20 de outubro de 2012

Correio #14

2012-10-12 17.22.05

Dizem que há males que vem para o bem. Será? Talvez. Esta semana o departamento onde trabalho passou a trabalhar apenas meio período, um reflexo – ainda – da crise mundial que derrubou a receita mesmo de cidades pequenas como a minha, e, mais recentemente, do protecionismo do governo federal com relação ao preço da gasolina, em detrimento do etanol, cujas usinas são os maiores contribuintes aqui da região. Então me sobra mais tempo para ler e estudar, o que é uma boa coisa, ainda mais se considerar que livros muito aguardados por mim acabaram chegando.

Foram eles:

Cósmico, de Frank Cottrell Boyce: Era um dos livros mais esperados por mim dos lançamentos do selo Seguinte, da Companhia das Letras. Terminei de ler esta semana, e é muito bom Os últimos capítulos são de uma leveza surpreendente, e realmente tocam o leitor. Nele, seguindo a sinopse, “Liam Digby é um garoto comum de doze anos. Um garoto comum de doze anos muito, muito, muito alto. E com um pouco de barba. Algumas pessoas até achavam que ele era um adulto. Cósmico é a incrível história de como Liam contou algumas mentirinhas, quase roubou um Porsche, visitou um parque de diversões e meio que acidentalmente foi parar no espaço.

Adormecida, de Anna Sheehan: Achei que se tratava de uma coisa e era bem outra. Por mais que a capa sugira algo ligado ao sobrenatural, não se enganem, o livro tem um pé na ficção científica com temática distópica. Sai resenha na segunda-feira. Pela sinopse: “Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência.” É da Lua de Papel.

Selvagens, de Don Winslow: O livro do mês, e forte candidato a um dos melhores do ano. Já saiu resenha e tem promoção no ar. “Em uma engenhosa combinação entre o suspense carregado de adrenalina e a reportagem policial, Selvagens é um thriller eletrizante com críticas afiadas ao estilo de vida americano e a questão dos imigrantes mexicanos. Sexy e provocante, a ficção de Don Winslon foi eleita um dos melhores livros do ano pelo New York Times e inspirou o filme homônimo dirigido por Oliver Stone, com Benicio del Toro, Aaron Johnson, Taylor Kitsch, Salma Hayek, Blake Lively e John Travolta no elenco.

Feita de Fumaça e Osso, de Laini Taylor: Mais um da Intrínseca, parece bastante interessante, mas ainda não tenho um conceito formado sobre ele. É uma de minhas próximas leituras, então veremos.“Pelos quatro cantos da Terra, mãos negras aparecem marcadas nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes humanos de um demônio está perigosamente baixo. E nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra sem precedentes.

O Mundo de Downton Abbey, de Jessica Fellowes: Fênomeno na Inglaterra, chegando a incomodar muito a toda poderosa BBC, Downton Abbey conseguiu fazer barulho mesmo no xenofóbico mercado americano. Contando a história de uma família da aristocracia britânica, os Crawley, e de sua vida em sua belíssima propriedade, a Downton Abbey, juntamente com os empregados, é uma das séries mais interessantes que já vi, retratando a clássica relação entre upstairs x downstairs, patrões e empregados, e o final de uma era. Já li e a  resenha sai em breve, mas vai ser de uma fanboyzice sem tamanho, já vou avisando. Ah, o livro é lindo, capa dura, com um acabamento impecável, e o preço é mais do que justo. Vale muito a pena, e não somente aos fãs da série, mas também para que todos conheçam detalhes de uma época que não mais voltará.

É isso. Até que a semana foi produtiva, no final das contas. A gente se vê na segunda?

9 comentários:

  1. Só tem livro bom aí, Luciano.
    Tenho curiosidade por todos os livros citados.
    Fora as resenhas que lendo por aí, para aumentar a vontade. rs
    Acho o O Mundo de Downton Abbey bem instigante. Curioso. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, O Mundo de Downton abbey é bastante caprichado, edição rica em fotos. Muito bom ;)

      Excluir
  2. Luciano, finalmente encontrei um tempinho para vir comentar no seu blog. Nossa, tá difícil, viu?
    Ótimos livros que você recebeu. Estou muito interessada mesmo em "Selvagens", parece ser um livro maravilhoso.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, o tempo parece cada vez mais curto pra todo mundo, rsrs, vai entender! Selvagens é muito bom, Winslow tem um jeito todo particular de escrever. Vale ler ;)

      Excluir
  3. Oi Luciano!
    Curti os livros que estão entrando na sua estante,me parecem boas opções de leitura.
    O que mais me chamou atenção foi O Mundo de Downton Abbey.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Downton Abbey fazendo bonito ;) Bruno, sou suspeito pra falar, gosto muito da série.

      Excluir
  4. Me interesso por todos os livros que você citou, principalmente Selvagens. Cósmico eu não conhecia mas também me chamou atenção, mais um que vai para a listinha (inha?). Quem me dera ter mais tempo para ler, acho que preciso me dividir em duas hehehe.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, Cósmico é muito divertido, e emociona lá pelo final. Nem me fale nas listinhas,a minha já tem centenas de nome e eu a certeza de que não conseguir ler nem um terço!

      Abraços.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar