15 de fevereiro de 2012

As "Crônicas da Montanha da Neblina"


Quando comecei as Crônicas da Montanha da Neblina não sabia muito bem o que queria com elas. Sabia, claro, que seria uma coleção de textos curtos e interrelacionados, mas esta relação teria de ser, ao menos na maioria das vezes, implícita, não tão lógica, ou perderia a graça.

Apesar de não ter uma idéia totalmente clara de como isso se daria, ao começar a escreve-las a solução se apresentou naturalmente: todos os textos já se relacionavam por se passarem na montanha, óbvio, mas também por linkar personagens e situações, o que faria com que o leitor mais atento absorvesse a experiência de forma mais efetiva e saborosa, do que aquele que encarasse tudo como algo separado.


E não se tratava apenas de citar nomes e fazer com que se relacionassem um com o outro. Algumas vezes uma citação, um gesto, um pedaço de memória é que deveria fazer este papel. Parece confuso, e talvez seja. Escrevendo uma delas, percebi que talvez nem mesmo tivessem uma cronologia bem definida. Nada garantia, ao menos nos primeiros textos, onde algumas personagens e locações da montanha foram apresentadas, que se tratasse da crônica de uma tal época, e não de muitas épocas. Então tudo ficou mais confuso, o que me fez não postar nada no ano passado, tempo que me dei para reorganizar as idéias.

Reorganizar, não mudá-las. Um de meus maiores compromissos com o Crônicas é que a única revisão as ser feita é a gramatical – e isso com meu português, que não é dos melhores. Nunca alterei uma situação ou informação dada, não que isso fosse lá fazer diferença, mas acho que a coisa toda, para mim, perderia o encanto. Quase sempre o texto sai de forma espontânea, sem ser preciso mexer aqui para que caiba lá, e espero que continue assim.

Mas a razão por abordar este assunto aqui é a seguinte: mesmo meio invisível em meio a tantos blogs, o Crônicas teve seus visitantes e comentaristas, que deram um feedback bacana. Agora, o .Livro tem um número maior de leitores - e principalmente um número maior de leitores críticos - então acho que é uma boa oportunidade de colocar estes textos a prova. Sem grandes ambições. Antes tinha um certo pavor de ser lido, não mostrava nada meu à ninguém. Hoje superei isso. Se julgo o livro dos outros, me parece bastante justa a recíproca.

Creio que o primeiro deve aparecer aqui na semana que vem, espero a visita de vocês.

4 comentários:

  1. \o/...\o/...opa adorei a notícia e como ela é da semana passada acho que logo chegarei no texto para dar a minha opinião...que honra poder Lê-lo.....\o/....beijokas elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, acho que solto amanhã pela manhã. Veremos como vão recebê-la. #meiotenso

      Excluir
  2. Até hoje tou devendo uma escalada nessa montanha. Talvez por medo das minhas próprias críticas, não sei ao certo. Mas me aguarde, hehe. Abração!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar