22 de agosto de 2011

Ray Bradbury faz 91 anos [Update]

rayradburybypatrickmateUm dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos, e, sem dúvida alguma, o melhor ainda vivo, Ray Bradbury completou hoje 91 anos.

Como disse no post do ano passado, conheci Bradbury há alguns anos, quando a capa de Fahrenheit 451 me chamou a atenção na biblioteca da escola onde havia estudado. Fiquei impressionado com o livro e busquei mais informações sobre o autor, que, ao lado de Brian Aldiss e Isaac Asimov, forma meu trio favorito na ficção científica.

Ray Douglas Bradbury nasceu em Waukegan, Illinois, em 22 de agosto de 1920, concluiu seus estudos formais em 1938, porém continuou estudando como autodidata. Seu primeiro conto, Hollerbochen’s Dilemma, foi publicado entre 38 e 39; em 46 teve seu primeiro conto incluído na tradicional antologia Best American Short Stories, fato que se repetiria em 48 e 52. Em 1950 lançou Crônicas Marcianas, tendo recebido no ano seguinte o Benjamim Franklin Awards, por seus contos. Fahrenheit 451, livro que lhe deu fama mundial, foi lançado em 1953. Em 1956, Bradbury ganhou o Oscar pelo roteiro de Moby Dick. Autor prolífico, foi agraciado com diversos prêmios durante toda a sua carreira. Sua obra mais recente foi Let’s all kill Constance, de 2002.

You don’t have to burn books to destroy a culture. Just get people to stop reading them.

- Ray Bradbury

Mais recentemente li As Crônicas Marcianas, livro que foi minha opção para participar da primeira edição do BookCrossing Blogueiro, em novembro do ano passado. Espero que quem o tenha achado faça um bom uso, e que se maravilhe com suas histórias assim como me maravilhei.

No ano passado, um evento chamado Ray Bradbury Week aconteceu em Los Angeles de 22 a 28 de agosto, em homenagem aos 90 anos do escritor, fazendo inclusive parte do calendário oficial de comemorações da cidade. As fotos do mesmo ainda podem ser vistas na página do evento no Facebook.

Se quiserem começar a ler Ray, sugiro que comecem pela excelente edição da GloboLivros de Fahrenheit 451. #ficadica Foi por ela que me apaixonei.

Ray Bradbury Star

UPDATE: Como se tudo isso não bastasse, Ray também tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

A imagem que ilustra este post é de autoria de Patrick Mate, artista que trabalhou em diversos filmes de animação, entre eles O Príncipe do Egito, Spirit e Shrek Para Sempre; e foi criada para o projeto Ray Bradbury The Illustrated Man, que foi parte integrante da Ray Bradbury Week do ano passado. Em seu blog ele disponibiliza regularmente ilustrações feitas por ele. Vale a pena conferir.

É isso. Feliz Aniversário Ray.

2 comentários:

  1. Autodidata e mais de 500 trabalhos publicados!! Uma mente poderosa, certamente! Parabéns pelos 91 anos iluminados!! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Luma: poderosa e imaginativa ;)

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar