30 de janeiro de 2014

Qual é o Livro?

Qual é o Livro 2014

Ainda não acredito que passei 2013 sem fazer sequer uma edição do “Qual é o Livro?”! É isso o que acontece quando se adia as coisas indefinidamente “para amanhã”. Mas estou aqui para corrigir isso, então esse ano teremos “Qual é o Livro?”, “Tem Lógica?” e mais uma brincadeira que ainda estou acertando os detalhes para ver como – e se – vai funcionar, mas vamos por partes.

Como parte das comemorações de aniversário do blog, que acontece no início do mês que vem, teremos uma nova edição do “Qual é o Livro?”, dividido em cinco etapas, cujo prêmio, entre outros, será o de um exemplar do livro “Adeus à Inocência”, cedido pela Editora Novo Conceito, e que funcionará da seguinte forma:

O Que é

O “Qual é o Livro?” é uma brincadeira que consiste em adivinhar de que livro estou falando através de uma ou mais dicas que dou sobre ele. Essas dicas podem se referir à sinopse do livro, a um personagem, lugar, situação, objeto, enfim, a qualquer coisa que esteja nele presente ou à ele se refira.

Nesta edição serão cinco etapas – conforme calendário presente neste post – indo do “Qual é o Livro?”´#12 ao #16, nas quais os participantes acumularão pontos, sendo considerado o vencedor aquele que mais pontos acumular ao final das cinco etapas.

Os posts de pergunta, com as dicas sobre o livro a ser descoberto, serão publicados sempre às quintas-feiras, e as respostas na sexta-feira da semana seguinte, sempre por volta das 7h00.

Não serão levadas em consideração as participações sobre determinada etapa enviadas após a publicação da resposta da mesma.

Como participar

A participação se dará através de formulário como o representado abaixo, onde se deve preencher:

Qual é o livro

  1. O nome de seguidor

  2. E-mail para contato

  3. Edição do “Qual é o Livro?” a que se refere a resposta. Ex: se fosse o Qual é o Livro? #5, deveria-se escrever 5. Como o mesmo formulário valerá para todas as edições, é importantíssimo que se indique aqui a edição correta.

  4. Se o preenchimento do formulário se refere a uma resposta ou divulgação. (Lembrando que é permitida apenas uma resposta por edição. No caso da divulgação, elas não contam pontos, mas são válidas para o sorteio do exemplar entre todas as entradas apuradas no formulário)

  5. Deixar seu palpite sobre qual é o livro

  6. Falar sobre as referências contidas nas pistas de cada edição.

  7. Deixar link de divulgação nas redes sociais, se for o caso.

Palpite

Apenas um palpite pode ser dado por edição, então pense bem a respeito de qual é o livro, mas lembre-se que o primeiro a acertar dobra seu número de pontos.

Referências

Em cada edição serão dadas até 5 dicas – salvo em edições com outro formato. Cada uma destas dicas se referem a algo presente no livro, como uma passagem ou localidade ou personagem. Enfim, caso identifique estas referências – e este é o caminho que leva à solução do desafio – indique-os no formulário no campo destinado para isso.

Um exemplo: no Qual é o Livro? #4, a dica “São 35” se referia às cinco semanas que duraram a viagem de balão sobre à África, ou seja, trinta e cinco dias. O participante deveria então preencher da seguinte forma: Dica 2: se referem às 5 semanas de duração da viagem, ou, ainda, aos 35 dias que duram a viagem.

O preenchimento das referências não é obrigatório, assim como não é necessário que se indique todas elas. Valem pontos aquelas que estiverem corretas, ou indicarem um raciocínio correto, sou bastante flexível quanto à isso.

Divulgação

Não valem pontos, mas cada uma vale uma participação à mais no sorteio do livro entre todas as entradas. Deve-se observar, em cada edição, a frase  a ser divulgada, e utilizar a tag #QeoL .

Duração

O “Qual é o Livro?” terá uma duração de cinco semanas, com a primeira etapa começando no dia 6 de fevereiro e a última em 6 de março.

Pontuação

  • Cada participação vale 1 ponto, estando o palpite certo ou não.

  • Cada referência correta vale 1 ponto.

  • A resposta certa vale 3 pontos.

Ao final das cinco etapas, o participante que somar mais pontos é o vencedor :P

Lembrando que a somatória de pontos será feita por nome de seguidor, então use sempre o mesmo nome em todas as participações.

Premiação

Nesta edição, os prêmios serão os seguintes:

O participante que somar mais pontos ganhará um exemplar de “Adeus à Inocência”, cedido pela Editora Novo Conceito.

As demais entradas no formulário concorrerão, através de sorteio realizado pelo Random.org, a um exemplar de “A Corista & Outras Histórias”, do Tchékhov; e “O Retrato”, do Gogól. Ambos os exemplares fazem parte da Coleção 64 Páginas, da L&PM Editores. Serão, então, três ganhadores.

Calendário

06/02 – Publicação da Primeira Etapa  {Qual é o Livro? #12}
13/02 – Publicação da Segunda Etapa  {Qual é o Livro? #13}
14/02 – Publicação da Resposta da Primeira Etapa {Qual é o Livro? #12}
20/02 – Publicação da Terceira Etapa {Qual é o Livro? #14}
21/02 – Publicação da Resposta da Segunda Etapa {Qual é o Livro? #13}
27/02 – Publicação da Quarta Etapa {Qual é o Livro? #15}
28/02 – Publicação da Resposta da Terceira Etapa {Qual é o Livro? #14}
06/03 – Publicação da Quinta Etapa {Qual é o Livro? #16}
07/03 – Publicação da Resposta da Quarta Etapa {Qual é o Livro? #15}
14/03 – Publicação da Resposta da Quinta Etapa {Qual é o Livro? #16}
20/03 – Publicação do Resultado Geral e Sorteio dos Livros

Termos Gerais

  1. NÃO é necessário ser seguidor do blog através do Google Friend Connect, mas fico feliz caso seja;
  2. É preciso ter um endereço de entrega válido no Brasil;
  3. Deixar o seu palpite ou link de divulgação apenas através do formulário;
  4. Deixar um comentário informando a participação;
  5. É permitido apenas um palpite por edição por seguidor;
  6. Enviando uma participação você concorda com os termos dessa promoção, e, eventualmente, em ter o nome de seguidor listado em post com classificação dos participantes;
  7. O não cumprimento de quaisquer destas regras resultam na desclassificação do participante naquela edição, ou em todo o evento, conforme o caso;
  8. O blog não se responsabiliza por mercadorias extraviadas pelos Correios ou pela impossibilidade de entrega da mesma no endereço fornecido pelo vencedor/sorteado, quaisquer que forem os motivos.

Acho que é isso. Se restou alguma dúvida, por favor, deixe-a nos comentários ou me envie um e-mail: lucianoassantos@gmail.com

Vamos brincar de adivinhação?

17 comentários:

  1. Sabe que senti falta do desafio! Sei que como sou ruim de desafios não vou ganhar, mas adoro participar... então estou bem feliz!!! \o/

    ResponderExcluir
  2. Luciano, simplesmente adoro esses desafios que você faz! <3
    Mas... SOU PÉSSIMA! Vou tentar participar, juro! Mas não te garanto nada...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, sabe que quando sou eu respondendo também não acerto nada? Hahaha

      Excluir
  3. Ebaaa, quero participar sim!!! Quem sabe a sorte me ajuda dessa vez! rsrsrs

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da ideia do desafio

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Anjo,
    Sabe que adoro essa sua coluna, mas quase não participo, porque fico sem palpite...shauhua...ta confesso que me sinto fraca quando não associo nada...kkkk....mas vou tentar participar. Afinal quem não arrisca, não petisca.

    Beijokas Elis!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, Elis, quando é para responder eu também sou uma negação!

      Excluir
  6. Olá Luciano! Bom dia!
    Que maravilhosa notícia! Saudades ´de brincar de advinhação com Qual é o Livro?
    Com certeza pode contar que estarei presente.
    Um bom domingo !

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, boa sorte nos palpites! e muito obrigado por participar :)

      Excluir
  7. Oi, Luciano!
    Que forma bacana você bolou para comemorar o aniversário do blogue!! Uniu o útil ao agradável! Eu estou ficando mestra em adiar coisas... rs.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, eu tenho que fazer alguma coisa sobre, ando protelando ao extremo!

      Beijos ;)

      Excluir
  8. Uhuuuu até que enfim!!!! Quero muito participar, embora eu seja uma negação nesse tipo de coisa. É mais pela curiosidade do que pelo prêmio, propriamente dito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, se fosse para eu responder já me desesperaria! Sou péssimo nessas coisas!

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar