12 de setembro de 2012

Relembrando: Agosto

Relembrando

Já não aguento mais repetir que o ano está voando. Me parece que este é um comentário tão banal quanto o “Será que vai chover?”, mas é a mais pura verdade: o ano está voando, e agosto já se foi. Você programa algo com bastante antecedência, mas, quando dá por si, já está acima da data. Antes que Setembro termine, vamos relembrar Agosto.

Resenhas e leituras

Em Agosto retornei aos mangás. Li o primeiro volume de Homunculus, de Hideo Yamamoto, que estava esperando aqui há alguns meses, Gostei muito. Tem um estilo maduro e fala de um tema intrigante: trepanação. Tenho o volume dois aqui, mas só quero lê-lo quando conseguir comprar o número três. Também tirei da estante Golgo 13, que estava aqui há muito tempo. Criado por Takao Saito, pai dos gekigás, estilo de mangá mais adulto, trás roteiros impressionantemente complexos e bem desenvolvidos. A melhor, com certeza foi a “Zdrowas Maryjo”. Não gostei tanto de a editora, a JBC, ter escolhido estórias aleatórias para este primeiro volume ao invés de optarem por seguir uma ordem cronológica. Não sei ao certo como funcionam os licenciamentos, mas as editoras me tiram do sério quando optam por lançar títulos fora da ordem cronológica.

E o mês começou muito bem representado pela excelente resenha de “O Clã dos Magos” feita pela Jaci, do Uma Pandora e Sua Caixa. Foi a resenha mais lida do mês, e merece destaque por ter a Jaci traçado um paralelo entre a ficção fantástica retratada no livro e a realidade das comunidades tão conhecidas pelos brasileiros. É dez né.

E Serena, de Ian McEwan me arrebatou completamente. Um livro pra gente grande, que narra o desenrolar de uma vida sem a necessidade de um ser ou feito sobrenatural a ser realizado para prender a atenção do leitor. Poucos conseguem escrever e prender o leitor desta forma. Me fez recordar grandes momentos passados com W. Somerset Maugham em O Fio da Navalha. Dias depois tive a mesma sensação agradável ao terminar com O Começo do Adeus, de Anne Tyler. Resenha em breve.

Também me reencontrei com contos. Há muito tempo não lia então foi muito bom retornar ao gênero com um livro nacional, o Apolo e Dionísio, de José T. Pers. Com uma estrutura admirável e desfechos muito bem trabalhados, foi um livro que me surpreendeu.

Bem Mais Perto, da Susane Colasanti serviu para me desestressar. É um livro bonitinho, bem escrito, cor-de-rosa. Vale a pena ler se você quer uma leitura agradável, sem grandes preocupações que não os amores adolescentes.

A Culpa é das Estrelas, de John Green, fica ali, lado-a-lado com Serena, como a leitura do mês. Emocionante, sincero, e em alguns momentos brilhante, é um livro que te faz repensar seus atos e constante reclamações sobre sua vida – caso você seja reclamão como eu. É um livro que recomendo quase sem restrições a quem quer que me pergunte. Mas não me culpem pelas lágrimas durante a leitura.

Eventos e coletivas

Vi o “Meme 7 Pecados” no aceita um Leite? da Lu Tazinazzo. Nele devíamos responder perguntas relacionando os sete pecados capitais e nossos hábitos literários. Já o “Meme: Escrito” recebi da Luara, do blog Estate Vertical. A ideia é que se conheça a caligrafia do blogueiro, já que em Arial ou Times New Roman todo mundo parece igual. Lá você pode conferir meus garranchos

O Meme: Entrando na História recebi da Lu Tazinazzo, do aceita um Leite? É um dos memes mais originais e divertidos de se participar que já vi. Você entra na “pele” de seu personagem preferido e responde algumas perguntas sobre ele. Meu escolhido foi Elvis Cole.

Tem Lógica? é a brincadeira da vez até que o “Qual é o Livro?” volte. No #1 – A Invasão, aliens nada amigáveis invadem à Terra e aterrorizam cinco jovens leitores. Gostei muito do resultado e a participação recebida. Estou devendo a resposta, que sai nesta sexta. Talvez – mas só talvez – o #2 também saia.

Etc

Postcrossing

E uma boa notícia: após 100 dias um pedacinho do Brasil finalmente chegou ao Paquistão através do Postcrossing. Conheci a iniciativa através do blog da Joelma Alves, o Clique Neurótico. É muito bom e barato participar – o que torna tudo duplamente bom – e a gratificação de ver algo que enviou para tão longe chegar bem é muito gratificante. Quero retomar o projeto, mas é difícil encontrar postais aqui no interior. Já recebi postais da Suíça e Holanda, assim que receber algo mais faço um post sobre. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

É isso. Até sexta.

12 comentários:

  1. Alguém pede pra Deus pisar no freio porque eu ainda tenho muito que fazer esse ano e não tá dando tempo! Acho que A Culpa É das Estrelas realmente alegrou meu mês de agosto - não que seja um livro feliz, mas foi uma leitura muito satisfatória. Ainda estou doida por comprar Serena, muito em parte por causa da sua resenha, mas preciso me controlar. Oh céus.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o ano está voando, nem sei o que fazer para me colocar em dia. O "A Culpa é das Estrelas" é um livro completo, que alegra mesmo com um tema espinhoso. Ah, se puder ler "Serena" o faça, é muito bom.

      Abraços.

      Excluir
  2. O que me faz ter a sensação de que o ano está voando é que eu AINDA estou no 2º bimestre da escola. Sim, em SETEMBRO. Essa greve das federais (faço técnico no IFF) acabou com meu ano e parece que eu vivi 3 meses em HIATUS e voltei sem ter noção do tempo. É estranho.
    Enfim, várias leituras maravilhosas marcaram seu mês. Estou entrando na onda dos HQs esse mês (estou louca procurando alguém para trocar "Maus - A história de um sobrevivente) e os mangás pode entrar nisso também. :)
    "Serena" também marcou meu mês. Acho que foi minha leitura do mês junto com "Cosmópolis".
    Estou pensando em ler "A culpa é das estrelas" esse mês ou no mês que vem. Estou deixando minha super empolgação com as várias resenhas positivas que li passar para aproveitar mais o livro. :)
    Esse projeto dos postais é super legal. Vou procurar saber mais.
    É isso aí Luciano. Setembro está para vir com tudo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, realmente Agosto foi um bom mês falando em leituras. Se fosse você continuaria seguindo esta linha com o "A Culpa é das Estrelas", pois quando lê-lo vai conseguir absorver melhor e não tão impregnada de opiniões de outras pessoas.

      Agora fala sério, detestava greve me meus tempos de escola, quem paga o pato são sempre os alunos.

      E dá uma olhada no Postcrossing sim, é muito bacana ;)

      Beijos.

      Excluir
  3. Oxe, eu fui citada!!! Fico honrada Luciano, vc é um querido mesmo!!! É o ano passa assustadoramente rápido, da até medo, as vezes parece que um dia é mais lento que o marcha do ano.

    E eu vou conferi em Postcards, achei curiosa a ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas você bem que merece a citação ;) a resenha ficou excelente. E dê uma olhada no Postcrossing, é muito bacana :D

      Excluir
  4. Essa sensação de que o tempo anda passando rápido demais, não é apenas mera sensação, infelizmente...
    Pq é triste pensar que não é o tempo que tem corrido, coitado..ele continua como sempre foi.
    Nós que não temos mais aquela calmaria de antigamente, aquele marasmo das tardes quentes e manhãs frias.
    Nós temos deixado o tempo dominar nossos dias e noites, daí, a sensação de que tudo corre.
    Precisamos parar!!!! Respirar fundo e ir devagar...sempre.
    Mas......rs é Agosto...A gosto de Deus, a gosto dos homens..a gosto de tudo que é gosto no blog. Resenhas, leituras,memes, saudosismo.
    E vale salientar que Setembro já tá indo embora..rsrsrsrs
    (divaguei legal hoje) será o calor que afeta meus poucos neurônios?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, não foi viagem não, concordo com você. Temos hoje esta urgência que põe - e faz - tudo pra correr. Acho que perdemos o jeito de aproveitar as coisas.

      Beijos.

      Excluir
  5. Caramba, você também participa do postcrossing? Que legal! Eu enviei os meus 5 postcards na semana passada. Estou ansiosa para que eles cheguem aos seus destinos, mas por enquanto nenhum deles chegou, mas pelo jeito demora maior tempão né? :O

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágaa, até queria participar mais, mas aqui é difícil de encontrar postais, então fica difícil. Dos cinco que poderia mandei apenas dois....

      Ah, quando você encontrar o primeiro na caixinha do correios vai ser uma bela surpresa. E uma pergunta: onde compra postais?

      Beijos.

      Excluir
  6. Estou louca para ler Serena nem tinha visto que tu resenhou ele, vou lá conferir ;)
    Caramba demorou 100 dias para chegar o postal? Os meus nunca demoraram mais que 35 dias mas também nunca peguei o Paquistão no postcrossing hehehehehehehe...
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi ;)

      Serena é muito bom mesmo, ale ler.

      E eu até já tinha perdido as esperanças, mas não é que ele chegou ;)

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar