18 de julho de 2012

Relembrando: Junho

Relembrando

Um pouco tarde, é verdade, mas não dizem que sempre é tempo para quase tudo? Pessoalmente acho que o “quase” faz toda a diferença! Vamos então relembrar um pouco de Junho:

Resenhas e Leituras

Junho me trouxe algumas das melhores leituras do ano. Garotas de Vidro, até agora, é um dos três melhores que li nesta temporada. O fato de ter me enganado completamente, imaginando que se tratava de literatura fantástica tornou sua leitura ainda mais saborosa. E devem levar em consideração que é um livro denso, em alguns momentos doloroso. A forma como a autora narrou a obra, como retratou o tormento de Lia me arrebatou. dois abraços, com certeza!

Desejo antigo, Ramsés I – O Filho da Luz finalmente me caiu nas mãos e me dei muito bem. A escrita de Christian Jacq pode não ser fiel historicamente falando, mas ele sabe como cativar o leitor e como construir um enredo empolgante. Mal posso esperar para ler o segundo volume da série, e ver onde Ramsés e seus amigos vão parar.

Já o Ladrão de Olhos – As Aventuras de Peter Nimble é um livro ímpar. Com um protagonista órfão e cego, mas que não se deixa abalar e parte com toda a coragem que possui rumo ao desconhecido convicto de que lá está alguém que precisa de sua ajuda, dá uma bela lição em muitos de nós e nossos preconceitos. É o tipo de livro que agrada e deveria ser lido por pessoas de todas as idades. Mérito do autor, Jonathan Auxier, que construiu um mundo fantástico dotado de personalidade própria. É muito pedir uma sequência, Mr. Auxier?

Séries

Acompanhei Missing com sofreguidão. Ashley Judd mandava ver pelas ruas da Europa atrás de seu filho desaparecido enquanto tudo o que via como verdade se mostrava uma grande ilusão, e um passado que ela lutara tanto para deixar para trás estava de volta com toda a força. Pena que nem todo mundo compartilhou do meu entusiasmo, e a série foi cancelada na primeira temporada, deixando em aberto um mistério de deixar qualquer fã de série louco! Nunca saberei! Jamais saberei!

Eventos e Coletivas

A quarta fase da Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços falou sobre o Questionamento. Apesar de naturalmente me questionar – muito – não consegui desenvolver o tema a contento, e acabei por esgotá-lo antes de ter extraído tudo o que pensava que conseguiria. Uma pena. Já por isso, talvez, não consegui desenvolver nada na etapa deste mês, a última da blogagem, que deveria falar da Reintegração. Após ter dividido o amor em quatro pedaços – e sempre ter tentado localizar minha participação para o tema do blog – era hora de reunir tudo, Encantamento, Desencanto, Esperança e Questionamento. O tema me bloqueou, não consegui reintegrar o amor que havia dividido, apanhei bonito e acabei ficando de fora. Mas a blogagem seguiu firme e vale muito a pena acompanhar a participação dos demais participantes. Veja a lista no Luz de Luma.

Em seu terceiro ano, o Livros para se ler no Inverno retornou e pedi aos leitores do blog que indicassem bons livros para se ler durante a estação. As sugestões foram as mais variadas possíveis, abrangendo diversos gêneros. Se está em dúvida do que ler, acredito que possa encontrar um excelente título entre os sugeridos pelos leitores.

Etc

Em junho nasceu o terceiro filhote do blog, o “Os Russos”. No começo era para se tratar de um booktour de um dos títulos de Maksim Górki, por não ter encontrado um exemplar em boas condições se tornou um evento mais amplo, com um número maior de autores e, por fim, um blog. Tudo na minha cabeça, rs, sem, até agora, ter visto o mundo real – a não ser nos insistentes e-mails enviados ao grande Jorge Leberg, o sujeito que melhor entende e fala sobre os russos neste mundo. Está bem no começo, não tenho grandes pretensões com ele a não ser torná-lo um espaço no qual possa ser discutidas e divulgadas as obras de autores não somente russos, mas, de uma forma geral, nascidos em um dos países que fizeram parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Estou pensando em propor um pequeno evento em breve, de um título curto, acessível a um maior número de pessoas. Veremos. Ah, aceitamos colaborações, republicação de resenhas, notícias, frases, enfim, estamos abertos ;) e, se puderem deem uma olhada.

É isso. Na sexta tem mais uma etapa do “Qual é o Livro?” Já participou da etapa de sexta passada? Ainda dá tempo.

21 comentários:

  1. Dei uma olhada em Os Russos e gostei muito do que vi. Vou ficar de olho, porque nunca li nenhum autor dos antigos países soviéticos, mas tenho curiosidade. Desejo muito boa sorte nesse projeto!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Que bom que gostou ;) ainda está engatinhando, vamos ver no que dará ;)

      Abraços.

      Excluir
  2. Entrei no clube da Lu e dei uma olhada no Os Russos, amei a ideia!!! Acho que li poucos autores russos na vida, só lembro de ter lido Dostoiévski em Noites Brancas e sou louca de amor até a medula por Milan Kundera, reza a lenda que a Republica Tcheca fez parte da URSS.

    E sim, se frases de Milan Kundera servirem, está aqui quem manda uma seleção para você rsrs!!!!

    De toda forma, Boa Sorte com o projeto e espalhe a literatura russa pelo mundo!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Bom que gostou também Jaci! Ainda não tenho be certeza de quais países fizeram parte da URSS, tenho que pesquisar direitinho, mas se a Rep. Tcheca fez parte vou adorar receber as contribuições ;)

      Excluir
    2. Acabei de ver na Wikipédia: a Tchecoslováquia foi um estado satélite da URSS, então vale ;) rsrs.

      Excluir
  3. Detesto quando as séries acabam e nos deixam sem respostas. POR QUE ELAS ACABAM? Por favor, tenham consideração com os fãs!
    Olha, que bom que você garantiu boas leituras para o mês, ainda estou em busca dos "melhores do ano".
    Adorei esse seu projeto de "Os Russos". Para falar a verdade, nunca li nada de autores russos e mal conheço a cultura. Achei bem bacana a iniciativa Luciano. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, pior que aconteceu três vezes este ano já: Missing, The River e Alcatraz. Não tem fã que aguente!!!

      E me dei bem em junho, espero que julho seja tão produtivo quanto ;)

      Beijos.

      Excluir
  4. é bom esses relembrando porque tem coisas que a gente acaba não vendo e agora temos a oportunidade

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse mês foi bem favorável a vida literária blogueira para o .Livro, só faltou a participação na 5ª fase da blogagem... mas estava aqui pensando e concordando com a Rute (que ela me disse por email), a postagem anterior bem cabia na fase "Reintegração".
    Luciano, não liga por não ter participado. Eu mesma quase não participei...rs. Brincadeirinha... a blogagem caiu em um domingo e final de semana é bastante complicado pra mim, como faço os posts "na lata", fui fazer o danado quando cheguei da rua no Sábado e já eram 2hs. da manhã. Depois que acordei, fui ler o texto publicado, para saber se não tinha escrevido besteira.
    Muito legal o novo blogue. Vou adorar te acompanhar lá também! Já seguindo!!
    Fiquei com vontade de ler "Garotas de vidro". Foi nesse livro que a Aleska se inspirou para criar a blogagem coletiva do dia 21 e para onde vou, estou lendo críticas favoráveis.
    A Rússia ocupou a Tchecoslováquia em 1946 e somente em 1993 o país abandonou as orientações comunistas, quando foi dividido em dois Estados: República Tcheca e República Eslovaca que se mantém até hoje.
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, foi um bom mês, pena que travei na BC... Sabe, o Garotas de Vidro tá fazendo sucesso por aqui, já está no terceiro leitor que o pega emprestado, e todo mundo volta com uma consideração peculiar sobre ele. Muito bom mesmo.

      E obrigado pelo Os Russos, com o tempo novos posts surgirão ;)

      Grande beijo.

      Excluir
  6. Amo esses postes....
    Da uma é verdade!
    Ops, isso eu nao tinha visto.


    Bacio, Selene Blanchard
    MODA E Eu
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sessão Livros para se ler no Inverno, com este frio que tá fazendo aqui no sul, só lendo mesmo para passar o tempo!!!

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Luciano

    Como é bom chegar neste Relembrando e ver que quase tudo você conseguiu acompanhar.

    Hoje fui visitar o seu terceiro filhote Russos que fiquei e achei uma iniciativa muito interessante e digo que deve prepara esse evento, pois existe carência do saber da literatura russa.

    Quanto a Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços acopanhei suas participações e gostei muito. Colocar como base um livro foi sempre a forma como você participou de todas e a última como tinham livros para serem citados.

    Já me senti como você em muitas Coletivas que participei e procurei usar o que meu bom sendo misturando um pouco das experiêncis que a vida vai nos dando.

    Agora tenho que procurar cumprir a minha leitura de inverno, mas a grade cada vez fica maior.


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, espero que "Os Russos" cresça, veremos com o tempo como ele se sai ;) já na blogagem me deu um bloqueio daqueles, acabei ficando de fora ;) fica para a próxima.

      Beijos e boas leituras.

      Excluir
  9. Onde que eu sou "o sujeito que melhor entende e fala sobre os russos neste mundo", rs?! Só no Brasil, já temos Boris Schnaiderman, Paulo Bezerra, Tatiana Belinky, dentre outros. Foi uma ideia maravilhosa a d'Os Russos, e eu espero contribuir com considerável frequência assim que puder usar meu notebook novamente. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem disse que não? Bom, se não aceita o título, então vamos considerar o "neste mundo" como "neste mundo blogueiro" ;) Aguardo suas contribuições, rs.

      Grande abraço.

      Excluir
  10. Gostei muito do blog "Os russos". A literatura russa é uma das minhas prediletas, só não faço mestrado nela porque desconheço a língua e convenhamos que fazer o mestrado lendo os grandes autores russos em português não tem a menor graça.

    Esqueci de vir aqui dar minha dica de leitura para o inverno quando a tag estava no ar! Sempre achei essa estação a cara do Jack London!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aléxia, os russos escrevem como poucos, deve ser maravilhoso fazer mestrado em literatura russa, mas, como você disse, o melhor seria lendo-os na língua original ;)

      Sugestão anotada, London combina mesmo com a estação ;)

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar