22 de abril de 2013

6º BookCrossing Blogueiro

BookCrossing Blogueiro 6

Chegamos à sexta edição do BookCrossing Blogueiro e, olhando para trás e relembrando todas as edições, não posso deixar de me surpreender ao perceber como o simples ato de deixar um livro seguir seu caminho me mudou.

Se antes o fazia com uma dor no peito fruto de um apego que hoje me parece dotado de pouco sentido – mas ainda “pouco”, e não “nenhum” – agora compreendo melhor a validade da iniciativa.

Não há utilidade em um livro parado numa estante. Se foi feito para ser lido, a fim de que devemos mantê-lo fechado, em cativeiro? Todo pássaro me parece mais bonito na natureza, onde está ao alcance de todos. Há motivos para não ser assim também com meus livros?

Mas ainda existe aqueles títulos dos quais não consigo me desfazer, não existindo argumento que me faça mudar, e minha estante continua cheia. Poderia ser pior, mas também poderia ser bem melhor.

Para quem ainda não conhece o evento, ele consiste em tirar um livro da prisão de uma estante e dar a ele o mundo, da mesma forma como, ao mundo, ele. Livros são feitos para serem lidos, e por mais que eles fiquem lindos na estante esta não é sua função primordial. Para tanto, basta escolher um livro e um lugar no qual ele será “liberto”, podendo assim influenciar a vida de outras pessoas.

Nesta edição escolhi três livros:

  • O Caçador de Pipas, do Khaled Hosseini – que ficou muito tempo parado aqui em casa, tanto que se esgotou minha vontade de lê-lo;
  • O Colapso de Tudo, do John Casti – é um livro interessante porém alarmista, listando alguns eventos que podem destruir nosso planeta. Espero que quem encontrá-lo não seja muito impressionável; e,
  • Marley & Eu, do John Grogan – também estava parado há muito tempo na estante.

O “O Caçador de Pipas” e “Marley & Eu” serão entregues hoje na biblioteca do colégio onde estudei. Já o “O Colapso de Tudo” foi deixado na praça de alimentação do Prudente Parque Shopping – aka Americanas – no sábado.

No post sobre esta edição do BookCrossing que a Luma – que organiza todo o evento – escreveu lá no Luz de Luma, uma passagem me inquietou por, mesmo eu tendo participado do evento desde a primeira edição, a ficha só me ter caído agora: a intenção do Bookcrossing Blogueiro é expandir, não limitar. Através dele se espera que mais pessoas tomem conhecimento da iniciativa e decidam participar, não sendo preciso que se aguarde pelas datas do evento para fazê-lo. Todos os dias são bons dias para libertar um livro.

Muitas pessoas estão participando desta edição. Veja a lista no Luz de Luma e acompanhe as novidades na página do evento no Facebook.

Espero que você, lendo isso, também se anime a participar. Se o fizer, conte como foi. E espalhem a ideia.

24 comentários:

  1. Infelizmente eu não consigo fazer isso, não ainda, mas espero um dia conseguir...

    Sempre tive vontade de ler O Caçador de Pipas e pretendo em breve!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy, no começo é difícil, mas com o tempo o exercício frutifica e a gente até sente prazer em doar.

      Excluir
  2. Oi Luciano!
    Que livros bons você libertou! Sorte de quem os encontrar. Também estou participando. Já libertei alguns e essa semana vou libertar outros. Gostei da ideia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que livros bacanas!!! Adoraria resgatar "Marley & Eu" e "O caçador de pipas".

    Excelente iniciativa! Ótimas escolhas!

    Adorei o blog tb...

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que vi seu post, pois ainda não liberei nenhum livro e aí é que vem a minha luta contra o desapego. O que liberar , eis a dúvida!!!
    Vou aproveitar amanhã que é feriado aqui no Rio e fazer a minha parte.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, ainda dá tempo ;) e esta luta é constante, mas com a prática conseguimos vencê-la com maior facilidade.

      Excluir
  5. Apesar de reconhecer a necessidade de desapegar e a inutilidade de guardar livros que talvez não venha a ler, confesso que há livros que eu gostaria que me acompanhassem pela vida toda e fizessem parte da biblioteca dos filhos que eu gostaria de ter, então meio que não posso me desapegar deles por vontade própria.

    A parte isso adorei suas escolhas Luciano e percebi que esse ano você conseguiu deixar algo em um lugar publico, espero que a pessoa que resgatou o livro goste dele!

    Cheros nego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAmbém tenho este sentimento e o acho bastante normal. COmpramos livros porque gostamos de ler, e, sendo assim, nunca é fácil nos desfazer de alguns deles.

      E, sim, voltar a deixar algo em um espaço aberto é uma nova vitória.

      Excluir
  6. Fiquei com vontade de 'o colapso de tudo', esse ainda não conheço...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Credo, eu também não consigo fazer isso, rsrsrsrsrs! Meus livros são parte de mim!

    cafe-elivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não li o livro "O Caçador de Pipas", só assisti ao filme.
    Você liberou ótimos livros.
    Um lindo dia! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu não consigo desapegar...Ainda mais que vivo de coleções, séries, trilogias. Se fosse me desapegar não seria um, seriam vários...E eu gosto de tê-los, porque vou incentivar meus filhos a leitura e quero ter algum conteúdo em casa.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal tua iniciativa, e sua visão sobre esse projeto é muito inspiradora :)

    ResponderExcluir
  11. adorei a inciativa, só livro bom. Esses tempos atrás eu consegui fazer uma limpeza na minha estante e dei embora um monte de livros que eu gostava mas que sabia que não leria de novo tão cedo. Foi bom fazer isso, me deu mais espaço.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata, depois do bookcrossing blogueiro eu até consigo efetuar doações esporádicas, e a gente se sente feliz quando há um retorno, por exemplo na vez em que a bibliotecária da escola disse que um dos livros que doei mal parava na prateleira. É muito bom isso.

      Excluir
  12. Essa iniciativa faz meus olhos brilharem, mas aperta meu coração! Sou daquelas que gosta de sentir o cheiro dos livros, de virar a página... Empresto livros a todo momento, mas deixá-los... Juro, vou me esforçar para conseguir!
    E parabéns a todos que o fazem! Acho que o dia que encontrar um livro viajante talvez eu me liberte também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, não é fácil desapegar, principalmente no começo. Mas, com o exercício da prática as coisas vão ficando bem mais fáceis ;)

      Excluir
  13. Bem tenso esse negócio de "libertar" livros. Mas já deixei um propositalmente no ônibus. Mas ainda não tive coragem para tornar a fazer isso, rs.

    ResponderExcluir
  14. Oi Luciano,

    Te admiro, uma vez participei mas faz tempo que não participo desse movimento, tinha até comentado no grupo do face que seria legal ter um banner sem datas para cada um libertar quando desejar e assim coloca-lo impresso no livro informando o endereço do seu próprio blog.
    Bem é uma ideia.

    Parabéns pela libertação de seus livros.

    Beijokas elis!!!

    ResponderExcluir
  15. A maioria dos meus livros eu ganhei do meu pai e dos meus irmãos por isso eles são velhinhos e cheios de lembranças *.* não consigo me libertar deles :( ja tentei doar eles e em um momento de maior necessidade vender alguns que estavam em bom estado mais no final acabei desistindo do dinheiro :/

    Parabéns para você :) Vou espalhar a ideia mais não vou participar. O único livro que você liberou que li foi O Caçador de Pipas e esse é um ótimo livro, chorei lendo ele :( sorte de quem tiver ele mãos.

    Beijos, Carol (Amai Ame)

    ResponderExcluir
  16. Lu, lendo os comentários, dá para voltar no tempo e lembrar de quando falei do BookCrossing a primeira vez no "Luz" para depois vir com o BookCrossing Blogueiro... rs. As coisas foram mudando, acontecendo e não imaginava que ele seguiria em frente... De lá para cá, venho acompanhando outras iniciativas de incentivo à leitura brotando pela websfera e isso só me faz pensar que cada vez mais, mais e mais pessoas estão lendo... E as casas estão mais saudáveis e sem cheiro de livro velho (numa referência a um comentário acima, por que cheiro de livro novo é bom, mas de livro velho...) Na biblioteca nacional, precisamos usar luvas e máscaras para manusear certos livros - não precisa que sejam raros - a preocupação é com as bactérias que as páginas dos livros guardam - elas se instalam na pele e nos pulmões causando grandes estragos à saúde.
    Vim lhe agradecer por mais uma vez estar presente ao bookcrossing blogueiro e desejar que os livros que você libertou, também liberte o pensamento de quem os encontrar!!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, foi muito bom poder participar mais uma vez ;) Beijos.

      Excluir
  17. Ah, eu não tenho coragem
    Ainda mais no Brasil, que as pessoas não tem muito carinho por livros
    Eu posso no maximo emprestar
    Acho que assim ele tambéme estará fazendo sua função de ser lido

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar