15 de abril de 2013

O Lorde Supremo – A Trilogia do Mago Negro Livro 3 [Resenha #121]

Depois de quase um ano de aventuras, chega ao fim por aqui a “A Trilogia do Mago Negro”, da autora Trudi Canavan, e que foi resenhada no blog pela Jaci, do Uma Pandora e Sua Caixa. Muito obrigado por ter aceito o convite, Jaci, e vamos ver como termina a trilogia.

O Lorde Supremo

 

 

Sinopse: Na cidade de Imardin, onde aqueles que têm magia têm poder, uma jovem garota de rua, adotada pelo Clã dos Magos, se encontra no centro de uma terrível trama que pode destruir o mundo todo. Sonea aprendeu muito no Clã, e os outros aprendizes agora a tratam com um respeito relutante.

No entanto, ela não pode esquecer o que viu na sala subterrânea do Lorde Supremo, ou seu aviso de que o antigo inimigo do reino está crescendo em poder novamente. Conforme Sonea evolui no aprendizado, começa a duvidar da palavra do mestre de seu clã. Poderia a verdade ser tão aterrorizante quanto Akkarin afirma? Ou ele está tentando enganá-la para que Sonea o ajude em algum terrível esquema sombrio?

Não é sem uma dose de melancolia que dou inicio a essa resenha, desde junho de 2012 estou de uma forma ou de outra na companhia dos personagens da Trilogia do Mago Negro, que foi a primeira trilogia que eu acompanhei em tempo real. Sonea, Cery, Rothen, Dannyl, Tayend, Daneil e Akarin seus dilemas, sonhos, mistérios, vitórias e derrotas já estão me fazendo falta desde o momento que fechei o livro e agora que começo a escrever a resenha é como se fosse a despedida final.

Dramática? Eu? Imagina!

Mas, a parte minha vocação para o drama, "O Lorde Supremo", vol. 3 e final da Trilogia do Mago Negro, é tudo que uma conclusão de saga deve ser: emocionante, divertido, cheio mistérios e suas respectivas revelações e reviravoltas alucinantes. Se você está no livro 1 e tá achando lento, saiba: toda ação que falta a ele você vai encontrar nos próximos volumes em doses consideráveis.

Nesse livro nós nos reencontramos com os personagens dois anos após os eventos de "A Aprendiz", a Sonea já provou seu valor junto ao clã, os problemas com os outros alunos estão meio que pacificados e a parte final da história começa com nosso querido Cery colocando todas as nossas certezas em relação a vileza de Akarin, Lorde Supremo do Clã, no chão. Apenas uma certeza está posta diante de nós: algo de muito ruim está para acontecer a cidade de Irmadin e o Lorde Supremo pode não ser o responsável.

Como ocorreu nos volumes anteriores, a Trudi dividiu o livro em duas partes, a primeira dando conta de alguns dos mistérios em relação ao Lorde Supremo e sua índole. Seria ele um vilão ou seria ele um mocinho? E que tipo de mocinho manipula, vigia e mente? Quais as motivações desse homem? Muitas dessas questões estarão em foco nessa primeira parte do livro e nós vamos descobrir finalmente porque o os livros atendem pelo nome de "A Trilogia do Mago Negro".

E se a primeira parte monta o quebra cabeça dos mistérios, a segunda é ação pura, com poderes, lutas, correria e danação pincelada com romance e uma pequenina dose de drama. A Trudi foi uma autora generosa para com os corações sonhadores e nos deu doses de "o amor está no ar", além do mago Dannyl e do bibliotecário Tayend, meu casal favorito de todos os tempos (realmente que é bom é imoral, ilegal, engorda ou é gay), outros casais vão se formando e nós ganhamos algumas sequências até sensuais, porém não pornográficas, pois isso uma trilogia de magia e aventura e não um romance da Bella Andre.

No entanto, apesar de toda a ação e romance, a autora não deixou de abordar algumas das nossas feridas sociais, latejantes para uns e ignoradas para outros. A crítica a desigualdade social; a problematização da forma cruel como o poder público abandona os favelados do mundo a sua própria sorte; a busca por uma forma de solucionar problemas sociais; a relativização de valores morais cristalizados e a crítica suave e certeira a homofobia permaneceram presentes no livro. Foi lindo ver a Sonea da Favela, como um dos magos filhinhos de papai a chamavam maldosamente, contestando o Lorde Supremo do Clã em relação a forma como essa instituição se posiciona diante das necessidades dos favelados.

Sem duvidas, essa foi uma das resenhas que tive mais dificuldades para escrever, não quero dar spoiler, deixar de dizer coisas importantes ou me despedir dos personagens, mas preciso chegar ao fim.

Enfim, para mim foi ótimo acompanhar a trajetória de sucesso de uma adolescente baixinha e de língua afiada que se descobriu possuidora de um dom perigoso, lutou contra meio mundo de adversidades e conseguiu vencer. Só tenho a agradecer ao Luciano e a desejar todo o sucesso do mundo ao .Livro.


Vocês podem ler, clicando nos links, a resenha de “O Clã dos Magos” e de “A Aprendiz”, e dos demais livros resenhados pela Jaci aqui no blog.

Mais uma vez obrigado Jaci por ter aceito o convite, fico muito feliz por nos ter dado a honra de acompanhar a série por aqui.


O Lorde Supremo - A Trilogia do Mago Negro Livro 3, de Trudi Canavan (The High Lord, 2003Tradução de Frank de Oliveira e Júlio Monteiro de Oliveira, 2013) – 624 páginas, ISBN 9788581631486, Editora Novo Conceito.

45 comentários:

  1. Oi Luciano!
    Jaci, adorei sua resenha! Eu não tinha vontade de ler essa trilogia mas você falou dela com tanta empolgação que deu vontade de ler.
    Quando a gente passa muito tempo com uma série é difícil se despedir dela, mas felizmente tem muitos outros livros esperando para serem lidos.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora! Que bom que você curtiu a resenha, eu gosto tanto dessa trilogia que sou até suspeita para falar!!!;)

      Excluir
  2. Eu não tinha me interessado por essa trilogia, mas li tantas resenhas falando bem, que ela entrará nos meus desejados em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Summy eu senti que a Trilogia do Mago Negro foi uma história que chegou de mansinho e foi ganhando espaço no coração dos leitores. Talvez você goste!!!

      Excluir
  3. Olá Jaci, Luciano.
    Bem depois de ler essas palavras e considerando que é a segunda pessoa que me fala bem da trilogia, e também avisando que somente o primeiro volume é um pouco arrastado, tenho de começar a lê-la logo, fiquei super curiosa por toda essa aventura.

    Beijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciano,
    Ei Jaci,
    Então, por enquanto só li o primeiro livro da trilogia e achei o super bacana. Estou bem curioso para o que desenrola a seguir. E parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, se você gostou do primeiro corre o serio risco de gosta dos outros dois!!! \o/

      Excluir
  5. Oi Jaci!
    É uma tristeza quando a gente gosta tanto de uma história e ela chega ao fim, não é mesmo? Eu tenho um sério problema em finais de séries por causa disso, sempre acabo postergando ao máximo a leitura do último só pra ter aquela sensação de que "ainda não acabou". Faço isso com séries também!
    Mas a questão é que eu ainda não peguei essa trilogia por falta de tempo. E estava esperando o último chegar também, pra ler tudo de vez.
    Espero gostar MUITO igual a você. <3 E tomara que eu não tenha tantos problemas para deixar terminá-la.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, fazemos parte do mesmo grupo então, você falou todos os meus passos com os fins de série. Espero que você também goste Muito dessa série.

      Cheiros!!!

      Excluir
  6. Oi, Luciano, oi Jaci!

    Bati o olho na resenha e já fiquei com uma duvida: Como assim dois anos depois?! Isso não atrapalha, não ficam aquelas lacunas que insistem em incomodar como "Hm, o que será que eles fizeram nesses dois anos?". Sei lá, só de ler isso já fiquei meio com o pé atrás.
    Não é uma trilogia que esteja no topo das minhas mais desejadas, principalmente por eu estar fugindo de livros grandes assim, mas se tiver a oportunidade vou ler. Ah, e entendo sua tristeza. É tão ruim se despedir das séries que nos acompanham e então, pum, acabam :/ Só acho que elas deviam ser eternas, u_u

    Gislaine Alves;
    atualizado
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, foi uma escolha narrativa da autora da um salto no tempo e focar em outra coisa que não seja cada detalhe do cotidiano da Sonea dentro do clã, do Cery dentro da organização dos Ladrões e etc... Ela já tinha mostrado como era esse cotidiano no livro 2, no 3 a intensão dela é mostrar o porque das atitudes duvidosas de Akkarin e desenrolar o fio dos mistérios em um momento no qual Sonea e Cery - que são adolescentes no inicio - já tenham se tornado adultos.

      Não acho que prejudique... até porque o livro tem 600 páginas e nos diálogos muito do que aconteceu nos dois anos passados vem a tona.

      Ah, é uma dor se despedi de séries mesmo.

      Excluir
  7. Depois de Ler toda a saga de Harry Potter, descobri que gosto de livros assim! Preciso ler mais deles, livros sobre vampiros, etc. Tenho pretendentes já: Kizzy Ysatis lançou um livro meses atrás, que quero muito ler! Fica aí uma dica pra vocês!

    ResponderExcluir
  8. Luciano a nossa querida Pandora realmente está de parabéns, pois conseguiu fazer as resenhas dessa trilogia com grande maestria. Já li os dois primeiros livros e ainda não postei resenha, mas essa trilogia é muito marcante e seus personagens e toda trama nos absorve que é impossível esquecer cada detalhe.
    Pandora é bem merecida essa sua despedida e depois de ler a sua resenha que já confirmou minhas dúvidas impossível não acelerar a leitura do Lorde Supremo. Acredito que tenha sido difícil de fazer as resenhas sem soltar spoiler, mas está de parabéns, pois para quem não leu só vai ficar curioso para ler.

    Beijos



    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene como sempre tão generosa em seus comentários!!! Obrigada!!!

      Excluir
  9. Não li ainda Jaci, mas gostei muito da sua resenha e principalmente por ser apenas 3 livros, chega de séries intermináveis kkkkkk

    E parabéns pela resenha, está perfeita!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho que começar a ler esta série logo, ela me intriga, suas resenhas me dizem que ela foge do lugar comum e isso muito me agrada.

    E obrigado pelas resenhas, Pandora, foi uma epopeia e tanto, rs.

    ResponderExcluir
  11. Eu quero ler essa série logo e espero fazer isso esse semestre ainda. Gostei demais da resenha que está simplesmente maravilhosa.

    ResponderExcluir
  12. Pelo que li nas suas resenhas dessa trilogia a história só foi crescendo para um final emocionante, o que mais podemos pedir de um livro? Eu não sou do tipo que sofre de ressaca literária mas confesso que certas histórias continuam revirando na minha cabeça um bom tempo depois de acabada a leitura, mas sempre podemos reler os livros que mais nos marcaram e assim reviver as mesmas emoções e descobrir novas revelações que não percebemos à primeira vista, é uma das belezas da literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Cris, o livro cresce no final, a Trudi vai ganhando ritmo do livro 2 para o 3 e o fabuloso é que os leitores da Saga sentem isso. Também sofro de ressaca literária e você está certa, sempre podemos voltar aos velhos cenários e faze-los nos, é a beleza da literatura.

      Excluir
  13. Terminei de ler ontem. E assim que fechei o livro me senti órfã!
    Adorei, comecei a ler por que ganhei o primeiro livro em uma promoção...daí em diante foi paixão à primeira leitura.

    ResponderExcluir
  14. cara esse parece ser o melhor livro da trilogia! quando sobrar um dinheirinho vou comprar os três, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, essa coisa de melhor livro depende do gosto, para quem gosta de ação e de personagens masculinos sexys esse é o melhor com certeza.

      Excluir
  15. Quero muito ler essa trilogia, o livro final parece ser tão bom qt os primeiros.

    ResponderExcluir
  16. No primeiro livros, a maioria falava que não era tão boa, chegando no último a pessoa ama. Adoro livros assim, que nos surpreendam, e a minha curiosidade está cada vez maior. Você conseguiu colocar conteúdo nas suas resenhas, vi outras que só falavam um pouco e pronto! Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Pelo que tenho lido das suas resenhas da trilogia, ela em momento algum fica chata e decai na narrativa.
    Fica dificil comentar na resenha do último livro quando ainda não li nem o primeiro rs. Mas fico feliz por saber que continua tão bom e que tem um final muito bom, beijos.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei mais empolgada para ler a trilogia depois de ler a sua resenha, o último livro é sempre o mais esperado e o melhor(na maioria das vezes. Já passei a trilogia para uma das minhas primeiras compras. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li o primeiro livro, mas estou bastante animada para ler toda a trilogia. Li ótimas resenhas sobre o segundo e o ultimo livro, dizendo que há mais ação nesses volumes do que no primeiro.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  20. O Lord Supremo vem aí pra completar a trilogia e espero que feche com chave de ouro. Vou anotar na minha listinha de mais urgentes. Valeu!

    ResponderExcluir
  21. Resenha muito boa, abordando pontos importantes do livro, despertando o interesse do leitor;

    ResponderExcluir
  22. Estou louca... Preciso urgentemente ler essa trilogia... Suas resenhas foram magnificas, me deixaram muito curiosa, preciso saber se os livros são tão sensacionais como você descreve...Pelo que li tem de tudo... Ação, aventura, romance, polemica... Acho fantástico quando um autor cria um livro com tantos assuntos relacionados e que esse livro seja um sucesso como estou vendo por ai... Preciso muito ler...

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler toda a trilogia, estou com o 1º livro aqui, pretendo começar amanhã mesmo a lê-lo, me apaixonei por esse mundo de magia, totalmente fantástico!! *O*

    ResponderExcluir
  24. Não li toda a resenha por medo de spoilers! Mas já li as resenhas anteriores. Já gostava muito das sinopses desta trilogia, mas agora com suas resenhas estou com muito mais vontade de ler. E o fato de ter um casal homo então... yaoi está no ar!

    ResponderExcluir
  25. Mas Debora, vou te confessar, poderia ter até mais yaoi, foram tão pouquinhos nesse livro... fiquei até com saudade dos meninos!

    ResponderExcluir
  26. Muito boa mesmo.. já queria lê o livro para saber cada detalhe da historia..

    ResponderExcluir
  27. Eu vivo vendo resenha desse livro e todo mundo falando bem..espero gostar dele quando eu ler

    ResponderExcluir
  28. "[...] pois isso uma trilogia de magia e aventura e não um romance da Bella Andre" KKKKKKK ri muito. (: gostei muito da resenha e quero ler muito o livro, mesmo não gostando do primeiro e ainda não tendo lido o segundo.

    ResponderExcluir
  29. Pretendo ler esse livro o mais rápido possível, muito bom!

    ResponderExcluir
  30. Quero logo ler esse livro, curiosidade a mil .-. otima resenha

    ResponderExcluir
  31. Muito boa a trilogia inteira. No começo do volume 1 achei que tinha comprado um livro cansativo, pois, ele começa com muitas girias e nomes estranhos, mas, apos algumas paginas, fiquei fascinado pelo conto, acabei lendo toda a trilogia e recomendo fielmente. Agora é esperar o proximo dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duo, confesso a você que a primeira parte do livro 1 também levei com muita morosidade, demorei a entender a que a Trudi vinha... Ela meio que foi me envolvendo vagarosamente e no final me ganhou!!! Estamos juntos esperando o próximo dela!!!

      Excluir
  32. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar