18 de dezembro de 2013

Top 5 Filmes Natalinos

Filmes

Natal se aproximando, começa aquela enxurrada de filmes com essa temática na tv. Passando pelo “O Que Tem Na Nossa Estante” – leiam! – vi um “Top 10: Filmes Natalinos”, postado pela Michele Lima, que também convidava os leitores a elaborarem suas listas. Convite feito, convite aceito!, mas decidi listar meus cinco filmes natalinos favoritos, que são:

5 – O Expresso Polar

OExpressoPolar

Me lembro que, quando lançado nos cinemas, “O Expresso Polar” foi considerado um fracasso. Não entendo a razão, o filme tem boas animações, a voz e expressão do Tom “Ryan-Gump” Hanks, e uma história bonitinha. Se há um assunto na mesa de Natal é do quanto a coisa toda acaba, ano a ano, perdendo um pouco da mágica – Natal hoje é mais uma data capitalista do que cristã – e o quanto isso é ruim. De certa forma o filme trata disso: do acreditar. Vocês ainda escutam os sinos?

 

4 – Edward Mãos de Tesoura

07 EDWARD MÃOS DE TESOURA

Super clássico da Sessão da Tarde, eu tinha muito medo do Edward quando era criança. A coisa só mudou quando acompanhei uma das milhares de reprises do filme, e reconheci sua grandeza. Ah, é do Tim Burton – que é tão louco quanto o Tarantino, mas sem a fixação por sangue.

 

3 – Um Natal Muito Louco

Um Natal Muito Louco

Neste filme, a Jamie Lee Curtis – putz! como gosto dela! – e o marido, o chato que se acha engraçado do Tim Allen, decidem sair em um cruzeiro quando a filha diz que vai viajar durante as festas de fim de ano. Decididos, não enfeitam sua casa, não preparam uma ceia, ficam isentos do “espírito natalino”, até que sua filha liga dizendo que está voltando para casa, e o casal tem de se desdobrar pra deixar tudo pronto. Ah, o roteiro é do John “Overrated” Grisham.

 

2 – Esqueceram de Mim

Esqueceram de mim

Assisto a esse filme um milhão de vezes e não deixo de me divertir. Ele tem o cheiro da infância, do Natal, me trás boas lembranças. Tem mesmo que falar alguma coisa sobre ele?

 

1 – O Céu Mandou Alguém

O Céu Mandou Alguém

Gosto de filmes de faroeste, mas deste em especial. Dirigido pelo John Ford e tendo no elenco, além do mito John Wayne, os excelentes Harry Carrey Jr e Pedro Armendáriz, o filme, uma espécie de história dos três Reis Magos ambientada no velho oeste, três ladrões de banco por acaso se deparam, durante uma fuga, com uma mulher dando a luz, e prometem que vão cuidar do garoto após ela falecer. É muito bom, tocante em alguns momentos, mas também cômico, com três machões tendo de lidar com as necessidades de um recém nascido, e nutrindo por ele um carinho enorme. É coisa fina.

 

É isso, esses são meus preferidos. E quais os de vocês?

Não se esqueçam de ler o post da Michele, e, caso também falam uma lista, avisá-la no mesmo post :)

9 comentários:

  1. Agora me deu vontade de entrar na corrente e fazer também!!! Oooh pessoa influenciável que sou!! Eu amo o Natal, embora cada vez mais tenha menos tempo para me dedicar a ele, graças ao calendário pedagógico sempre acabo tratando do Natal das crianças e cuidando pouco do meu, mas Natal é mesmo coisa de criança néh?!?! É nelas que está a magia da coisa.

    Vi o O Expresso Polar pela primeira vez com meus alunos da 2ª e 3ª série há quase 10 anos atrás, adoro lembrar ele tem cheiro de infância. Esqueceram de mim foi um filme que eu assistia enquanto mainha colocava o frango de Natal (sou alergica a Peru então depois que fiquei toda trabalhada na intoxicação a tradição foi abolida kkk) no fogo e fazia bolo, ver é como voltar no tempo... E sim, eu também tive medo do Ed. e preciso ver "O céu mandou alguém".

    Cheros Luciano, em nome da Estante, desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Eu não posso ver uma tag que fico doido pra responder também. Eu gosto desta época do ano, família reunida, recesso do trabalho, o clima é ameno, e tive educação cristã.....

      Sobre o peru, em casa ninguém come - ainda bem, simplesmente odeio - vamos todos de frango mesmo ;)

      AH, e foi muito bom responder.

      Excluir
  2. Venhamos e convenhamos, Natal sem "Esqueceram de Mim", simplesmente não é Natal!
    Sou grata por ter sido uma criança/adolescente nos anos 80 e 90 e poder dizer que vivi em uma época em que Sessão da Tarde valia a pena!

    "Edward, Mãos de Tesoura" é outro clássico que eu AMO de paixão!
    Aliás, tem um bom tempo que eu não assisto...

    Os demais filmes nunca assisti, mas super anotei a dica o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, concordo com você, se não passa esse filme na tv fica faltando alguma coisa. E Edward é um clássico, não tem jeito ;)

      Excluir
  3. Oi Luciano!!! Que bom que resolveu fazer a sua lista, dos que vc citou eu só não vi O Céu Mandou Alguém, mas filme de velho oeste cômico desse ser bem, legal!

    Valeu por participar!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, ele é bastante trágico em muitos momentos, mas em outros há comicidade, como quando eles besuntam o bebê com graxa para que ele suporte o calor do deserto. Na verdade, acho "cômico" uma palavra inadequada aqui, o correto seria, talvez, "terno", que nos faz sorrir ;)

      Mas foi muito bom participar ;)

      Excluir
  4. Oi Luciano
    Vim correndo para ver os seus melhores filmes Natalinos.
    Coincidimos em alguns e eu acrescentaria o filme Um Herói de Brinquedo.
    Vamos ver agora com umas pequenas férias eu consiga entrar nessa corrente junto com a Pandora.

    Acabou o ano e não fizemos nenhum sorteio de parceria e nem fiz um convite para leitura. Estou em dívida com você, mas esteja certo que mesmo ausente não esqueço dos amigos.

    Beijos mil
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, tudo bom?
    Desculpa passar tanto tempo sumida (acho que se eu te desse um real a cada vez que escrevo isso, você estaria rico!). Dos filmes que você listou só não assisti O Céu Mandou Alguém. Como futura cineasta, pretendo assistir mais filmes em 2014, e já vou adicionando esse à lista! O único problema é que não tenho sentido o clima natalino esse ano, não sei por que. Simplesmente não fui contagiada com a magia do natal dessa vez...

    Beijos!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. To atrasada, mas vamos lá! Quase me caiu uma lágrima ao ver Edward Mãos de Tesoura! Eu amo esse filme, do fundo do meu coração. Para mim, o natal remete um pouco ao Peter Jackson (LOTR e Hobbit), talvez pela época de lançamento dos filmes, mas meu filme de natal favorito - e eu sei que posso sofrer bullying por isso - é Simplesmente Amor. Em minha defesa, tem o Liam Neeson e a Emma Thompson hehehehe.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar