16 de janeiro de 2013

Tem Lógica #3: Páginas Marcadas

lgica

Fazem quase quatro meses que o último “Tem Lógica?” saiu, um tempo longo demais, mas é complicado formatar a brincadeira e livrá-la de falhas – nada mais decepcionante que um puzzle que, por uma falha, não possui solução. Minha vontade é que, este ano, uma edição comece uma semana após a anterior terminar, o que daria uma por mês. Espero conseguir manter o ritmo. Mas chega de conversa, vamos aos trabalhos.

O que é?

A brincadeira em si consiste em determinar, através de algumas instruções, alguns atributos referentes aos envolvidos no problema dado. Utilizando para isso as dicas dadas e um pouco de dedução, claro, pode-se chegar a resposta correta.

Como funciona?

Como o funcionamento deste é semelhante ao da segunda edição, visitem o post para saber como deve ser feito o preenchimento.

Como participar?

As repostas devem ser enviadas para o e-mail lucianoassantos@gmail.com , com o assunto “Tem Lógica #3” . Deverá ser usado para resposta um quadro como a seguir – porém não importa muito o formato que irá me enviar: Word, Excel, jpg ;)

Quadro

Aqui, você encontra uma versão do quadro no formato de planilha, para download (aperte Ctrl+S para baixar), assim não precisa gastar seu tempo fazendo uma. Se tiver problemas para fazer o download, me peça o arquivo por e-mail.

Após conseguir preencher todas as colunas, basta enviá-la para mim através do e-maillucianoassantos@gmail.com . Após recebê-lo, enviarei uma resposta informando se a solução está correta ou não – caso não, não informarei onde está o erro.

Ah, para participar é preciso ter um endereço de entrega no Brasil. Não é preciso ser seguidor do blog, mas ficaria feliz se fosse ;)

Duração

A brincadeira vai até o dia 12 de Fevereiro.

Prêmio

Nesta edição o prêmio será um kit do livro “Dizem por Aí”, cedido pela editora Novo Conceito.

Diferente da primeira edição, o prêmio será sorteado - através do Random.org - entre todos os acertadores que enviarem a resposta até 12 de Fevereiro. O resultado sai no dia 13.

O problema

Páginas Marcadas

Ninguém sabe ao certo como surgiram, mas estranhas marcas, quase um símbolo, começaram a ser encontradas em alguns livros, deixados nos mais variados lugares pela cidade. Como tudo que é estranho, começaram a surgir páginas e fóruns dedicados a discutir o tema, e muitos diziam ser um sinal claro do fim do mundo, causado por uma megacorporação norte-americana. Adepto de teorias da conspiração, um certo detetive resolveu investigar, para ver, lá no fundo, do que se tratava. Mas uma coisa que lhe faltava era ordem e método. Certo dia, ao abrir sua gaveta, encontrou um punhado de papéis com algumas informações acerca do caso, mas não estavam dispostas em uma ordem lógica, ao contrário, algumas chegavam até mesmo a se sobrepor. Com muita paciência, e tomando por base algumas pistas e trechos soltos, ele conseguiu por fim reunir em uma tabela o perfil dos entrevistados até ali, que haviam encontrado os livros.

  1. Aquele que encontrou o livro em um cinema, o encontrou com uma marcação 55 páginas antes da de Andréa, que encontrou “O Cortiço”, e vinte páginas depois que a de Ana.
  2. Ana não encontrou o livro “Dom Casmurro”, assim como não encontrou seu livro em uma loja ou um estacionamento.
  3. O livro que Tiago encontrou continha uma marcação 10 páginas a frente do que a que foi encontrada no exemplar de “O Ateneu” e 35 páginas antes da existente em “Fogo Morto”.
  4. Quem encontrou “O Ateneu” não se chama Rodrigo, e não encontrou o livro em um estacionamento.
  5. “Fogo Morto” foi encontrado no restaurante.

As pistas são estas. Boa sorte à todos. É hora de brincar ;)

4 comentários:

  1. Semelhante ao teste do Einstein...vou fazer aqui. =]

    ResponderExcluir
  2. Oba, vou tentar! Como sempre, nem espero mais ter sorte, mas a brincadeira por si só, já é muito divertida! o/

    ResponderExcluir
  3. Amigo Luciano estou quebrando a cabeça.
    Vou aproveitar agora que a cabeça está mais fresca e tentar ver se encaixo as últimas peças.
    Caprichou nesta Tem Lógica?

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar