13 de abril de 2015

Geek Love, de Eric Smith [Resenha #213]

Geek Love


Sinopse: Eric Smith sabe mais do que ninguém que existem prazeres imensos na vida geek. Amigos incríveis, conversas até de madrugada sobre realidades alternativas ou até mesmo o simples prazer de ler aquele lançamento de quadrinhos. No entanto, chega um momento na vida de todo nerd em que o amor bate à porta e daí vem a hora de jogar o xadrez tridimensional que é o mundo dos solteiros.

Não se desespere, jovem Padawan! Deixe Smith guiá-lo por esse caminho e descubra que amar é muito mais do que flores e bombons. Afinal, nada é normal na vida do nerd, e o amor não é senão o mais extraordinário dos fenômenos humanos.


Ser nerd é legal! E é muito bom ver como o mercado voltado a este público vem crescendo e sendo respeitado, ao mesmo tempo em que vai perdendo aquele significado pejorativo e a imagem estereotipada a que sempre era associada. O selo Única, por exemplo, tem programado para este mês mais um lançamento do gênero, e nunca antes na história da república das bananas tantos títulos em mangás e quadrinhos chegaram às bancas, tantos colecionáveis eram lançados e feiras cheias de fãs fervorosos e ansiosos por itens relacionados ganhavam destaque e público cada vez maior. E isso por uma simples razão: nerds/geeks gastam quase que compulsivamente em seus interesses.

Quando vi as primeiras imagens do Geek Love fiquei logo interessado. Um guia com uma capa pixelada que remete à um clássico aliado à uma abordagem amorosa – qual nerd nunca foi estereotipado como o “pega ninguém” que levante a mão – prometia um texto interessante, então fiquei decidido a lê-lo.

Livro em mãos, que surpresa. Nele, o autor, Eric Smith, aborda diversos temas ligados ao namoro utilizando-se de preceitos nerds, fazendo alegorias interessantes e alusões a cultura pop sempre muito bem colocadas. Partindo da classificação de que tipo de nerd o leitor é e orientando sobre como fazer contato, como se vestir, onde levá-la e etc., o autor aborda diversas etapas do relacionamento, focando em fazer com que o Player 1, o leitor, encontre sua Player 2. Apesar do teor claramente autoajuda, o texto é delicioso, e flui muito bem.

E, claro, não tive como não me lembrar dos apertos pelos quais passou o Homem do Trem. Com certeza este livro seria muito útil a ele na conquista de Hermés.

Mas, na verdade, o melhor do livro mesmo é reconhecer referências que fizeram parte de sua vida e sentir um sorriso se formando no rosto. É aqui que ser nerd vale a pena – ou geek (sinceramente, me acho nerd, geek não) – quando a gente se lembra daquela musiquinha do Koji Kondo, da mudança de estilo quando você cavalga um Yoshi pela primeira vez e ouve repentinamente a música ser tocada por instrumentos de percussão; e só os mais fortes vão saber do que o autor fala quando ele comenta sobre o Special World de Super Mario World – alô, Tubular, meus nervos mandam um abraço!

A edição é simplesmente linda! O livro tem um formato reduzido que foi muito bem aproveitado, as páginas contém dezenas de detalhes, aberturas de capítulos contam com ilustrações pictorializadas – que me remeteram à geração 16-bits: ninguém é um nerd completo se não viveu a batalha feroz entre Sega e Nintendo pelo controle do mercado em meados dos anos 90, tendo como principal ativo suas mascotes, o estranho-porém-simpático Sonic, e o encanador Mario – e tudo isso te coloca no clima, te ambienta, e o leitor se sente acolhido ali.

Este é o tipo de livro que os e-books jamais conseguirão emular o sentimento, a experiência de leitura. É mais do que ler, que receber conselhos amorosos um tanto atrapalhados – porém sinceros. É quase como quando você senta assistindo a um amigo jogar videogame, não é tão bacana quanto estar “no controle”.

Recomendo fortemente. É uma leitura agradável, nostálgica, que bem que pede um Continue.

 

Geek Love - O Manual do Amor Nerd, de Eric Smith (Geek’s Guide for Dating, 2013 Tradução de Flávia Yacubian, 2014) – 208 páginas, ISBN 9788573129557, Editora Gente.

COMPRAR: [SUBMARINO] [AMERICANAS.COM]

{ A }

3 comentários:

  1. Vi este livro na Bienal e não comprei por motivos de: Acabou o dinheiro, rsrs.
    Comprei outros da editora, mas este não deu. Agora vou ter que comprar!!!!

    Adorei a resenha!!!!!

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano.
    "...só os mais fortes vão saber do que o autor fala quando ele comenta sobre o Special World de Super Mario World", e a parte da musiquinha do Koji Kondo....viajei, acho que essas referências não vão funcionar comigo, nem sei do que se trata =(
    Mas achei interessante as orientações que o autor dá, parece ser uma leitura engraçada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o mercado percebeu a figura do nerd como ser pensante e de diversidade. Achei a proposta do livro muito interessante, e fiquei ainda mais animada com essa resenha. Não me acho nerd, mas curto algumas coisas do universo, então leria sem problema. Ainda não vi a versão impressa, então vou passar na livraria, pode ser aquele tipo de edição que vale o investimento!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar