10 de agosto de 2012

Solução do Qual é o Livro? #8 e #9

Qual é o livro - Novo

Demorou mas acertaram o “Qual é o Livro?#8. Não era tão difícil assim, mas se tratava de um livro que, agora percebo, é meio “underground”, o que é injusto, pois é muito bom. Também aproveito para trazer a solução do #9, que era relativamente bem mais simples de se descobrir. Passando às soluções:

Qual é o Livro? #8

Na etapa #8, o livro era “O Homem no Teto”, de Jules Feiffer. Li este livro há muito tempo, então alguns detalhes dele já me escaparam, mas quem tiver a oportunidade o leia, é muito bom. Explicando as dicas:

1. Para ele, era a parte mais difícil de se desenhar: No livro, Jimmy é um garoto que adora desenhar histórias em quadrinho, é, inclusive, a forma que ele encontra (pelo que me lembre) de se enturmar com os outros garotos. Mas, apesar de ser bastante inventivo e desenhar muito bem, existia algo que ele não conseguia: desenhar uma mão.

2. Segundo seu tio, um crítico o destruíra – e à sua obra: O tio de Jimmy era um músico fracassado, que culpava sua ruína a uma resenha especialmente negativa de um crítico ferrenho.Para se vingar, até mesmo atribuíra o nome deste crítico ao seu cão de estimação – o que é estranho, mas muita gente faz isso!

3. O primeiro nome do autor é o mesmo de um grande mestre: O livro foi escrito por Jules Feiffer. Jules Feiffer : Jules Verne.

4. A mãe em seu santuário. O filho, também: A mãe de Jimmy era estilista, e, para se isolar da balburdia caseira se isolava em um cômodo da casa, a que chamava de seu santuário, o “sanctum sanctorum”. Em busca de paz para desenhar, Jimmy também criou seu espaço, no porão de sua casa. Seu pequeno santuário.

5. Um presente admirável!: É o final do livro, o ato final. É majestoso, não vou cometer a cretinice de dizer aqui o que é.

Como ninguém acertou, adicionei mais três dicas:

6. A narrativa inclui quadrinhos: O Homem no Teto mescla uma narrativa convencional com quadrinhos desenhados por Jimmy.

7. O “mestre”, também é um escritor: O mestre a que me referi na dica três também era um escritor: Júlio Verne.

8. Não se trata de um livro independente: Dada a dificuldade encontrada em resolver o problema, dois participantes chegaram a considerar que se tratava de um título de lançamento independente. Esta dica era para esclarecer isso.

Apenas uma pessoa acertou o título do livro: Sharon Caleffi. Sharon, parabéns, parabéns e parabéns! E muito obrigado pela dedicação.

Qual é o Livro? #9

Já o #9 não trazia tantos problemas para se solucionar: “O Caso dos Dez Negrinhos” – que agora se chama “E Não Sobrou Nenhum”, escrito pela Rainha do Crime, Agatha Christie é facilmente reconhecível,a até mesmo por aqueles que costumeiramente não leem a obra da autora.

Explicando as dicas:

1. Eram 10: Dez pessoas são convidadas para irem até uma ilha, são, no livro, os dez negrinhos, as dez peças com as quais o anfitrião misterioso irá jogar.

2. U.N.O.: São as iniciais do anfitrião.

3. Tinham uma coisa/fato em comum: Todas as dez pessoas possuem, em seu passado, um fato em comum. Para não estragar a surpresa não direi aqui.

4. Mudou de nome para atender aos politicamente corretos: Para atender aos chatos do politicamente correto, o livro, que se chamava “O Caso dos Dez Negrinhos”, passou a se chamar “E Não Sobrou Nenhum”.

5. Um poema: Vou copiar a resposta da Sharon: “Trova infantil sobre dez crianças negras que vão morrendo uma a uma, e, no final, não sobra nenhuma...” No livro, o poema se relaciona de forma macabra ao que acontece com os hóspedes.

Sete pessoas acertaram. Pela ordem: Lu Tazinazzo, Sharon Caleffi, Renata Ars, Alexia Roche, Happy Batatinha, Saleta de Leitura e Pandora.

Para saber as regras e prêmios da promoção, clique aqui. Quaisquer dúvidas podem ser deixadas nos comentários ou me mandem um e-mail: lucianoassantos@gmail.com

Daqui a pouco, às nove da manhã, será publicado o “Qual é o Livro?” #10. É o último desta edição. O resultado sai na próxima sexta-feira, mas no começo da noite. Tá acabando. A quem participou até aqui meu agradecimento: obrigado mesmo. Mas ainda é tempo: vamos brincar?

2 comentários:

  1. Foi difícil! Eu até tentei na sexta, quando você trouxe mais 3 dicas, mas tive que desistir... só fui descobrir na segunda, com a cabeça fria.

    E não é pelo prêmio não, é porque esse negócio de haver uma informação na internet que EU não consigo achar me deixa LOUCA!

    Eu preciso ser a melhor encontradora de coisas no Google!

    Beijão, Luciano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sharon, agradeço muito a dedicação, e matou na mosca ;) Parabéns.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar