8 de agosto de 2012

Relembrando: Julho

Relembrando

Pois é: Julho terminou num piscar de olhos  e o segundo semestre promete  passar ainda mais rápido que o primeiro. Ano terminando, e aquela listinha mental sobre as “n” coisas a fazer compilada lá em Janeiro, ainda durante o recesso, tem pouquíssimos itens ticados. Há tempo para reverter o quadro? Talvez, mas a cada dia que passa novas tarefas surgem, obrigações aumentam e o tempo parece cada vez menos. E ainda estou estudando para concurso público. Entrando em parafuso em três, dois...

Apesar de as olheiras já denunciarem o que vem por aí, ainda me resta alguma sanidade, e tempo para ler. Vamos relembrar Julho.

Resenhas e Leituras

Conselho de Amiga, da Siobhan Vivian foi resenhado aqui pela Ágata Bresil. Vale a leitura, tanto da resenha quanto do blog dela, o Tudo Tem Refrão.

O Sonho de Eva, tinha tudo para ser um thriller brilhante. Envolvendo misticismo, filosofia, sonhos lúcidos e uma aventura à China, Chico Anes conseguiu criar um enredo envolvente, com personagens carismáticos o bastante para que você torcesse por eles. Pena que é um livro curto. Uma sequência seria bem vinda, se as coisas não tivessem se resolvido no final. Mas ainda há espaço, acho.

A leitura de A Filha da Minha Mãe e Eu, da jovem autora Maria Fernanda Guerreiro foi tensa. É um livro introspectivo, que te coloca a pensar e reavaliar as relações familiares. Livros assim raramente conseguem me prender, e acabo viajando. Com o “A Filha” me surpreendi, cheguei são e salvo ao final, e a leitura foi, sim, recompensadora. Vale a pena.

Não esperava muito do filme, não me convencia e ainda tinha a Kristen Stewart, mas Branca de Neve e o Caçador prometia uma boa releitura do clássico, então parti para o livro, escrito por Lily Blake. Apesar de ser baseado no roteiro do filme, o livro o supera, o que não é muito difícil, visto a qualidade que aquele apresenta. Entre o filme e o livro, mil vezes o livro.

Este tá ali, disputando com Garotas de Vidro, Ganhando meu Pão e Clube da Luta o título de melhor livro que li no ano, até agora. Sobrevivente, do genial Chuck Palahniuk me pegou de jeito mesmo eu já estando “vacinado” e consciente do poder que a narrativa do autor possui. Tender Branson é tão fascinante quanto Tyler Durden, e você fica se perguntando de onde o autor tira todas as qualidades que atribui aos seus personagens que o fazem ser memoráveis. Como esquecer mesmo a assistente social que visivelmente tem tantos problemas quanto Tender e que encontra sua “libertação” fazendo faxina? Como? Não dá, só nos resta ler.

Séries

Tenho acompanhado bastante coisa, mas poucas acabam merecendo um post. Smash é uma delas. Com a proposta de contar o que se passa nos bastidores de uma produção na Broadway, vemos praticamente todo o processo produtivo, da criação do tema à arrecadação de fundos para financiamento, passando pelos dramas pessoais de cada um envolvido no projeto. Pecou um pouco no lado pessoal, se esquecendo da peça em si – que nesta temporada era sobre Marilyn Monroe, em homenagem aos cinquenta anos de seu falecimento. Produzida por Spielberg e com Anjelica Huston no elenco, foi renovada para a segunda temporada.

Eventos e Coletivas

O Novo Qual é o Livro? finalmente saiu do papel, com o uso do formulário que aumentou a vida útil da brincadeira. Gostei do resultado, apesar de precisar de alguns ajustes para a próxima edição. Nesta sexta saiu a última etapa, mas ainda dá tempo de participar da etapa #8 e da #9.

Etc.

Não fiz lá muitas coisas em Julho. Bom, comecei a ler Os Novos 52, o tão falado reboot no Universo DC, que permitiria que tanto os leitores antigos quanto os mais novos da gigante dos quadrinhos acompanhassem um novo começo para seus heróis favoritos. Tá bacana, mas me deu uma saudade tremenda de voltar a ler mangá, então já estou esperando por um lançamento que valha a pena. Quem lê mangás sabe o quanto seus heróis são mais complexos que os medalhões da DC Comics e da Marvel...

Também me reencontrei com Muse. Fazia muito tempo que não ouvia, até que um cd caiu nas minhas mãos, o The Resistance, e estou ouvindo Resistance (a faixa) quase à exaustão. Mas não tanto quanto Florence & The Machine  e Marina & The Diamonds.

E, se pudesse indicar uma série para que assistissem, seria Tapas & Beijos, da Globo.

É isso. Dois abraços e até sexta, na última etapa do Qual é o Livro?.

10 comentários:

  1. Nossa, sempre fico frustrada em fim de mês. Pouco resta do salário e eu ainda acho que não fiz nada. Você fez bastante coisa, e bastante coisa boa! Parabéns! Eu quero muito começar a escutar Muse, adorei a banda no show de abertura do U2, mas nem sei por onde começar. Aceito dicas =)

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, gosto muito da banda. A conheci através do álbum Black Holes and Revelations, que é até melhor que este que citei, The Resistance. Mas meu notebook morreu, acabei perdendo muita coisa, inclusive a discografia do Cake (#saudades) e o "Black Holes". Mas acredito que tanto faz começar por um ou por outro, ambos são muito bons.

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Luciano, estava procurando a resenha de um livro e visitando o .Livro acabei me surpreendendo com um conteúdo muito bacana! Gostei bastante do post e com certeza passarei por aqui mais vezes!

    até mais!


    http://prologodaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano, primeira vez no seu blog e gostei bastante.
    Gostei das suas leituras, estão rendendo tanto quanto as minhas, a gente nunca consegue arrumar tempo para fazer o que quer, não é?
    Eu nunca fui de assistir séries, mas nas minhas férias em julho assisti 3, e viciei. Espero que isso não me tome muito tempo ou muitas noites de sono quando as aulas da faculdade voltarem.
    Assisto Tapas e Beijos às vezes, e é hilária.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, o tempo nunca é suficiente, rsrs. Mas também não posso reclamar, tenho conseguido elr bastante ;)

      Seja bem vinda. Beijos.

      Excluir
  4. Gosto muito de ler o seu Relembrando e imagina que acabei vindo atrasada.

    Sou um pouco desorganizada e avalio demais a sua organização em fazer um relay mensal do que abordou. Muito bom mesmo.

    Uma pena quando o nosso Pc nos leva coisas que curtios e é por isso que agora faço um back up para um HD externo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, eu também não consigo me programar muito bem não, tenho que olhar o histórico pra me situar, rsrs.

      Ah, e preciso urgente de um HD externo...

      Beijos ;)

      Excluir
  5. Luciano, nunca li nenhuma HQ de super herói, mas pra falar a verdade não pretendo, sabe? Não que eu deteste, até gosto bastante de certos filmes desse universo...

    Mas não me bate aquela paixão nem paciência de colecionadora, sabe? Acho até bem complicado pra um ser humano não-milionário colecionar tantos números!

    Minha relação com os quadrinhos é mesmo com graphic novels e, agora, mangás, especialmente àqueles ligados à história e cultura de um Japão do passado. Também me interesso por coisas mais alternativas e intimistas, como Sandman.

    Abraço! ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, eu gosto, mas é caro e dá trabalho morando no interior, por isso vou esperar pra quando resolverem lançar tudo encadernado.....

      Abraços ;)

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar