mantenham juntas. Não se pode – ou não é tão simples – “fechar” uma pessoa e buscar outra na prateleira. Quem já terminou um namoro bem sabe do que falo; assim como quem já discutiu com um amigo ou se decepcionou com alguém em casa.

Mas é inegável que se desencantar faz parte do processo de crescer, basta que sejamos inteligentes o bastante para que possamos decantar a situação e tirar os ensinamentos e lições que nos fará evoluir. Cedo ou tarde passaremos por isso, o que muda, e pode mudar tudo, é a forma como reagimos a ela.

 

Para ver a lista dos participantes, visite o Luz de Luma.

 

Importante:

Bookcrossing blogueiroA partir de amanhã acontece a Quarta Edição do BookCrossing Blogueiro, capitaneado pela Luma. Nossa!, já estamos na quarta edição, o que faz de mim um veterano no assunto, pois participo desde a primeira :)

A iniciativa consiste em fazer com que os livros circulem, conquistem um número maior de leitores, ao invés de ficarem parados numa prateleira qualquer. Imagine só se aquele livro que tanto te emocionou tenha a oportunidade de emocionar outra pessoa; não parece bem mais justo que deixá-lo encostado, ainda mais em um país como o nosso, onde o acesso a cultura ainda é difícil?

Para participar, você deve libertar um livro em um local onde possa ser encontrado por alguém, como uma praça, um terminal rodoviário; ou ainda entregá-lo pessoalmente, o que vale é fazer com que ele circule. E desta vez a data é bastante flexível, indo de amanhã, 16 até a próxima segunda, dia 23, então você pode se organizar da melhor forma para também fazer parte do movimento. Para maiores informações, visite o post de chamada, no Luz de Luma.

29 comentários:

  1. Olá, Luciano

    "Tu és o orvalho que me beija"...
    (Meliss)

    Em pleno período pascal nos reencontramos para tecer o nosso Desencanto... entrelaçar partilhas de coração a coração...

    A sua maneira de escrever como Marte é bem objetiva e não deixa de passar e bem a mensagem do Desencanto...
    Gostei do DECANTAR... palavra adequadíssima pra fase do Desencanto no meu sentir...
    É urgente esgotar toda a dor!!!

    Obrigada por sua participação e nos vemos no próximo mês se Deus quiser!!!
    Abraços fraternos de Paz e Esperança junto com o meu carinho também fraterno

    "Meu coração orvalhado
    pleno de gratidão,
    agradece a Deus"...
    (Élys)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, este mÊs fiquei meio assim com o tem, sem saber direito como levar a coisa toda, mas acho que consegui passar uma mensagem.

      Até o mês que vem ;)

      Excluir
  2. Você já leu "O Velho e o Mar"?
    É desencanto.
    Eu ainda não li, por falta de oportunidade. Mas a história merece ser lida e relida, pelo pouco que vi.

    Minha contribuição: http://migre.me/8GBkK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuel, li sim, tem um tempo já. Sem dúvidas é um grande livro.

      Excluir
  3. Luciano

    Sempre difícil questionar quanto ao desencanto porque nos leva a vários sentimentos. Falar em livros que nos desencantaram seria não ter o que falar, pois cada um entre seus desencantos existe sempre encantos escondidos em suas linhas e páginas.

    Admiro suas participações sempre procurando livros acompanhando o tema. Já participei em uma blogagem pela Saleta de leitura com a resenha do A Cabana, mas nem sempre tenho o livro inspirador.

    Estou participando pela mamyrene procurando falar de meus desencantos que na verdade foram responsáveis pelo meu crescimento, amadurecimento.

    Beijos e um bom domingo

    http://mamyrene.blogspot.com.br/2012/04/blogagem-coletiva-amor-aos-pedacos-2.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene, nesta eu passei apertado, mas acho que consegui falar um pouco sobre. Li sua participação, linda mesmo ;) e concordo quando diz que o desencanto, apesar de tudo, nos fortalece, nos faz crescer.

      Beijos.

      Excluir
    2. Compartilho em partes com a opinião da Irene. Sabe que muitas vezes temos um véu que cobre os nossos olhos e que passado um tempo, esse véu se desfaz e questionamos a nossa conduta. Ah, se fosse hoje, eu faria diferente! Mas não, acho que a nossa conduta sempre será igual, pois quando decidimos algo, colocamos em xeque a nossa educação e o nosso amadurecimento. Mas para as coisas do coração, o amadurecimento não vale nada! O coração é uma criança que não sai da infância.
      Lu, essa blogagem tem sido um desafio para você e eu estou gostando disso, pois vem surpreendendo!
      Obrigada por divulgar e estar participando do BookCrossing Blogueiro!!
      Beijus,

      Excluir
    3. Luma, é verdade, às vezes, olhando de longe, depois do ocorrido, sabemos interpretar melhor o que aconteceu. Quanto ao amadurecimento, acho que aprendemos um pouco, não sei se ficamos imunes, mas acho que, ao menos, aprendemos a lidar minimamente com a situação.

      Ah, minha participação do BookCrossing Blogueiro sai na quarta ;)

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Lucianao, gostei de conhecer seu blog e estou te seguindo!
    Há muitos livros e filmes sobre desencantamento, mas o tema é bem difícil de desenvolver mesmo, mas o importante foi participar e vc o fez muito bem!
    obrigada Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, passei meio apertado, mas acho que, afinal, consegui falar um pouco sobre ;)


      Grande abraço.

      Excluir
  5. Oi Luciano
    Sua inserção dos livros nos desencantos foi interessante, uma vez que tem também muito a ver com as espectativas e referencias nossas. De qualkquer forma, livros podem serr fechados, como disse e por outro lado, as pessoas podem deixar de representar para nós aquilo que foi. Contudo o que importa é "que se desencantar faz parte do processo de crescer".
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma, tem tudo a ver com nossas expectativas mesmo, e da forma como lidamos com elas. Ainda acredito que seja uma questão de experiências, apesar de que nunca ficaremos imunes a ela ;)

      Abraços.

      Excluir
  6. Nunca tinha visto isso. G.G
    Beijoca, Blanc

    ResponderExcluir
  7. Difícil um livro provocar desencanto mas algumas o fazem. Ou talvez que sejamos nós que não saibamos entendê-los e daí o desencanto.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELvira, também tentei enxergar sob esse ponto de vista, e às vezes faz mesmo sentido. Abraços.

      Excluir
  8. Olá, Luciano!

    Também penso que o desencanto faz parte do processo do crescimento. Crescer dói, e por isso, nos sentimos tão machucados quando as desilusões nos visitam... Mas, concordo com você, é preciso que saibamos decantar, e perceber que lição de vida nos traz o desengano. Lógico que essa percepção não é imediata, é fruto de uma reflexão, mas, é o caminho para o maduramento.
    Adorei seu texto, e essa associação de livros verso pessoas... Bacana!

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro, que bom que gostou ;) Acredito mesmo nisso, que, apesar dos pesares, os desencantos servem para que nos fortaleçamos, mas isso quando conseguimos entender, decantar o ocorrido e nor tornarmos mais fortes.

      Abraços.

      Excluir
  9. Oi Luciano,

    É sempre mais facil desencantar-se com as pessoas / relacionamentos que com livros, não é?
    Mas sabe que já me desencantei com alguns...talvez por não estar preparada para a leitura. Isso pode acontecer nos relacionamentos tbm.
    Obrigada por sua visita.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, pode mesmo acontecer, só não acho tão forte, "traumático". É sempre - e sempre - mais difícil lidar com pessoas.

      Beijos.

      Excluir
  10. Adorei a comparação entre as pessoas e os livros,adoro ler e dificilmente me decepciono com algum livro,pois fico tão envolvida que até quando a história toma um rumo inesperado vou seguindo a trilha.
    As pessoas realmente nos desencantam em algumas vezes,mas isso é apenas parte do crescimento de cada um de nós.
    Abraço e uma boa semana,=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suu, também penso desta forma. Apesar de nunca ficarmos imunes, estes desencantos vão nos ensinando algo.

      Excluir
  11. Muito interessante esse caminho que você percorre entre pessoas e livros, sempre fui leitora voraz, e nunca me desencantei com livros, muito pelo contrário, mas hoje em dia, qualquer um publica o que quer e tenho desencantos sim. Como as músicas que tinham melodias lindas cuja sonoridade nos fazia cantar e bailar e hoje? Depois de "É o tchan", o que vc me diz? onde estão as letras lindas, verdadeiras poesias de Chico, Caetano, Gilberto Gil, Vinícius e outros tantos? Bem, senti saudades dos tempos onde qualidade era de verdade, real e se primava por ela. Bela a sua participação! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luiza, realmente temos que filtrar o que vemos/lemos/ouvimos, ou vamos acabar bastante desencantados, há uma facilidade muito grande hoje de se publicar material, e nem sempre tudo é publicável.

      Abraços.

      Excluir
  12. Oi Luciano,
    cá estamos de novo participando lado-a-lado.

    É bom chegar no seu blog e sentir a forma original de abordar o tema. Ainda que eu ame todas as participações (claro!). Cada uma com sua essência. Mas só você fala de livros de forma intima e familiar. O pontolivro.com é amor aos livros e ponto final. Não há outro igual :)

    Ao ler sua postagem recordei a forma como costumo me referir à vida. Falo muitas vezes que minha vida é um livro, cada relacionamento um capitulo. Não descarto, nem ponho de lado as pessoas, elas seguem junto comigo, nos capitulos passados e outras há que surgirão nos capitulos futuros.

    Ainda que pareça um livro-armário com gavetas, tudo muito certinho e arrumado, não o é. É sim, um livro dinamico, tem referências no presente a folhas passadas, notas de alerta, pequenas viagens ao futuro. Na verdade, minha vida é uma coletânea literária, muitas reencarnações, relações e evoluções.
    Beijo além-mar.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute, muito obrigado. Pode-se encarar a vida desta forma mesmo, e a considero a mais correta. A vivemos em capítulos, as pessoas vem e vão, numa desordem que, se não fosse assim, talvez não teria tanto encantamento ;)

      Beijos ;)

      Excluir
  13. Olá, Luciano!Ao ler o teu texto também tentei pensar num livro que me desencantou e na verdade ficou difícil apontar um. O sentimento que recordo mais é o desencanto de chegar ao final de um bom livro, uma certa melancolia daqueles momentos bons terem acabado e saber que não voltarão mais!Essa sensação é muito frequente, às vezes até faço uma pausa, poupo as folhas finais para que demore mais o fim. Com os desencantos da vida é muito mais complicado, porque somos as personagens e não sabemos o que nos vai acontecer...e em pleno desencanto parece que a tristeza não têm fim...mas tudo isso faz parte do livro do nosso crescimento, das muitas páginas da vida!
    Muito bom estarmos nesta coletiva!
    Beijinhos lusitanos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lina, uma frase em seu comentário é perfeita para descrever o que quiz dizer quando apontei que era muito mais facile doído desencantar com pessoas: "Com os desencantos da vida é muito mais complicado, porque somos as personagens e não sabemos o que nos vai acontecer..." foi no ponto!

      Beijos.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar