4 de dezembro de 2014

Os Dez Melhores Episódios de Chaves [Listas Rápidas #6]

Listas Rápidas 6 - Os Melhores episódios de Chaves

Como sabem, no último 28 de novembro, faleceu Roberto Bolaños, o Chaves. Como quase todo brasileiro, cresci assistindo à série na TV e mesmo com quase trinta anos e tendo assistido aos episódios um milhão de vezes não me canso, acho graça e reconheço a genialidade do cara. Ele deixa um legado enorme.

Para homenageá-lo, a Lu Tazinazzo, do aceita um Leite?, sugeriu que fizéssemos um #ListasRápidas com os dez melhores episódios de Chaves. Taí uma lista que promete.

Não foi nada fácil fazer esta lista. Sei que o #ListasRápidas é formatado para ser feito sem muita neura, listando o que vier na cabeça na ordem em que vier, mas neste caso, logo tinha quinze-vinte episódios e deu uma baita dor no coração ter que cortar quase metade deles da lista.

Outro ponto foi o título de cada episódio. Sou péssimo com isso. Me lembro bem do narrador anunciando o título na abertura de cada episódio, mas tenho meus problemas para guardá-los. Então, quando fiz minha lista, ao invés de indicar o título – que eu não me lembrava – me vi diante de uma porção de “aquele onde entram no apartamento da Bruxa”, “em que cantam Jovem Ainda”, “o do Festival da Boa Vizinhança”, o de “Acapulco”. Depois bastou uma visita à Wikipédia, ler as sinopses, e descobrir o nome de cada um.

Sendo assim, meus dez episódios favoritos de Chaves são:

  1. A Morte do Seu Madruga – Madruguinha lindo é um personagem tão querido que, mesmo que soubesse durante todo o tempo a verdade sobre o episódio, sofri com ele.
  2. As Pessoas Boas Devem Amar Seus Inimigos – chorei algumas vezes ao final desse episódio. Seu Madruga se mostra um sujeito de coração enorme ao ensinar a máxima às crianças.
  3. A Casa da Bruxa – é o episódio no qual, levados por uma boa dose de preconceito, os meninos entram no apartamento da Bruxa e a imaginam fazendo poções. É um tanto sombrio, mas trás uma importante lição ao final.
  4. Uma Aula de Canto – episódio onde cantam "Se Você é Jovem Ainda" e "Que Bonita A Sua Roupa". Sabem né, a juventude que nunca morrerá.
  5. O Disco Voador – Já chegou o disco voador!
  6. O Futebol Americano – Seu Madruga ensinando conceitos de futebol americano para alguém descoordenado como Quico e tapado como o  Chaves é risada certa. Destaque para as líderes de torcida.
  7. Um Ladrão na Vila – Mais um episódio que me dava um aperto daqueles no peito. Chaves, acusado injustamente de roubo, decide ir embora do cortiço.
  8. Vamos Todos a Acapulco – Adorava os episódios em Acapulco, mas gostava mais do introdutório que das aventuras deles em férias. A música final é de doer, e, reza a lenda, foi o último episódio com a participação do Quico.
  9. Os Refrescos do Chaves – o de limão que parece de abacaxi mas tem gosto de tamarindo. Ou algo parecido.
  10. O Trocador de Lâmpadas: – Mais uma cena antológica, do choque coletivo enquanto Seu Madruga tenta trocar uma lâmpada que Chaves quebra repetidas vezes.

Foi muito difícil ficar apenas nesses. Chaves tem uma força incrível na cultura pop, em especial por aqui, limitar algo que tem tamanha força é um exercício árduo.

Também responderam a lista:

  1. Lu Tazinazzo – aceita um Leite?

Fiquem à vontade para responderem a lista. Se o fizer, deixe o link nos comentários para que possa ir até lá dar uma olhada. No #ListasRápidas deve-se pensar de acordo com o tema e listar as primeiras coisas que forem surgindo na memória, sem parar para pensar em méritos, posições ou injustiças. É sem muita frescura, listem e pronto.

Para ver os outros temas e os participantes, cliquem nesse link.

12 comentários:

  1. Os sapinhos fazem hum, ah, huuummmm!!!

    Essa música tinha no meu celular, hahahaha

    Eu adoro todos os episódios, mas meus preferidos são A Casa Da Bruxa e Aula de Canto. Esses eu não me canso de assistir!!

    Adorei o post!! ♥

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Faltou um episódio épico! O que a Chiquinha está doente, Chaves joga o remédio pela janela e o Kiko toma tudo de uma vez! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, esse também é clássico, mas são tantos que fica difícil não deixar um muito bom de fora.

      Excluir
  3. É mesmo muito difícil escolher apenas 10, eu incluiria na minha lista o do futebol americano e o da barraca de sucos fácil fácil! Chaves é um amor imenso e é muito difícil não se emocionar até hoje, acabei optando pelos episódios mais engraçados, mas os mais "emocionais" também têm lugar especial no meu coração! Linda lista!!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO difícil!, são tantos episódios e tão significativos que dá até um aperto na hora de cortar alguns...

      Excluir
  4. Sério, eu sou a única pessoa que nunca curtiu Chaves e Chapolin. Achei muito legal as homenagens que fizeram para o ator, ainda mais por ele ter feito a alegria do mundo todo com a série, mas eu não curto mesmo Chaves.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliete, é questão de gosto mesmo,a algumas pessoas não se identificam tanto ;)

      Excluir
  5. Ninguém me entende...
    Foi um ator popular para nós e para o México. Como outros poucos será reconhecidos após a morte. Eu quase não assisti e o conheci tardiamente através de uma ex-sogra que adorava assistir com os netos e se divertia bastante. Numa dessas parei na sala para saber o que era tão engraçado e lembro de um episódio em que era arquitetado o roubo de um bolo - acho que na casa da dona Florinda. Se eu morasse lá, talvez assistisse todos os dias como eles faziam e como eu sempre perguntava para as crianças sobre os episódios, num aniversário ganhei uma camiseta vermelha com as iniciais do Chapolim. O namoro acabou, mas a camiseta ficou... rs.
    Boa blogagem!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, eu sempre fui fã, assistia todos os dias e ainda hoje me pego parando em frente a tv quando está passando um episódio. É incrível o magnetismo que o seriado tem ;)

      Excluir
  6. Oi Luciano!
    Eu adorava esse episódio da Casa da Bruxa! Mas também achava meio assustador, afinal eu era criança na época.
    Acho que hoje não tem ninguém igual ao Chaves... Era um humor inocente, você podia assistir com uma criança do lado e todo mundo ria. Hoje o povo só faz humor com palavrão e baixaria, eu não consigo achar engraçado.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora, ele era meio assustador mesmo, o clima de tensão era enorme! E concordo com você, era um humor sem apelação e que ainda ensinava algo, passava uma mensagem bacana pra quem assistia.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar