9 de dezembro de 2013

Esconda-se, de Lisa Gardner [Resenha #153]

Esconda-se - Texto


Sinopse: Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns!


Eu me sinto em casa lendo romances policiais. Já disse isso uma ou duas vezes, e a afirmação segue sendo verdadeira. Nenhum outro gênero me faz ler compulsivamente ou ansiar com tamanha força por determinado desfecho. Quando acompanhando tudo temos uma detetive de primeira grandeza, as coisas ficam ainda melhores.

Em “Esconda-se”, conhecemos Tanya, uma mulher que nunca ficara, em toda a sua vida, mais que dois anos numa mesma cidade, com sua família constantemente se mudando, deixando tudo para trás e recomeçando do zero, fugindo de uma ameaça inominável que ela não fazia ideia do que era, e terminando, por fim, sentindo-se culpada, como se tivesse feito algo de errado, que terminara por fazer com que se mudassem repentinamente. Até que a polícia de Boston, onde ela morava atualmente, já uma mulher adulta, divulga que ela estava morta, e que encontraram seu corpo.

O livro não podia ter uma premissa mais interessante. Se na maioria dos livros policiais, à grosso modo, temos um crime e um assassino desconhecido, aqui ainda temos, de bônus, um mistério envolvendo Tanya e sua família em fuga que, como leitores, não sabemos ao certo se está relacionado aos crimes principais, o que só faz aumentar a tensão na narrativa – e a autora, Lisa Gardner, é mestra em despistar, em mudar rumos, e a tirar leite de pedra partindo das mais frágeis suspeitas, o que reflete o cuidado com pesquisa e estruturação de seus livros pelo qual ela é conhecida.

Falando em estrutura, Gardner usa novamente aqui uma mescla de narrativa em primeira e terceira pessoa, que, acredito, posso descrever da seguinte forma: as passagens com D.D. Warren, a sargento fodona que comanda as investigações, e sua equipe de detetives, são sempre narradas em terceira pessoa. Já as passagens com Tanya e outras inerentes à narrativa do crime, são feitas em primeira pessoa. É uma aposta arriscada, pode-se levar um tempo para se adaptar e, no livro, as mudanças na narrativa nem sempre são marcadas por troca de capítulos, mas o livro e tão bem narrado e Gardner o domina tão bem que é tudo muito intuitivo, e não me causou estranhamento algum.

Ao contrário, os trechos em primeira pessoa que acompanham Tanya tem uma importância extrema na dinâmica do livro, pois ela é uma personagem que sabe tanto quanto o leitor, que fugira a vida toda de uma ameaça sem rosto e que, no processo, e incentivada pelo pai que tem tudo para ser apontado como paranoico, formara uma carapaça, se tornara uma mulher dura, desconfiada, e, segundo ela, pronta, para sobreviver, mas que, no fundo, como o são todos os personagens duros demais, é frágil, e sente falta de tudo o que perdeu, questionando as atitudes do pai, que, já falecido, não pode lhe responder todos os porquês que povoam sua mente. Seguí-la na primeira pessoa nos trás o benefício de conhecê-la sem a presença do julgamento de outros personagens.

Mas se Tanya é uma personagem interessante, o que dizer de D.D.? Em “Viva Para Contar”, ela era absolutamente fodona, com uma língua afiada e comandando à ferro e fogo sua equipe de detetives. Mas isso por ser, aquele livro, o quarto do cânone da personagem. Por ser apenas o segundo, “Esconda-se” trás uma D.D. um pouco mais frágil, com algumas atitudes que eu não reconheceria na D.D. de “Viva Para Contar”, e que, em certo momento, chora. COMO ASSIM, D.D. WARREN CHORANDO? Por isso é tão agradável se acompanhar séries cronologicamente, mesmo quando os livros são independentes: invariavelmente, personagens evoluem, aprendem novas coisas, se portam de maneira distinta. Não me lembro se aconteceu, mas não acho que a D.D. de “VpC” choraria.

O que me leva a um outro ponto. Neste livro, D.D. fora promovida à sargento, o que faz com que tenha alguns detetives trabalhando sob sua supervisão, e, como é inerente ao posto, ela acaba delegando muitas tarefas para sua equipe. Eu gostaria de ter acompanhado mais dela no livro, ela tem um gênio forte, uma cara amarrada e sem paciência que me atrai – e faz com que lembre de mim mesmo, às segundas de manhã – mas aparece relativamente pouco aqui, em um livro que é uma aventura sua. Em seu lugar, o polêmico e fraco Bobby não é um substituto à altura, e, para completar, não consegue manter a caça fechada frente a vítimas de crimes – ética, meu bom garoto, já ouviu falar disso? – mas entendo que ele é um contraponto à D.D. e consegue se aproximar de Tanya, fazendo-a se abrir um pouco mais. Não posso dizer com certeza, mas me parece que D.D. surgiu como uma personagem menor num livro cujo protagonista era Bobby, não me estranha que o tenha passado pra trás.

O livro é muito bem amarrado, com um texto redondo que te faz ler por páginas e mais páginas sem se dar conta disso. Tudo é tão misterioso e a necessidade de solucionar o tal mistério é tão grande que não há como não ler o livro sem o fazê-lo compulsivamente. Gardner tem o leitor nas mãos e o guia com talento. Há pressa, mas ela preza os métodos. Cada reunião da força tarefa criada para solucionar o crime é tão vívida que você consegue imaginá-la nos menores detalhes – e elas ficariam ótimas em uma adaptação para tv, mas não como um clichezão americano, sou muito mais a favor de telefilmes, mais densos, como pede à personagem, uma produção britânica cairia bem.

Recomendo o livro fortemente: é dos melhores do ano.

 


+ da série: Viva Para Contar – Detetive D.D. Warren Livro 4

 

Esconda-se - Detetive D.D. Warren Livro 2, de Lisa Gardner (Hide, 2007Tradução de Cássia Zanon, 2013) – 400 páginas, ISBN 9788581633107, Editora Novo Conceito. [Comprar no Submarino]

{A+}

19 comentários:

  1. Isso é uma surpresa!!! Se foi para um dos melhores do ano, é porque é leitura obrigatória. Acho que vou me aventurar pela autora no ano que vem, começando do começo. Tem tanto livro que ainda quero ler e não consigo, espero diminuir essa fila de leitura interminável =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu gostei muito, li com uma ansiedade enorme para ver os desfecho, então recomendo fortemente para quem já se dá bem com romances policiais!

      Excluir
  2. Eu li este livro e também gostei muito, achei algumas coisas meio desnecessarias, mas no geral foi uma ótima leitura, também recomendo muito.

    Beijos

    http://livrosecafelatte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu achei ele bem redondinho - o Bobby me incomodou um pouco, mas passei por cima disso...

      Excluir
  3. Você sabia que este foi o segundo livro lançado lá fora?? Meio estranho né, mas agora lendo sua resenha, entendi como ela chegou a sargento.
    Estamos em sintonia, peguei este livro hoje cedo pra começar a leitura. Já vi que vou amar. Também me sinto em casa com romances policiais.
    Adorei! A narrativa da autora é incrível, essa mescla de terceira e primeira pessoa me cativa muito. E ela tem o dom de não deixar a gente perdido, muito pelo contrário!!
    Resenha como sempre pra lá de perfeita!!


    Ah! Quanto ao livro que você comentou, acho que você irá gostar. Sobrenatural com romance, é bonito e atraente. O segundo livro é ainda melhor com o acréscimo de aventura e suspense. Espero que o último da trilogia seja ainda melhor!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/


    Ah! Luciano, eu estou participando de um concurso cultural que acaba sexta, vale 1 voto por dia na foto. Por favor, vote na minha foto!! Estou em 2º bem perto do 1º. Conto com você: http://bit.ly/194R4NV Muito obrigada!! Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lele, eu estranhei muito a editora ter optado lançar os livros aqui fora de ordem, sabe-se lá a razão! Mas gostei muito mesmo assim, a autora escreve muito bem, não há como não se envolver!

      Excluir
  4. Você, quando o assunto é certos autores, consegue se tornar um sedutor Luciano... Mesmo eu que não sou fã do gênero me pego tendo desejos consumistas com Lisa Gardner, se um dia desse me pegar agarrada com um livro dela destruindo um saco de jujubas [e ganhando de volta os quilos que perdi tão duramente] não vou estranhar nem um pouco, mas vou te culpar muito. Poxa, é uma mulher que escreve sobre mulheres e uma delas em um mundo majoritariamente masculino.... eu preciso ler isso... ou melhor, você tem me convencido que eu preciso ler! #LucianoMauCruelSanguinolento kkkk

    Pandora com preguiça de deslogar... Cheros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, em alguns momentos a gente tem que ser né? Eu gostei bastante do livro, Lisa Gardner conseguiu, mais uma vez, me surpreender.

      Excluir
  5. Romances policiais também são os meus favoritos. Leio em uma velocidade fora do normal e mesmo nunca ter lido Lisa Gardner, sinto que ela entrará na minha lista de favorito, fora que você atribuindo a nota A ao livro, ajuda muito.

    Lucas - Carpe Liber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, se tiver a oportunidade leia! Os livros dela são muito bons!

      Excluir
  6. Gosto muito de romances policiais, este parece ser muito interessante *.*

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros de romance e sendo policiais são os meus favoritos....

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Já te disse que suas resenhas são uma motivação para minhas leituras, sim sempre venho conferir quando sai e a primeira coisa que olho é sua nota A+ é bom demais. Eu já virei fã da Lisa. Porém bem que a editora podia ter lançado na ordem para nós que acabamos virando admiradores da D.D, nem eu acredito nela chorando. Mas pretendo em breve ler esse livro. Boas Leituras...bjus elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros cheios de ação e surpresas, e se for da Lisa Gardner melhor ainda! Estou querendo muito esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha, mas esse livro não é muito meu estilo ):

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha. Quero ler.

    Jessica Neves

    ResponderExcluir
  12. Adoro romances policiais.

    Amanda Ribeiro

    ResponderExcluir
  13. Ganhei esse livro numa promoção e estou com ele na minha lista de leitura aqui em casa. Já ouvi falar coisas muito boas sobre ele, e a resenha aumentou ainda mais minha vontade de lê-lo. Adoro suspenses policiais, ainda mais se o autor consegue manter o mistério até o final, por mais que acompanhemos seu desenvolvimento, esperamos algo e no fim é algo totalmente surpreendente!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar