27 de março de 2013

Correio #18 – Anne Tyler volta. E a gente grita!

Correio #18

Véspera de feriado e a editora Novo Conceito me surpreendeu com uma caixa repleta de bons lançamentos, em um mês de grandes retornos: autores de quem gostei muito novamente sendo lançados pela editora, como Clive Cussler, Deb Caletti e, ela que já é uma de minhas autoras preferidas Anne Tyler! Sem contar aqueles com os quais terei minha primeira experiência de leitura e que me deixaram entusiasmados, como a Boo e seu “Em Busca de um Final Feliz”. Depois do pulo o que eu acho/espero de cada um deles.

A Pousada Rose Harbor”, da Debbie Macomber, me deixou curioso em saber como a autora vai desenvolver um livro passado em uma pousada, como será a convivência eentre os hóspedes. É uma temática que me atrai também em filmes e séries. Parece ser a típica história de superação onde a personagem encontra um novo – e verdadeiro – amor lá pelo meio do caminho, mas estou animado com a leitura.

E eu decidi dar uma nova oportunidade para Cecelia Ahern. Gostei do “A Vez da Minha Vida”, mas sinto que tenho de me adaptar à escrita da autora. O “O Livro do Amanhã” foi escolhido para eu tirar a prova. De quebra, assim que sair a resenha, teremos promoção valendo os três livros da autora que já foram lançados pela Novo Conceito.

Cussler é um escritor fodão. Gostei muito do “O Espião” e do “O Reino”, agora ele retorna às prateleiras com mais uma aventura do igualmente fodástico “Isaac Bell”. O detalhe interessante é que, olhem só!, este é o primeiro livro com as aventuras do detetive, e só está sendo lançado agora. Bom, melhor assim, quem gosta de acompanhar o desenvolvimento dos detetives em livros policiais – como eu – já não tem mais do que reclamar.

Anne Tyler é uma autora que deveria ser lida por todos. Eu não consigo explicar as razões que me fizeram ter gostado tanto de “O Começo de Adeus” sem me lembrar de Aaron e, mais uma vez, sofrer com ele. Nunca esperei tanto pela oportunidade de ler algo mais de um autor. Tanto que dá medo de começar a ler “Lições de Vida”, mesmo que duvide muito que Tyler me deixará na mão.

A Índia é um país fascinante para quem: a) só vai lá como turista, e depois retorna para seu cantinho civilizado; e, b) faz parte da minoria muito rica do país. O restante é uma miséria absurda e desigualdades sociais bem mais acentuadas que as existentes por aqui. É nisto que a autora foca, através da figura de um menino pobre: na vida da maioria, marginalizada, vivendo abaixo da linha da pobreza. A autora, Katherine Boo,  é redatora da The New Yorker, o que não é pouca coisa, e, ainda, o prefácio foi escrito pelo Zeca Camargo, um cara que sempre merece atenção quando se trata de cultura.

Este livro, o “Em Busca de Um Final Feliz” é lindo! Achei a capa muito bem casada, combinando com o cenário de fundo, gostei mesmo. Mas não confiem tanto em mim no quesito, a Lu Tazinazzo é bem mais indicada para falar sobre capas. Já leram as sensacionais “Sobre Capas” lá no “aceita um Leite?”?

Sara Jio me chamou a atenção com uma história sobre uma escritora que, em busca de um recomeço, encontra um diário. Palavras-chave: escritora, diário, violetas. Me ganhou! Meu pai cultivava violetas, eram as flores preferidas dele, e uma vez por ano nosso pequeno jardim ficava exuberante. Ele tinha o dom. Devo ler “As Violetas de Março” muito em breve

Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido, da Deb Caletti, tem um título enorme, estranho, mas promete. A autora me ganhou por, em um livro sobre romance adolescente, o “Um Lugar para Ficar”, tratar de um tema tão espinhoso como as relações possessivas e em como é difícil lidar com um maníaco que decide grudar no seu pé e está mais que disposto a te machucar “em nome do amor”.

É isso. Bom feriado, boas leituras, e até breve.

25 comentários:

  1. Embora eu não tenha lido os outros livros estou curiosa em relação ao livro "A caçada". A capa de "Em busca de um final feliz" é mesmo incrível, e aliada a uma boa sinopse me deixou interessada na leitura, espero nao me decepcioanar ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maressa, o Cussler escreve muito bem - acompanhado ou não - então estou ansioso por este novo livro dele!

      Excluir
  2. Eu vou ler Anne pela terceira vez, também temerosa... É muita psicanalise correndo no tinteiro daquela mulher e um conhecimento das nossas sensibilidades sem tamanho. Eu leio e releio "Um jantar no restaurante da saudade" e continuo me encontrando naquelas páginas.

    Outro dessa lista que a Saleta me enviou foi "Em Busca de Um Final Feliz" e estou tentando manter meu coração aberto a esse livro porque tenho muito carinho pela Índia, sua história e religiosidade. De E. M. Forster com o seu criterioso e informativo "Passagem para a Índia", passando pelo "Jardim Secreto" de Frances Hodgson Burnett até "O livro Negro do Colonialismo" e aquele filme incrível "Quem quer ser um milionário" a Índia e sua história me são queridos. Estou tentando não criar grandes expectativas em relação a Katherine Boo, pelo menos comigo ela já chega lidando com uma tradição narrativa respeitável sobre a Índia.

    E com seus outros parceiro deixo meu desejo de sorte, especialmente com a Cecelia pela qual tenho uma certa simpatia. E claro, ela é uma autora muito jovem, portanto pode evoluir muito de um livro para o outro, qualquer coisa que você perceba lembre de comentar. ;)

    P.S.: Isso não foi um comentário, foi um post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu tô com medo de ler Anne mais uma vez, estou deixando um pouco de lado pra ver se expectativa e ansiedade diminuem. Estou lendo o "Em BUsca de Um Final Feliz", é muito bom, não é ficção, mas a autora leva o texto de um jeito que faz parecer ser - o que facilita muito pra quem, como eu, não costuma se dar bem com não-ficção.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. AAAH, a minha ainda não chegou :/// Fiquei a semana inteira à espera de uma dessas caixinhas de felicidade haha Escolhi só uns dois esse mês (Em busca de um final feliz e outro cujo título não consigo lembrar de jeito nenhum) o que foi até inteligente, considerando que ficarei cheia de livros da NC para Abril...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, a caixa foi bem grande pq juntou dois meses, chega a dar um desespero, rsrs, mas com o tempo tudo se acerta.

      Excluir
  4. Oi Luciano!
    Eu pedi só A pousada Rose Harbor e Meu amor, meu bem, minha vida, que já chegaram também *-*

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora, o "A Pousada Rose Harbor é um dos meus próximos ;)

      Boas leituras.

      Excluir
  5. Agora só uma rede para balançar, basta!!
    Ainda não li Anne Tyler e estou bem curiosa!
    "Um lugar para ficar" tem um tema que é bastante corriqueiro, afinal, por todo lado damos de cara com psicopatas. Vamos ver esse novo título de Deb Caletti.
    Feliz páscoa!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, acho que você gostaria da Tyler, ela é uma escritora inteligente e consciente. Vale a pena ler.

      Beijos ;)

      Excluir
  6. Eu tenho O Livro do Amanhã em inglês e pretendo ler logo. Ainda não li Anne Tyler, mas pela sua empolgação já sei que terei de ler em breve.

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata, vale a pena ler Tyler ;) e quero tirar a prova do quanto gosto da Cecelia Ahern com o "O Livro do Amanhã".

      Excluir
  7. Ou Luciano, tudo bom contigo?
    Mil perdões pelo desaparecimento D= Mas já estou de volta õ/
    Eu ainda não recebi os livros na Novo Conceito :c
    Mas também solicitei A Pousada Rose Harbor (parece ser tão legal!), A Caçada e As Violetas de Março.
    Diferente de você, não gostei muito de O Começo do Adeus. Na verdade, eu estava amando o começo do livro, mas detestei o final. Não pelas escolhas dos personagens, na verdade acho que foi um final feliz, só achei tudo muito mal explicado. Mas acho que é mais pelo fato de que sou muito nova, não passei por muita coisa na vida e não entendo o que é amar alguém e não ter essa pessoa por perto. Foi por isso que não solicitei o novo livro dela. Mas espero que você tenha ótimas leituras!

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath, é uma pena mesmo, nem todo mundo gostou da Tyler em sua primeira experiência com ela, mas é tudo uma questão de "costume". Tomara que receba a sua caixa logo ;)

      Excluir
  8. Lições de Vida é meu favorito, adorei a caixinha!

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler O Livro do Amanhã, já li várias resenhas sobre ele e sempre são ótimas. ;)
    Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom .

    ResponderExcluir
  10. Dos livros de sua caixa de correio, o que mais me interesso é "O livro do amanhã" e "A caçada". Principalmente, este o último. \o/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, também gostei dos anteriores do Cussler, então quero muito ler o "A Caçada".

      Excluir
  11. Eitcha, olha eu ali! Hahahahaha muito obrigada pela menção, isso faz tudo valer a pena ;D

    Preciso dar uma olhada nas capas dos lançamentos da Novo Conceito, não é de hoje que venho achando que a editora deu umas escorregadas, mas esta leva parece ter mais qualidade. Estou curiosa a respeito da sua opinião sobre o novo livro da Anne Tyler, também adorei O Começo do Adeus.

    Pergunta: Essa série do Clive Cussler continua fora de ordem? Você sabe quantos livros são no total? Eu queria começar a ler a série, mas prefiro deixar para poder comprar o conjunto completo.

    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Estou ansioso pelos lançamentos da NC. Anne Tyler, como você bem colocou deveria ser lida por todos, sem mais. Do Cussler terminei recentemente O Reino, e posso dizer que valeu a pena. Gostei de saber que A Caçada é a primeira aventura do Bell. Por fim, meu interesse recai sobre “Em Busca de Um Final Feliz”, desde que li Cruzando o Caminho do Sol, também ambientado na Índia, fiquei ansioso por mais narrativas nesse cenário.

    Abraços
    Juan - sempre-lendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luciano! ^^

    Ai, sinto que você vai desistir da Cecelia... haha Já li várias resenhas e quem não gostou de A vez da minha vida, também não gostou desse novo por ser bem parecido... rs Mas sei lá, de repente o "susto inicial" já passou e você até gosta. =P
    De resto, também estou empolgadíssima com "Lições de vida" e "Meu amor, meu bem, meu querido";. Vamos ver que coisas boas eles vão trazer. :B

    Beijo ;*

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar