29 de agosto de 2012

Meme: Entrando na História

Este meme foi criado – e me indicado – pela Lu Tazinazzo, do Aceita um Leite?, e é diferente da maioria dos memes, onde o blogueiro geralmente diz algo sobre si por, como ela mesma explica, neste post, “não é você quem vai responder! Quer dizer, é você, mas você vai assumir o lugar de um personagem de livro ou filme que você goste, admire, não goste, ache interessante, e responder as perguntas imaginando o que esse personagem diria.

De cara, me veio a imagem de Elvis Cole, o detetive com nome de rei que se autodeclara o melhor do mundo. Já falei dele aqui no blog algumas – muitas – vezes, assim como me lamentei por seu criador, Robert Crais, não ter por aqui o mesmo espaço que, por exemplo, Harlan Coben ou Robert Patterson – estes dois vendem bem, Crais cria obras de arte que também vendem, mas não tanto quanto. É a velha relação entre o bom e o mais vendido.

Mas vamos ao meme, as regras são as seguintes:

  1. Utilizar a imagem do meme sem alterações;
  2. Divulgar (com link) o blog que te indicou o meme e o blog que originou o meme, ou seja, o aceita um Leite?.
  3. Não alterar o enunciado das perguntas.

 

Qual seu nome?

Elvis Cole, o maior detetive do mundo.

Em qual livro/filme você aparece?

Sempre estou ao lado de meu parceiro e melhor amigo, o grandalhão Joe Pike, dono de um par de olhos verdes que você pode apenas adivinhar por trás dos sempre presentes óculos escuros. Já são quatorze livros da série.

Conte-nos uma mania sua.

Pode não parecer uma mania, mas no fundo é: tenho um coração mole e emotivo por trás de uma carapaça de indiferença, ressaltada por uma língua afiada e uma fala ácida para discutir o tempo em que vivo. Uma consciência voluntariosa e uma vontade de fazer o que é certo me coloca em grandes enrascadas, mas todas, sempre, recompensadoras.

Diga sua opinião sobre algum assunto de seu interesse.

Acho que as pessoas morrem de amor com frequência, e isso é um segredo que todos guardamos, até de nós mesmos.

Conte-nos uma coisa corajosa que você fez e uma meio ou muito estúpida.

Acho que é corajoso ficar citando frases do Grilo Falante por aí. E de estupidez, me deixei seduzir por uma detetive corajosa e atraente, e que fazia questão de me menosprezar. Minha namorada não ficou muito satisfeita.

O que você pretende fazer no futuro ou qual sua profissão?

Sou detetive particular. Melhor: sou o melhor detetive que já se viu, tanto sob o sol de Los Angeles quanto sob a noite escura que trás uma coruja que sabe demais e enregela nosso coração, ou no olhar de um gato preguiçoso e desconfiado.

Se você pudesse fazer uma pergunta para seu autor favorito (vivo ou morto), o que perguntaria?

Perguntaria ao meu criador, Crais: “eu sou a lente através da qual você vê o mundo?” Acho que ele responderia que sim. Somos bastante parecidos.

Transcreva uma citação do livro no qual você aparece que você considere significativa.

“A primeira vez que eu viera até aqui, apaixonara-me pelo lugar. Durante o dia, Los Angeles é um grande filhote brincalhão, ansioso por agradar e rápido no sorriso. À noite torna-se um baú do tesouro cheio de mágica e sonhos. Tudo que tem a fazer é perseguir seus sonhos. Tudo de que precisa é a mágica. Tudo que você tem a fazer é sobreviver, mas é assim em qualquer parte. Foi o que descobri aqui logo que cheguei; é o que cada vez mais pessoas descobrem aqui a cada dia, sempre descobriram e sempre descobrirão. É por isso que elas vêm; aquele baú do tesouro da esperança.”

 

Gostaria de colocar uma imagem que ilustre o Cole, mas não existe uma que esteja a altura. O próprio Crais – que já trabalhou com roteiros de cinema e tv, inclusive de outros livros seus – já disse que não vende os direitos dos livros do personagem para o cinema, tamanho carinho e respeito que tem por ele. Está aí, quem sabe, mais um motivo para ele não ser amplamente conhecido.

Fique à vontade para responder ao meme, mas não se esqueça de avisar a Lu em seu blog, tenho certeza de que ela vai gostar de ver sua participação. E, claro, me avise aqui também ;)

18 comentários:

  1. Mas eu concordo em gênero, número e grau com esse moço, não tiro nem coloco nenhuma palavra nisso: "Acho que as pessoas morrem de amor com frequência, e isso é um segredo que todos guardamos, até de nós mesmos." E que ninguém venha me criticar por ser medrosa com as paixões...

    E sim, claro que curtir o meme e vc nego arrumou uma boa forma de divulgar obras que vc gosta néh?!?! rsrs... Eu te saco Luciano, eu te saco!!! kkkkk

    Enfim, deu até vontade de entrar nessa moda, quem sabe por esses dias eu não invente néh?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, Cole é um sábio, e esse livro é maravilhoso, então como não divulgar?

      E vou ficar de olho, vai que você inventa!

      Excluir
  2. Adorei suas respostas! O que estou achando o máximo neste meme é que estou conhecendo novos e interessantíssimos personagens. Não conhecia o Elvis Cole, mas só por suas respostas aposto que é um cara muito cativante, por isso, assim que possível, vou procurar algum livro da série.

    Obrigada por responder!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que também gosto de memes, a gente sempre conhece coisas novas e aumentar a lista do que correr atrás.

      Abraços.

      Excluir
  3. Adorei o meme e fiquei curiosa também quanto ao Elvis Cole!

    To pensando em responder também, mas o difícil é escolher um personagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sharon, escolher um personagem pode mesmo ser o melhor problema. No mu caso, Cole é uma figura bastante forte, então logo pensei nele.

      Excluir
  4. esse meme é muito bacana! Bem criativo e diferente. ^^
    gostaria que todos os autores tivessem mais respeito pelos seus livros... muitas vezes as adaptações não fazem justiça e AINDA POR CIMA estragam a história.

    PS: concordo com a Sharon: difícil é escolher um personagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, seria bem melhor, não é mesmo, e ainda nos livraria de adaptações sofríveis ;)

      Excluir
  5. Luciano, eu amei o meme, achei bem original e gostei dos personagens e das respostas, mas quero muito saber... quem é Robert Patterson? Eu conheço Robert Pattinson e James Patterson, mas, afinal, quem é Robert Patterson? :o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk. Mas que burro! Eu quis dizer James Patterson! Obrigado por perceber, vou arrumar de casa ;)

      Excluir
  6. Como sou novata nesse mundo literário, conheci esses tais memes há pouco tempo.
    Vou continuar acompanhando, quem sabe qualquer hora dessas eu não entre na brincadeira??rs
    Adorei suas respostas, realmente foram as respostas do personagem :D

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro memes, eles sempre rendem, e dão uma boa oportunidade para conhecer mais sobre os blogueiros ;)

      Excluir
  7. Caramba, esse é o melhor meme de todos os tempos, não me vejo capaz de fazer algo assim, mas quando estiver lendo um livro com um personagem bem interessante, acho que vou fazer. Vou até salvar aqui nos favs.

    Abraço. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  8. Esse meme, realmente é um dos melhores que já vi.
    Assim, que decidir por um personagem vou fazer!
    Não conhecia esse personagem, mas pela suas respostas, ele é o cara! Também vou providenciar essa leitura!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, ele é bastante criativo, e dá um trabalho prazeroso responder as perguntas e imaginando como o personagem. Show de bola ;)

      Excluir
  9. Oi Lu!

    Respondi!

    http://www.quitandinha.blogspot.com.br/2012/09/meme-entrando-na-historia.html

    (você ia ver de qualquer forma, eu sei, mas é pra todo mundo saber... rerere)

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar