5 de setembro de 2012

Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços: Ressonâncias


Terminada a Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços – onde eu pulei a quinta etapa, por total incapacidade de desenvolver o tema – a Rute nos convidou a fazer uma Ressonância da blogagem, que, segundo vi no Luz de Luma, é uma associação de algo com as fases discutidas durante a blogagem.

Meu esforço durante todas as fases das quais participei foi localizar o tema da blogagem ao nicho do blog. Em alguns momentos não consegui e em um evento que fala do amor o post foi bastante pessoal, mas no todo acho que consegui.





Falando de livros, um que me vem logo à cabeça quando penso em encantamento é – e os leitores mais assíduos do blog levam às mãos à cabeça e lamentam, Górki de novo não! – Ganhando Meu Pão, de Maksim Górki.  Foi impossível não me encantar com a narrativa, e não reviver na imaginação os passos de Górki que o levaram a se tornar um leitor. Alguém duvida que foi o primeiro em seu caminho para ser um escritor?


Mas nem tudo são flores e alguns livros acabam nos decepcionando. Ou esperamos algo a mais e só encontramos o diferente, ou não bate empatia nenhuma entre leitor e autor. Acontece. No meu caso esperava muito de A Guerra dos Botões, e Louis Pergaud pouco me proporcionou. Já até falei dele, à pedido da Pandora, no Em Quantos.


Um livro é um objeto repleto de esperança. Você espera que seja bom, que resista ao tempo, que te instrua ou proporcione algo. É uma troca, você o lê esperando receber algo, mesmo que minimamente. Um livro que tive grande esperança de gostar, de que me acrescentasse algo foi A Nascente, da Ayn Rand, mas o li há tanto tempo, e era tão novo pra ele que nem sei se consegui absorvê-lo como se deve.


Muitos livos nos fazem questionar algo, mas poucos nos fazem ponderar sobre quase todas as nossas ações. A Culpa é das Estrelas ainda está pulsando em minha cabeça, Hazel e toda sua sabedoria – mesmo que lhe concedida a força de um trauma – ressoam dentro de mim e me fazem questionar minhas atitudes a cada vez que uma delas parece egoísta ou irracional.

Reintegração

Esta foi a etapa da blogagem que não participei. Pensando agora, um dos livros que me reintegraram foi O Começo do Adeus, da Anne Tyler, que acabei de ler. Assim como Ian McEwan em Serena, e Somerset Maugham em O Fio da Navalha, Tyler não precisou de um grande inimigo a ser derrotado ou um tesouro a se recuperar para construir um grande livro. Nem precisou de muitas páginas. Escritores que conseguem falar sobre a condição humana, os nossos desejos e o modo simples como as coisas complicadas na verdade são nos reintegram. Fazem-nos assentar e olharmos para nós mesmos. Fazem-nos ponderar, olhar o caminho que percorremos até aqui, nossas ações desde que acordamos pela manhã. Está tudo ligado e não levamos, após lê-los, muito tempo para perceber isso.

Para não perder o costume, a Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços, foi promovida pelos quatro “erres”, RuteRoséliaRegina e Luma Rosa. Visite os blogs para saber mais sobre suas fases e participantes.

25 comentários:

  1. Acho que eu já disse mais de uma vez que, quando crescer, quero escrever como você, né? Infelizmente, não li muitos dos livros que você citou, mas partilho os mesmos sentimentos que você por A Culpa É das Estrelas. Impossível não se emocionar, questionar, amar, rir ou chorar. É um livro simples, mas de um grande poder!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, brigado ;) e, realmente, "A Culpa é das Estrelas" é um livro bastante especial, e, o melhor de tudo, não é pretensamente complicado.

      Abraços.

      Excluir
  2. Górki, vc sempre volta a ele quando tem oportunidade néh Lúciano?!?

    Os livros tem todas essas propriedades elencadas por você, nós nos encantamos por eles, nos desencantamos, temos nossas esperanças alimentadas posteriormente questionadas para nos integrar e reintegrar continuamente...

    Lembro do encantamento de ler "Orgulho e Preconceito" pela primeira vez, lembro da dor angustiada de ler "O morro dos ventos uivantes" pela primeira vez!!! Haverá algum protagonista mais terrível que Heathcliff??? Para a adolescente que fui NUNCA!! Mas ainda há autoras como Trudi Canavan que mostram que lembram que crianças desamparadas podem não se perder nas favelas da vida e isso restaura minha fé na vida!!!!

    E questionamentos... mais que os fornecido por todos os autores existencialistas... Impossível!!! Admirável mundo novo que contém gente assim constantemente observada pelo Grande Irmão!!!

    Mas os questionamentos tanto me fragmentam como me reintegram afinal sou uma legitima geminiana!!!
    __________

    P.S.: Aguardo ansiosa seus comentários sobre a Anne, sou apaixonada pela prosa dela com psicanalise e tudo, eu amo muito tudo isso!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não vejo a hora de começar "Orgulho e Preconceito", as expectativas são altas, espero que Jane Austen seja boazinha comigo.

      E me lembrou que tenho de ler "O Morro dos Ventos Uivantes", e conhecer algo a mais da outra irmã Brontë.

      Grande abraço ;)

      Excluir
  3. Que post incrivel!
    Usando um pouco do que a Lu escreveu, também queria escrever como vc :) Fascinante!
    Não conheço alguns livros citados, mas gostei do que li sobre. A Culpa é das Estrelas tbém fervilha em minhas emoções, ainda.
    Emoções...talvez essa seja a palavra.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você: talvez, o mais importante de tudo seja esta palavra: emoções ;) e os livros sempre nos emoconam de uma forma ou outra, não?

      Beijos.

      Excluir
  4. Depois de ler esse texto eu tive a certeza de que tenho que ler A Culpa é das Estrelas logo, mas tenho tantos livros emprestados que tenho que ler antes que a leitura está sendo adiada ://

    Adoro esses posts de Blogagem Coletiva. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata, é um livro muito bom ;) tocante mas na medida certa, sem apelar Por isso me agradou tanto, e vale a pena mesmo ler.

      Excluir
  5. Olá, Luciano
    Vim ver o que me disse anteriormente na festa do meu blog e obrigado pelo carinho com que me tratou nesta BC e na festa, viu???
    Vc conseguiu sim... e muito bem!!! Fique tranquilo!!!
    Hoje foi pela linha literária... uma beleza!!!
    Pena que nem posso questionar a sua opção com fundamento pois tenho me dedicado a outro estilo literário há mais de 20 anos...
    Porém, certamente, fez belas opções dentro do seu gosto pessoal...
    Obrigado pela sua participação mais uma vez...
    Estou indo pra uma Missão além fronteira e só retorno daqui a um mês...
    Passando hoje pra informar para que vc não fique preocupado com o meu "sumiço", viu???
    Entretanto, deixo post programado em todos os Blogs...
    Na volta, retribuirei os comentários deixados, se Deus quiser!!!
    Fiquemos com a Deus da paz!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  6. Ainda, não li nenhum dos livros que você citou.
    Dos citados, tenho vontade de ler é "A Culpa das Estrelas".
    De qualquer jeito, são ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luca, vale muito a pena ler "A Culpa é das Estrelas" ;) excelente livro.

      Excluir
  7. Luciano, que bela surpresa!!
    Não vim cá no dia 15 AGO, desafiar você para as ressonâncias porque evitei pressioná-lo.
    Que bom neste finalzinho de festa ter seus livros ressoantes. Adorei a forma como conduziste o paralelo do impacto do livro com a fase correlacionada:

    Um livro que nos encanta.
    Um livro que nos desencanta porque a expectativa estáva alta demais.
    Um livro que alimenta a esperança inicial.
    Um livro que impulsiona o questionamento da vida e dos comportamentos.
    E por fim...
    Um livro que bota tudo em retrospectiva e nos faz concluir que está tudo conectado e é ciclico. Reintegrando nossos fragmentos. Devolvendo-nos à sociedade depois de um longo periodo reflexivo.
    Bravo, Luciano! Fantástica sua participação. Amei.
    Beijo além-mar. Obrigada.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute, gostei muto de participar da coletiva e me senti mal mesmo quando não consegui elaborar nada para a reintegração. Ainda bem que agora tudo deu certo ;)

      Beijos.

      Excluir
    2. Olá de novo,
      vim avisar que tem outra menina que postou "Leituras Ressonantes" também. Deixo o link, caso vc tenha curiosidade: Mãos de Manteiga.
      Bj.

      Excluir
  8. Sofro de encantamento por Maksim Górki. Estranho saber tanto dele e nunca ter lido qualquer dos seus livros. Aliás, não li nenhum dos livros citados.
    Lu, obrigada por ter participado e por ter se esforçado em encaixar suas leituras em cada fase. Pessoalmente acho que você se saiu muito bem e fechou brilhantemente sua participação.
    Bom fim de semana prolongado!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, gosto muito de Górki mesmo sem ter lido muita coisa dele. É admirável isso. Foi muito bom participar, obrigado por tudo ;)

      Beijos.

      Excluir
  9. Ah, o banner ficou lindo no seu blogue!!

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente incrível!
    Texto muito bem escrito.
    Primeira vez por aqui e adorei seu blog. Já estou seguindo aqui. Se puder, passa lá no Sook depois e se gostar segue também.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Luciano

    Ficou ótima a sua participação na 6a. fease do Amor em pedaços.Essa fase é uma fase que sinto um pouco de dificulfdes, mas vamos ver se até dia 14 consigo finalizar.

    O seu encantamento por Maksim Górki é claro e notório e isso me deixa curiosa em ler uma de suas obras. Quem sabe consigo fazê-lo ainda este ano.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene,

      Foi muito bom participar, e esta foi um exercício diferente, um tempo para rememorar, gostei muito.

      E se puder ler Górki um dia o faça, rsrs!

      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Luciano!
    Quanto tempo não passava por aqui. Só mesmo a blogagem para fazer a gente se reencontrar. Sua participação através dos livros está ótima. Livros que ainda não li. Vai já para minha extensa lista, kkk. Também estou participando. Quando der, apareça por la.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo mesmo ;) fico feliz que tenha voltado a passar aqui. Vou visitar tua participação.

      Beijos.

      Excluir
  13. Olá
    Também faço parte dessa blogagem e achei maravilhoso esse seu espaço com os livros que está lendo e os que estão na fila.
    Adorei a ressonância com os livros.
    Perfeito
    Sds
    Debby :)

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar