25 de agosto de 2010

Hiroshima – A cidade da calmaria

hiroshima capa Quando soube do lançamento deste mangá pela JBC, imediatamente o coloquei em minha lista de desejos. Segundo o release da editora, Hiroshima – A Cidade da Calmaria “narra duas histórias comoventes e que estão interligadas pela mesma sombra que recaiu sobre a cidade em 6 de agosto de 1945. Trata-se de dois contos de ficção, mas que estão bem próximos da realidade.

A primeira história mostra a Hiroshima de 1955, dez anos após o ataque nuclear, tempo em que a jovem sobrevivente Minami Hirano segue uma rotina normal, mas ainda se vê assombrada pelas terríveis lembranças daquele dia.

A segunda parte da graphic novel acontece entre fins da década de 1980 e início dos anos 2000 em Tóquio, onde Nanami Ishikawa vive com sua família. Apesar de distante de Hiroshima, a vida dessa personagem também é marcada pelas consequências do passado. Aliás, este é o propósito da autora: mostrar as consequências da bomba nuclear e como elas influenciam, até hoje, a vida dos jovens japoneses, tenham eles ancestrais vitimados ou não.”

O mangá é belamente escrito e ilustrado por Fumiyo Kouno, que revelou ter ficado bastante hesitante em escrever sobre o tema, que, mesmo mais de 60 anos após o incidente ocorrido, ainda causa muita dor no povo japonês; e foi premiado com  o Japan Media Arts Festival em 2004 e o Osamu Tezuka Cultural Prize em 2005. Sucesso de crítica e público, o mangá recebeu adaptações para o cinema, romance e áudio-drama.

A obra está disponível ao preço de R$19,90.

Com | Gibiteca

2 comentários:

  1. Parece que o lançamento ia ser simultâneo as festividades de comemoração dos 65 anos após "incidente" hehehehehehe aquilo não foi um, incidente!! :D E pensar que há 8 anos atrás os otakus tinham que comprar qualquer título em japônes ou em inglês e atualmente temos acesso a tantos titulos em português. Existe um outro mangá sobre o mesmo assunto: "Gen-Pés descalços", escrito por um sobrevivente da tragédia, também muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Luma,

    É verdade, não foi um incidente mesmo, falha nossa! As coisas para quem curte mangá hoje em dia está bem melhor: são mais títulos e o acesso é bem mais amplo, porém, quem mora no interior, como eu, ainda sofre com a distribuição setorizada. Conheço "Gen" de fama, mas ainda não o li.

    Abração.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar