13 de novembro de 2010

160 anos de Robert Louis Stevenson

Há 160 anos nascia, em Edimburgo, Escócia, aquele que viria a ser um dos maiores escritores de todos os tempos. Meu primeiro contato com Stevenson se deu através da indicação de uma prima, que estava lendo A Ilha do Tesouro e veio passar alguns dias na casa de nossa avó. Contei essa história lá n’O Gule, numa blogagem coletiva proposta pela Vanessa, do Fio de Ariadne, onde escolhi A Ilha do Tesouro o livro da minha vida.

Sermos o que somos e tornar-nos o que somos capazes de ser é a única finalidade da vida.

- Robert Louis Stevenson

Robert Louis StevensonRobert Louis (originalmente Lewis) Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, capital da Escócia. Filho de engenheiro civil, era pressionado pelo pai a seguir mesma carreira, mas a saúde debilitada e a fraca inclinação para a área fizeram com que decidisse por uma carreira alternativa. Em 1866 entrou para a faculdade de Direito em Edimburgo. Lá ele estuda e escreve durante 1871 e 1872 para o jornal universitário, o Edimburgh University Magazine, revelando seu gosto e talento para a literatura. Em sua curta estadia em Londres, passa a frequentar os salões literários para, algum tempo depois, partir em uma longa viagem pela Europa continental. […] A carreira de engenheiro, jamais exercida, é preterida pela de escritor, que, a partir de 1882, é marcada por uma acentuada proficuidade. Conhece a notoriedade artística ao escrever, em 1886 The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), um de seus maiores sucessos literários. Com a morte do pai, em 1887, Stevenson retorna aos Estados Unidos, onde volta a tratar de sua tuberculose. Stevenson morreu prematuramente em 3 de dezembro de 1894 enquanto escrevia sua obra-prima inacabada Weir of Hermiston, vítima de uma hemorragia cerebral. [Wikipedia.pt]

A época mais obscura é hoje.

- Robert Louis Stevenson

Pouco depois, li O Médico e o Monstro, e Sequestrado – que também já vi com o nome de As Aventuras de David Balfour; porém nenhum deles me causou a impressão que A Ilha do Tesouro causou; em grande parte por ter, este livro, definido meu gosto pelo romance de aventura, que me acompanhou por toda a adolescência.

Todas as honras ao mestre, que, em tão curta vida, contribuição tão grandiosa deixou para a literatura universal e a formação de jovens leitores.

2 comentários:

  1. Lembro no dia a comemoração do google e o doodle. A primeira vista confundi com o "International Talk Like a Pirate Day" - a imagem foi muito parecida e desconfiei porque comemoração do Pirate Day foi em Setembro.
    A homenagem é mais que justa! O livro “O Médico e o Monstro” inspirou muita outras obras, como filmes, livros e até desenhos. O Incrível Hulk, da Marvel Comics é o exemplar mais clássico de adaptação tanto de 'O Médico e o Monstro' quanto de 'Frankenstein'. Mister Hyde, outro personagens da Marvel Comics, é uma adaptação mais literal do personagem do romance.
    Lembro da sua postagem na coletiva!! Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Luma,

    Mesmo com uma vida tão breve, Stevenson conseguiu imprimir sua marca, e é influente até os dias atuais.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar