9 de junho de 2014

O Lado Mais Sombrio – Splintered Livro 1, de A.G. Howard [Resenha #173]

O Lado Mais Sombrio Com Texto Sombreado


Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...


Releituras, versões, adaptações, está tudo na moda. De séries de tv como Once Upon a Time a filmes, como o mais recente Malévola, passando por livros, a nova onda é basear narrativas em clássicos universais, o que é uma via de duas mãos: se tem a vantagem do conhecimento prévio, da fácil penetração e assimilação de personagens ou mitologias ou mundos já bastante conhecidos, mas se tem de enfrentar o policiamento de fãs das obras originais. É um risco a se correr, e eu tenho pra mim que os prós compensam os contras.

Foi o que fez a autora A.G Howard. Ela pegou a obra máxima de Lewis Carrol, Alice, e inseriu nela não diria que novos elementos, mas situações e desdobramentos inimagináveis para quem, até então, se atinha à obra original.

De minha parte, conheço “Alice”" e o seu País das Maravilhas muito mais graças à Disney – cuja animação assisti às vésperas de um dos melhores Natais de que me lembro, eu com uns sete ou oito anos, passados na fazenda onde meus avós moravam – e ao Tim Burton que do livro em si. Jamais o li. E, se o fiz, foi através das centenas de adaptações nada confiáveis que se pode encontrar para o público infantil.

Reza a lenda – quem já leu o livro pode corroborar o que digo ou discordar de mim – que o livro original não é nada fácil. Existem jogos de palavras, entrelinhas, e muitas coisas mais que o senhor Carrol, poeta, romancista e matemático que gostava de tirar fotos de garotinhas em trajes mínimos, foi hábil em, li isso em algum lugar mas a referência agora me falta, esculpir e moldar, mais que escrever. Pra mim é um desafio, que ainda não aceitei. Mas, mesmo sem ter lido, acredito que bastam as linhas gerais, reconhecer os personagens, para que seja proveitosa a experiência com o livro.

Voltando ao “O Lado Mais Sombrio”, conhecemos Alyssa, uma descendente direta da Alice, a menininha original que entrou – ou caiu? – na toca do coelho. Sabe-se lá as razões, todas as mulheres da linhagem dessa Alice podem conversar com os animais e as plantas, e têm sonhos bastante perturbadores com o País das Maravilhas e os seres intraterrenos. A mãe de Alyssa, por sinal, está há alguns anos internada em uma casa de repouso, incapaz, acredita-se, de lidar com os seres falantes que lhe atormenta com seu palavrório.

Alyssa passa a desconfiar que sua mãe não é tão louca assim quando ela também começa a ouvir as flores e os insetos falando. Mas daí lhe vem uma questão que é cruelmente prática: o fato de ela também ouvir esses seres fazem de sua mãe uma mulher normal OU faz com que ela tenha sido brindada com uma genética não muito favorável e ela mesmo é também mentalmente doente? Dúvidas que não demoram muito a serem sanadas, pois estamos nas primeiras cinquenta páginas, e o livro tem que continuar.

Uma coisa bacana foi a autora ter atualizado a mocinha da vez, ela não é mais uma menininha inocente que toma líquidos suspeitos de garrafas estranhas. Agora ela o faz porque sabe que Alice o fez, então é o que tem de ser feito. Ela é uma adolescente com uma carência emocional enorme causada pelo afastamento da mãe e uma queda pelo vizinho que insiste em deixá-la na friendzone para, como não poderia deixar de ser, namorar sua antagonista, a garota perfeita do colégio que vive perguntando onde Alyssa enfiou o rabo do coelho – o fato de serem descendentes da Alice original é um fato conhecido, mas é importante frisar que eles conhecem a Alice original como a menina que inspirou Carrol a escrever o livro, e não como aquela que efetiva e realmente adentrou num buraco atrás de um coelho com muita pressa.

E a jogada de mestre da autora é dar um desdobramento inesperado à visita da Alice, ainda falando da primeira, ao País das Maravilhas. Ela fez alguma merda por lá e agora apenas uma descendente direta sua pode desfazer isso. Então, imaginem, há caos reinando em um mundo psicodélico onde a Helena Bonham Carter tem uma cabeça enorme e uma sede insaciável por decapitações! Então cabe a Alyssa – sua mãe, lembrando, também uma descendente da Alice, não aguentou a pressão e enlouqueceu – reverter todas as desordens que sua antecessora causou, mas ela terá algumas ajudas pelo caminho.

Sendo um livro voltado ao público jovem, claro que há romance e um improvável triângulo amoroso entre Alyssa, o vizinho que ela ama, e um ser intreterreno. Assim como reencontramos alguns personagens clássicos da história original, o que da um gosto bacana de reconhecimento quando os vemos entrando em cena.

Agora, eu sou um sujeito prático, então tive alguma dificuldade com o ritmo da narrativa. O livro acontece em primeira pessoa, o que é bom, mas, em se tratando de fatos que se passam em um lugar fantástico onde espaço, tempo e bom senso não fazem sentido algum, eu me perdi algumas vezes, A autora aposta em sensações, memórias, sentimentos, pensamentos e outros recursos que me faziam perder o foco, e algumas vezes tive que retroceder para checar se não me havia escapado algo. Não que o livro seja difícil, são os acontecimentos que são rápidos e, cliché, eu sei, quase nada do que nos é apresentado é realmente o que aparenta ser.

E isso é o que trás um combustível interessante à estória. Surpresas, reviravoltas e afins. Só acho que o livro se basta formatado como está, fico em dúvida se fazer dele uma série foi uma boa decisão.

 

O Lado Mais Sombrio, de A. G. Howard (Splintered, 2013 Tradução de Denise Tavares Gonçalves, 2014) – 368 páginas, ISBN 9788581633381, Editora Novo Conceito. [Comprar no Submarino]

{B-}

 

Top Comentarista Comentou? Participe da promoção Top Comentarista. CLIQUE AQUI para preencher o formulário com sua participação.

13 comentários:

  1. Eu sou fã da história da Alice, meu lado sagitariano adorava as viagens dela, li o livro umas três vezes ao longo da adolescência, tentei contar a história a Rafaela [ela me fazia contar uma história a ela todos os dias antes de dormir] e foi assim que descobri que Alice não fazia sentido kkkk Rafaela ficava olhando para mim com cara de a gente pode voltar a "Branca de Neve"??? kkkk

    Enfim, eu gosto de Lewis, nem sempre acho que compreendo totalmente o livro, mas gosto... sou um pouco Alice me perdendo nessa coisa maluca que é a vida adulta, um país das maravilhas nada maravilhoso.... Mas "O lado mais sombrio" ainda não conseguiu me seduzi... e piora quando vejo que tem triangulo amoroso porque fácil fácil a autora pode perder o foco da missão de Alice para ir de encontro ao romance... e eu acho que estou pegando a tua doença e ficando avessa a muito romance no meio de certas histórias de aventura.... Pelo amor de Deus a pessoa não pode viver uma droga de aventura sem se apaixonar por no minimo dois carinhas no meio do caminho?!?! #FalaSério

    Enfim, antes que eu me esqueça, não sei se é porque estou trabalhando o Renascimento com minhas pestes, quer dizer alunos do sétimo ano, mas me ocorreu de repente que talvez de tempos em tempos valores/histórias/temas de séculos passados voltem a tona com novas cores... Acho que o século XIX está na moda \o/ Adoro \o/ É o meu século \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, acho que somos a geração do saudosismo. "Ah.. os anos 90... anos 80... anos 30... séculos passados". Daqui a pouco, surgem tribos vivendo nível idade da pedra hahaha seria nossa atualidade tão desconsolante que temos essa necessidade de buscar abrigo no passado, quando o mundo parecia mais simples?

      Eu também não li Alice, mas curto o universo. Embora eu seja mais team Dorothy quando se trata de pequenas heroínas.

      Excluir
    2. Pandora, eu não sei, não consigo me conectar muito bem com coisas muito viajadas e/ou - como você diz - trabalhada na psicologia. Tenho dificuldades em acompanhar, por isso tenho protelado tanto a leitura de mais um livro da Anne Tyler.......e, sim, os triângulos estão tirando minha paciência! Fala sério!

      E, mais uma vez, sim, é incrível como gostamos de recordar, reviver....

      Dois abraços!

      Excluir
  2. Só eu achei essa capa bizarra de feia? Sei lá, achei estranhona. Eu gosto desse tipo de proposta, quando se faz algo baseado num clássico, mas não se reescreve o clássico. Se uma história é boa, porque deixá-la no limbo, certo? Ainda assim, tenho minhas ressalvas mas enfim...

    A proposta do livro parece interessante, mas não aparenta ter o tipo de narrativa que mais me agrada. Eu acho que prefiro dedicar meu tempo a outras leituras.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Eu gostei da capa, ela é estranha, mas a Alyssa é uma pessoa estranha, então no final as coisas casaram bem. Eu gosto de histórias revisitadas, quando se curte um universo, é interessante quando alguém o expande - mas só quando, ao mesmo tempo, o respeita.

      Excluir
  3. Eu sou o único empacado neste livro? Sério!
    História perfeita, argumento, tudo mas a narrativa não anda. Não gostei disso

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei surpresa quando soube que ele faz parte de uma série. Ainda não o li, mas as resenhas até que foram animadoras até agora. Confesso que não estou esperando tanto assim do livro, mas saber que a blogosfera está curtindo já é um ótimo começo (eu não estava botando tanta fé nele, não!).

    Beijão, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, se eu soubesse que era uma série eu acho que nem começaria a ler, já tenho muitas em aberto. É bom começar a leitura sem muitas expectativas, a gente tem um retorno melhor assim.

      Dois abraços.

      Excluir
  5. Concordo com a Lu pois sou da geração do saudosismo. Ainda não li o livro e confesso que estou ganhando um tempo para me preparar para essa leitura.
    Quando um autor usa uma obra clássica e mais ainda uma como Alice de Lewis Carrol criando um personagem descendente direto de Alice com mistérios, conflitos e romance vai com certeza gerar opiniões diversas.
    Já que considera bem formatado e que não vê necessidade de ser uma série como será que virá esse próximo livro? Agora quero ler e tirar minha próprias conclusões.
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, o livro tem seus bons momentos, mas fiquei com o pé atrás com o fato de ele ser uma série, não sei se era necessário.........Também sou bastante saudosista, dá uma sensação boa reencontrar algo da infância...

      Excluir
  6. É uma série?? Brincadeira né?
    Eu não sabia.
    Gosto dessas revisitadas nas histórias e tal. Será que foi muita propaganda pra pouca coisa?
    Preciso ler urgentemente pra tirar minhas conclusões.
    Adorei a resenha!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lelê, me parece que é uma série sim..... fazer o que né? Mas acho que o primeiro livro se basta, no mais só se houver curiosidade mesmo.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar