27 de maio de 2011

My Wife: música de sexta #3

Demorei a gostar de The Who. Na primeira vez que ouvi a banda, quando o álbum Who’s Next chegou até minha casa pelas mãos da esposa do meu tio, que o havia ganho no trabalho, não consegui digerir toda a informação que as músicas traziam. Culpa minha? Não, tampouco do quarteto britânico! Tinha na época uns quatorze anos, e não estava pronto para o que ouvi. Os primeiros 33 segundos de Baba O’Riley – primeira faixa do álbum – também não ajudaram muito, e acabei pondo-o de lado.

Alguns anos depois, peguei novamente o cd e apertei uma tecla mágica, que te permite conhecer músicas que vão além da faixa 1 ou 2: o shuffle. E a maldito, ou seria abençoado?, botão me levou direto a faixa número 4: My Wife. Foi aí que The Who me ganhou. A letra fala sobre o desespero de um cara, casado, que sai em voo solo pra curtir a noite e agora tem que encarar a ira de sua esposa. Pra isso, implora por armas, aviões, e outras traquitanas, pois quando ela alcançá-lo ele não terá tempo de se explicar.

The Who

O vídeo abaixo é de uma apresentação da banda em Cleveland, no ano de 1975 – segundo descrição no YouTube – e a qualidade do vídeo não é lá essas coisas, acho até que foi gravado com uma câmera na frente de um televisor, mas vale cada segundo pela força de sua performance, marca registrada da banda.

Ah, destaque especial para Keith Moon na bateria a partir do minuto 4’04”.

Do álbum ainda se destacam Getting in Tune, Going Mobile, Behind Blue Eyes e Won’t Get Fooled Again, formando uma das melhores sequências em um álbum que minha pouca bagagem musical já viu – e ouviu. Falando em Behind Blue Eyes, esqueçam a versão porcaria do Limp Bizkit, o original é imensamente melhor. Ainda as verão numa sexta qualquer.

PS: Acabo de me dar conta que em agosto Who’s Next se torna um quarentão, então nada mais justo  que as quatro músicas acima ocuparem cada qual uma sexta daquele mês. Fechado!

_

Pode parecer que não, mas é importante: o Música de sexta não tem nenhum caráter motivacional, trata-se apenas de uma indicação daquilo que ouço. Simples assim.

4 comentários:

  1. Eu adoro o The Who! Eu fantasiava com o Roger Daltrey (eu e a torcida da seleção brasileira) e assisti o filme Tommy umas dez vezes. Consegui comprar o álbum duplo da ópera Tommy, quando viajei. Burra, deixei minha mãe vender o disco para um brechó...

    Gostei do teu post. beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca assisti Tommy, mas já o ouvi uma centena de vezes, porém meu álbum preferido deles é mesmo o Who's Next, o primeiro Who a gente nunca esquece.

    Ah, o vender Tommy doeu aqui em mim, rs.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Baba O’Riley ouvi pela primeira vez no rádio, anotei o nome da música num papel porque estava no ônibus e quando cheguei em casa a primeira coisa que fiz foi baixar e colocar no meu MP3, sou simplesmente apaixonada por esta música!!! \o/

    ResponderExcluir
  4. Du,

    Ela linda mesmo, só a introdução que me assustou, pois me pareceu meio sem propósito. É difícil falar de The Who sem ficar todo babão: é indiscutivelmente uma de minhas bandas favoritas!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar