2 de julho de 2012

Conselho de Amiga [Resenha #057]

Esta é a primeira resenha – de muitas, espero – feita por um colaborador aqui no blog. A Ágata Bresil, do Tudo tem Refrão, gentilmente aceitou resenhar Conselho de Amiga, e vocês podem ver a resenha abaixo.

Conselho de Amiga

 

 

 

Sinopse: Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Antes de tudo gostaria de dizer o quanto me sinto honrada pelo convite do Luciano para colaborar com uma resenha para o pontoLivro. Sou muito fã do blog e das resenhas aqui postadas, por isso tive um certo nervosismo quando sentei para escrever a minha opinião sobre o livro. Espero fazer jus ao que o blog traz aos seus leitores e desde já agradeço pela atenção e pela paciência. Haha!

A primeira coisa a se deixar claro sobre este livro é de que deveria mesmo é fazer parte do selo Jovem da Editora Novo Conceito, só para não haver um desentendimento quanto ao publico que ele é direcionado. As personagens têm todas 16 anos e por isso o livro foi escrito perfeitamente na base dessa idade.

Ruby não é a garota mais perfeita da escola, pelo contrário, ela tem um estilo desleixado próprio e é fã de brechós e velharias. Suas três amigas também são diferentes e elas formam um grupo diversificado, mas completo. Beth é a melhor amiga de Ruby, elas se tornaram companheiras de diversão a muito tempo atrás, quando ainda eram crianças, por isso Beth a conhece melhor do que ninguém e é sempre a melhor conselheira, um exemplo de amiga. Maria é a saidinha do grupo, rodeada de meninos, ela adquiriu a amizade das outras duas a apenas 1 ano atrás, mas mesmo assim tem mais intimidade com elas do que a Katherine que só conseguiu isso a algumas semanas, enquanto chorava sozinha pela escola. Katherine é a típica rebelde, que fuma e não se importa com os sentimentos alheios.

A estória começa com a mini festa de aniversário da personagem principal. Ruby está prestes a completar 16 anos e vai assoprar as velinhas ao lado de sua mãe e suas três amigas, quando ao cantarem parabéns, a campainha toca inesperadamente e pela porta entra a figura distante de seu pai, que ela não vê a 6 anos. Jim saiu de casa sem nem ao menos explicar o porque e nunca deu um sinal de vida. Ruby enfrentou momentos difíceis, consequentes deste acontecimento... lidou com psicólogos e notas baixas, mas se recuperou, tudo graças a sua fiel amiga Beth.

Confesso que sempre quis ler um livro da Siobhan Vivian, pois sempre tive curiosidade sobre sua narrativa. Surpreendi-me pelo fato de ela ter conseguido escrever de forma correta para a idade proposta como público de sua obra. A linguagem é simples e sem muitos adornos. As situações por quais as personagens passam são típicas das adolescentes que estão  começando a amadurecer. Siobhan adicionou os elementos cruciais para que a estória decolasse de forma natural: o garoto que não é o príncipe encantado, mas é o príncipe do mundo torto de Ruby, os conflitos nas amizades, os segredos que conduzem o leitor até o final e a narrativa em primeira pessoa que nos levam para dentro da mente confusa e insegura de uma garota com problemas por todos os cantos.

Pela primeira vez admito que talvez Beth não seja a dona da verdade.

– pág. 153

Não espere que sua vida mude ao ler Conselho de Amiga, mas espere virar a última página e repensar sobre suas amizades e sua família. Espere também se sentir inspirado a procurar os nomes de fotógrafos citados pelas personagens, já que Ruby, ganhando uma Polaroid (aquela máquina fotográfica instantânea) de aniversário, passa a se interessar por fotografia e a autora traz esse mundo de arte para dentro da narrativa de um jeito muito especial. É óbvio que recomendo que leiam este livro, se você está precisando de uma leitura leve, rápida e que não te traga pesadelos, essa é uma boa pedida. É simplesmente adorável e ao mesmo tempo consistente, não é algo bobo só porque é direcionado a um público mais jovem.

- Ágata Bresil

 

Conselho de Amiga (A Little Friendly Advice, 2008Tradução de Maysa Monção, 2012) Siobhan Vivian – 223 páginas, ISBN 9788563219305,  Editora Novo Conceito.

_

Primeiro gostaria de agradecer à Ágata por ter colaborado com o blog, e por toda a consideração que demonstrou por este espaço. Muito obrigado mesmo. E não deixem de visitar seu blog, o Tudo Tem Refrão.

E se você também deseja ser um colaborador – e não precisa ser especificamente com resenhas de livros, pode ser com um texto que se encaixe com a temática do blog, que é até bem diversificada: lembrem-se que por aqui já falei de filmes, músicas, séries e, claro, livros – entre em contato pelo e-mail lucianoassantos@gmail.com Pode até ser com um desafio para o “Qual é o Livro?”, por exemplo. Você decide.

Para o futuro vou providenciar uma aba específica para colaboradores… Espero por vocês.

33 comentários:

  1. Oi Luciano!
    Adorei a resenha da Ágata, já acompanho o blog dela e adoro.
    Ainda não li nada dessa autora, mas me interessei pelo livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Quem tem de agradecer sou eu :) Foi um prazer colaborar para o seu blog, já que o acompanho sempre e adoro.

    Abraço. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Ai que resenha ótima, gostei demais, só me deixou mais curiosa pra ler, e parece ser uma leitura leve...

    ResponderExcluir
  4. Começando pelo fim, eu acho que o "Qual é o livro?" uma tortura . psicologica rsrs... #Exagerada

    Quanto a resenha, curti a ideia do livro, as vezes tudo o que a gente precisa realmente é de uma "...leitura leve, rápida e que não te traga pesadelos..." Então ele vai para a lista.

    E sim, gostei também da resenhista, o jeito franco e claro de falar, é estranho ouvir outra "voz" ressoando pelas paredes de seu blog, mas também dar mais dinamismo ao espaço! #BoaIdeia

    Cheros Luciano!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha da ágata, seja bem vinda.

    Gostei de todas as partes da resenha e do livro amei o fato de falar sobre fotografia... I LOVE

    A Siobhan escolhe os lugares perfeitos para escrever suas histórias, principalmente quando o palco do Show é um colégio e algumas amigas


    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Achei bem legal!
    Parece super interessante!
    Modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Uma boa resenha é aquela que deixa o leitor com muita vontade de ler o livro (foi o meu caso). A parte que mais me atraiu foi a fotografia ;-)

    Beijos Luciano, parabéns à Ágata.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço de coração por todos os elogios. :) Estou muito agradecida.

    *-* Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata, eu é quem agradeço por ter aceitado, e pela dedicação ao escrever a resenha, que, sim, ficou mesmo ótima ;)

      Grande abraço :D

      Excluir
  9. Adorei a resenha. O livro parece ser bem interessante e leve. A capa também é muito bonita.

    Beijinhos
    @Jordanabroering

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a resenha, é a primeira resenha que eu leio desse livro. Adorei o outro livro da autora, apesar de que não sou mais uma adolescente hehehehe, mas é valido para todas as idades.

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha, me fez querer ler, mesmo sendo para adolescente.

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Desde que vi que esse livro iria lançar queria muuuito lê-lo..a capa me deixou muito interessada nele.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei do outro livro dessa autora. É bem adolescente, leve, não uma leitura daquelas que você termina o livro pensando “Caramba!!!” mas é bom do mesmo jeito. Senti que esse segue pelo mesmo caminho. Eu queria ler esse também.

    ResponderExcluir
  14. HUm.. Apesar de não ser fã do estilo,
    vez em qndo aprecio a leitura..
    :)

    ResponderExcluir
  15. Fico frustrada quando a história não desenvolve, folhas vão se passando e eu fico me perguntando onde é que realmente a história vai começar, e quando termina, fico com a impressão de perda de tempo. Apesar de ter mt vontade de ler Nao sou este tipo de garota que e da msm escrito, esse livro nao me chama a atençao.

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu preciso dizer que isso tá começando a ficar estranho... Eu achei seu blog lá no Tudo Tem Refrão (eu adoro o TTR), daí vim aqui e simplesmente amei seu blog, e agora a Ágata também está aqui? Isso é muito mais do que eu mereço.
    Bem, A resenha né.
    Primeiro vou ao fato que mais me chamou a atenção. Como é que um livro de adolescentes/jovens, escrito em 2008 pode ter vindo fazer sucesso só agora? E digo fazer sucesso por que onde quer que eu vá, seja livrarias ou blogs, tem alguma coisa sobre esse livro. Acho interessantíssimo isso por que tipo, tenho a impressão de que alguns livros ficam lá escondidinhos esperando o momento certo para aparecer.
    Quero demais ler esse livro, ah, e é claro, parabéns á Ágata que mais uma vez fez uma resenha completa.

    Beijos ;*
    Carol,
    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroooool, você é uma fofa, me deixa sempre feliz com seus comentários e até aqui você me deixa mais feliz ainda *-* UAHSUAUHSHUAHUHSUA Super obrigada pelos seus elogios.

      Beijooos. Tudo Tem Refrão

      Excluir
    2. Olá Carolina,

      A Ágata escreve muito, fico muito feliz em poder ler ela lá no Tudo tem Refrão, poder contar com uma resenha dela aqui então foi maravilhoso ;)

      E, sim, ela merece todos os elogios ;)

      Excluir
  17. Não espero mto mais do que diversão descompromissada deste livro, pq as vezes ler só coisa séria nos torna chatos rs...=P

    Afinal tb já passei pela adolescência e nunca é ruim lembrar como era rs =P

    miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  18. Uffa li num fôlego só. Parabéns Ágata pela sua resenha e pela forma como conseguiu narra sobre a o que leu nos deixando presos e maravilhados com a história em si.
    Acho que sempre é válido lermos algo leve e que nos fazem refletir.

    Parabéns ao Luciano pela escolha e tenho certeza que receberá vários emails.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Bem eu nunca tinha pensando que me interessaria pelo livro Conselho de amiga, ai resolvi ler a resenha e me interessei
    :3
    espero que se houver oportunidade de ler eu goste
    abraços
    e o blog está lindo

    ResponderExcluir
  20. que gracinha de livro, adorei a resenha e agora estou super querendo ler, deve ser muito bom

    bjos

    ResponderExcluir
  21. Oii
    Já li um livro da Siobhan Vivian e gostei muito. Quero ler Conselho de amiga para ver se é bom também. Bjos

    ResponderExcluir
  22. É por isso que eu gosto da Siobhan. Ela consegue manter a leveza e mesmo que os livros não sejam histórias que mudam sua vida ou marcam, ela sabe conduzir muito bem, sem fugir à realidade e traz sempre uma leitura muito agradável. Muita gente está reclamando que o livro é bobo, mas acho que importante atentar para a questão da faixa etária pra a qual foi escrito. Eu, particularmente, não me incomodei nem um pouco com "Não sou este tipo de garota" que também tem o selo Novo conceito jovem, então, creio que vou gostar bastante de Conselho de amiga.

    Parabéns pela resenha, Ágata! E parabéns Luciano por ter ido buscar uma colaboradora de qualidade. ^-~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colabora de qualidade foi adorável. Muito obrigada por isso Janaina. <3 Yey... to feliz da vida ;x

      Excluir
  23. Preciso falar a verdade, de início pensei que esse livro fosse chatiiinho, porém, pelas resenhas vou percebendo que não é bem assim... me deixando ainda mais ansiosa pra ler esse livro!
    Adoro o kit dele :D

    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Adorei á resenha, o livro tem de tudo um pouco do que gosto de ler,bjs.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da resenha, estou curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  26. Eu amei, acho que compreendo bem o que você quer dizer com '' conseguido escrever de forma correta para a idade proposta como público de sua obra'', já li o outro livro dela, Não sou este tipo de garota e a linguagem é super jovem, natural e bem tranquila. Gostei muito do livro que li dela e amei a resenha de Conselho de Amiga, fica bem óbvio que a Siobhan veio pra ficar *-*

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela resenha!
    Muito bem feita. Não precisava ficar nervosa na hora de escrever não, já que escreve tão bem.
    Livros leves são necessários em alguns momentos de nossas vidas e depois de ler a sua resenha "Conselho de Amiga" entrou para minha pequena (enoooooooooorme) listinha.
    Tenho praticamente esta faixa de idade e acredito que vá me identificar com as personagens.
    Espero que eu goste do livro, tanto quanto você gostou.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juu *-* Tenho certeza que vai adorar. :) beijinhos.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar