5 de setembro de 2011

Vampiro Secreto: Mundo das Sombras Vol. 01 [Resenha #027]

Mundo das Sombras Vampiro SecretoL.J. Smith é bastante conhecida por ser a autora da famosa série Diários do Vampiro – que tem tantos livros que me perdi tentando entender a cronologia – , uma série de tevê com duas temporadas e uma nova leva de livros saindo do forno, que aproxima-se mais do que pode ser visto pela televisão. Nunca vi um minuto sequer de Diários do Vampiro na tevê, tampouco li uma linha dos livros. Assim, este Vampiro Secreto: Mundo das Sombras Vol. 01: foi o primeiro livro da autora que tive em mãos.

O livro conta a história de Poppy – ou começa a contá-la – uma garota de dezesseis anos, que mora com a mãe, o padrasto, e um irmão gêmeo, Phil,  que é seu oposto e os dois não se entendem; que descobre que está muito doente e morrerá logo. Mas, não por acaso, ela também tem um grande amigo, James, que às vezes parece esconder um segredo, e não precisa ser nenhum Sherlock para descobrir o que ele tem de misterioso, e é através deste mistério que ele oferece a ela uma alternativa. Não dá para falar mais sem estragar algumas coisas, apesar de o título, por si só, ser bastante sugestivo.

Vampiro Secreto é o primeiro volume da série Mundo das Sombras, que já conta com 9 livros lançados – apenas este está disponível no Brasil – que se passa em um mundo similar ao nosso, mas cheio de seres fantásticos, como vampiros, bruxas e lobisomens, que vivem entre os humanos, que não desconfiam de sua existência.

Smith narra o livro de forma bastante simples, descrevendo locais, sentimentos e pensamentos dos personagens de forma adequada ao público que a obra se destina – bem mais jovem que eu Smiley mostrando a língua  – sem fazer com que você se desinteresse e viaje no meio da frase, pensando se esqueceu de colher alguma coisa no FarmVille. E isso é muito bom, pois prende o leitor à narrativa, que tem um ritmo excelente, fazendo, por tabela, que o livro tenha um tamanho perfeito, enquanto outros autores optariam por estender as situações o máximo possível para ganhar mais uma centena de páginas, o que em nada acrescentaria ao produto final.

Por falar em público, se tivesse dez anos a menos teria adorado Vampiro Secreto e estaria subindo pelas paredes de ansiedade para ler o próximo volume. Quero muito ler a continuação, mas talvez eu esteja um pouco velho para esse tipo de literatura, e ela não me “toque” da forma como tocaria, mas, também, de forma alguma me desagrada.

Isso estraga o livro? Não, o “velho” sou eu, e me diverti, principalmente nos capítulos finais, pois lá pelo meio o tudo fica meio muxoxo graças as situações pelas quais os personagens passam – e que são de suma importância para o desenvolvimento da história – mas no final fechei o livro satisfeito, e empolgado com os últimos acontecimentos.

Estou propenso a dar uma chance para Diários do Vampiro. Se for do mesmo nível que Vampiro Secreto, já ficarei satisfeito.

Vampiro Secreto: Mundo das Sombras Vol. 01 (Secret Vampire, 1996Tradução de Ryta Vinagre) L.J. Smith – 221 páginas, ISBN 9788501089120 Galera Record.

3

 

 

Com | Galera Record

14 comentários:

  1. Os vampiros substituíram o amiguinho imaginário. Por coincidência estou ouvindo "Maninha" e no ínicio do vídeo, Chico conta que teve uma infância imaginária e que Vinícius de Moraes, dizia que era tudo mentira, que não existiu Jaqueira, nem casa, nada, nada! Mais adiante, na letra da música, a gente constata mais uma vez, como as crianças gostam de sentir medo e a imaginação se solta como válvula de escape para a adrenalina "...os passos no porão, lembra da assombração e das almas com perfumes de jasmim (...) um dia ele vai embora para nunca mais voltar".
    E os adolescentes estão infantilizados e os adultos, aborrecentes.
    Haja visto, não lerei o livro :P
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Luma, é bem por aí, está havendo meio que uma regressão, e não sei até onde isso é bom - e se, de qualquer maneira, é bom. Mas essa onda está, finalmente, passando. Dentro de pouco tempo os vampiros devem parar de brilhar à luz do sol, não terão tantos complexos para beber sangue, e tudo que sobrará é o bom e velho Drácula ;)

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Ah esse eu estou com vontade de ler, mesmo tendo odiado com todas as minhas forças "Diários do Vampiro", uma amiga que também detestou leu esse e disse que é bem melhor, sei não mas pela tua resenha acho que tu não vais gostar de DV, li os 3 primeiros e carambolas atômicas que livros ruins enfim percebestes qeu não gostei? Pois é hehehehe...
    Adorei tua resenha, gosto demais desse tom intimista que tu imprimes aos textos aqui no .livro :D
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  4. Mi, pois é, tenho pensado em Diários do Vampiro, mas muita gente não gostou e, num comparativo - como você disse - se não gostou do Diários e achou Mundo das Sombras melhor, e eu não achei o MS tão bom assim, acho que também não gostarei. Enfim, quase me perdi no raciocínio mas acho que cheguei à alguma conclusão. Tenho muitas coisas na frente para ler, então tenho tempo de sobra para considerar o caso, rs.

    Grande beijo ;)

    ResponderExcluir
  5. Apesar das criticas o que me fez ficar encantada com o "Mundo" dos vampiros foi a saga Crepusculo, me tornei fã e assim criei o meu blog. Até acompanhava a série The Vampire Diaries e parei pois perdi a paciência com aquele trio e por isso ainda não li os livros e no momento não tenho interesse. Estou na piração pelos livros da Irmandade da Adaga Negra da J.R.Ward, tbém quero a Coleção Academia de Vampiro da Richelle Mead.

    Beijos
    Luciana - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  6. Luciana,

    Tive acesso a Crepúsculo bem tardiamente - no momento estou lendo Lua Nova - e estou gostando, a série me agradou de uma forma geral. Já L.J. Smith, não sei, fiquei meio assim-assim, e o que tenho lido sobre sua obra não é nada tão bom, é quase um ame ou odeie, o que não quer dizer que tenha desistido. Não conheço a Irmandade da Adaga Negra, vou procurar me informar sobre.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Os livros relacionados com a cultura vampírica viraram uma febre no universo dos livros e filmes.Quem duvida da influência dos vampiros no cinema é só conferir com os atores de Crepúsculo e seus contratos com outros filmes.

    Um dos primeiros artigos que eu li de filosofia obscura na imprensa foi do jornalista Anderson Calil, que escreveu sobre os vampiros e sua filosofia de predadores de vitalidade.

    Em contato com o jornalista Anderson Calil em Foz do Iguaçu descobri que o universo dos vampiros é mais amplo do que eu pensava.

    ResponderExcluir
  8. Querido Anônimo,

    Obrigado pelas informações. Quem sabe, da próxima vez, não queira se identificar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. O crepúsculo anuncia as brumas da noite,as boates da vida estará logo mais pronta para as baladas, gente que vai e que vem e a noite está alta, as pessoas altas na droga e na bebida, mas não se dão conta do mundo em que vivem,pela manhã as notícias nos jornais de crimes hendiondos!!! E nem a própria polícia nunca descobre!!! Será q vcs não encherga ou não quer ver q o nosso mundo está infestado desses seres da noite? Eles estão entre nós!!!
    hestoriador Dé Pintor artista plastico.

    ResponderExcluir
  10. o meu e-mail é dasilvajosefernando@ymail.com
    Dé pintor é meu apelido artístico, também sou escritor amador.

    ResponderExcluir
  11. o meu e-mail é dasilvajosefernando@ymail.com
    Dé pintor é meu apelido artístico, também sou escritor amador.

    ResponderExcluir
  12. Lua cheia , meia noite! Ao longe o ladrar dos cães
    como um lamento uníssono , o ultimo cabriolé passa de pressa carregando o seu ultimo passageiro taciturno e trêmulo de medo ao sentir seu sangue gelar dentro das veis ao ver passar ao seu lado a silhueta de um grande e negro morcego cortando o gélido ar da cidade grande e antiga de sua época a velha londre da idade média.As pedras da rua reluz ao receber a luz da lua, o cheiro de terra molhada depois da neblina traz na alma a nostalgia de uma londres mais antiga ainda de amores passados e romantismo sem fim,e o vampiro na sua procura incessante pela sua amada imortal, a cada mulher que passa ele a ver na sua imagem.

    Autor: JFS ( Dé Pintor )

    ResponderExcluir
  13. Lua cheia , meia noite! Ao longe o ladrar dos cães
    como um lamento uníssono , o ultimo cabriolé passa de pressa carregando o seu ultimo passageiro taciturno e trêmulo de medo ao sentir seu sangue gelar dentro das veis ao ver passar ao seu lado a silhueta de um grande e negro morcego cortando o gélido ar da cidade grande e antiga de sua época a velha londre da idade média.As pedras da rua reluz ao receber a luz da lua, o cheiro de terra molhada depois da neblina traz na alma a nostalgia de uma londres mais antiga ainda de amores passados e romantismo sem fim,e o vampiro na sua procura incessante pela sua amada imortal, a cada mulher que passa ele a ver na sua imagem.

    Autor: JFS ( Dé Pintor )

    ResponderExcluir
  14. gostaria de comunicar assuntos relacionados aos seres da noite para esclarecer a muitos que eles estão entre nós nas noites de grandes eventos que sempre começam as meis noites.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar