4 de maio de 2012

Relembrando: Abril

Relembrando

Já há algum tempo eu queria fazer um tipo de “retrospectiva” mensal, para que pudesse, de uma forma geral, fazer um balanço de tudo o que aconteceu por aqui. Não é uma criação minha, muitos blogs fazem o mesmo, fique claro.

Começando por Abril, posso dizer que foi um bom mês com um fim terrível. Explico: após quatro anos de bons serviços prestados, meu notebook me deixou na mão. Ainda não sei se vou conseguir recuperar algumas coisas importantes que tenho lá – incluindo meia dúzia de posts que estavam sendo escritos aos poucos, no Windows Live Writer. Eu tenho que aprender a enviar os rascunhos do que escrevo para o Blogger; é uma segurança a mais que se tem, e não quero que aconteça o mesmo que já me aconteceu com, por exemplo, Downton Abbey.

E a falta de um notebook não afetou apenas  que eu produzo, mas também o que leio. Não consigo ler pelo smartphone, no máximo tolero os e-mails e Twitter. Levará um tempo, mas pretendo ler tudo o que estou perdendo nesse período de inatividade forçada – nem quero imaginar a situação do Reader neste momento.

Voltando ao post, e parando de chorar, vou relembrar um pouco o “doce” Abril. De um modo geral, cada parágrafo tratará de um tema que foi abordado no blog durante o mês, assim como alguns outros assuntos que por alguma razão não tenha virado post.

Resenhas e leituras

A primeira resenha do mês foi sobre um mangá shoujo, que continuo achando bonitinho, mas estou sem paciência para seguir para o segundo volume. Kimi ni Todoke conta a já batida história da garota tímida, do rapaz descolado, e do improvável caso de amor. A sensibilidade com que a autora, Karuho Shiina, retrata as situações, e o humor sempre presente são destaques.

Surpresa boa do mês, e talvez do ano, Estilhaça-me me fez ansiar pela continuação. É uma distopia, envolve poderes ainda não muito bem explicados, mas se destaca mesmo pela narrativa. Ponto para a Tahereh Mafi, autora da obra, que tem só 24 anos. Espero que o segundo volume não caia na mesmice. E, por favor, Warner é um personagem bem mais interessante que Adam. Mas destaque para ele, ok?

Mais um mangá, este estava aqui na fila de espera já há um bom tempo. The Voices of a Distant Star é baseado em um OVA, mas, pasmem, é melhor que a obra original, mais profundo, tocante. Se quiserem ler um bom mangá seinen, mas com cara de shoujo, optem por ele.

Um detetive rico, mas não almofadinhas. Este é Isaac Bell, cria da dupla Clive Cussler e Justin Scott, e protagonista de O Espião. Estranhei um pouco o status social do detetive, confesso que Marllowe e os clássicos do noir me são mais atraentes, mas Bell não tem culpa de ter todo o dinheiro que possui, e ele, acima de tudo, é um cara legal – e excelente detetive.

Por fim, comecei a ler O Diabólico Cérebro Eletrônico, de David Gerrold. Admito que o baixei, já que não o encontrava em lugar algum, e queria conhecer novos autores de FC. Falando nisso, só eu tenho saudades da Hemus dos velhos tempos, tempos mais velhos que eu, por sinal, mas que me proporcionaram a possibilidade de ler grandes clássicos da ficção científica? É uma pena que ela tenha abandonado essa postura, de dar destaque a FC. Havia até mesmo espaço para um título como “O Diabólico Cérebro Eletrônico”, que é em grande parte teórico-filosófico-existencialista, onde um computador se diz humano por pensar como tal, e os personagens fumam um cigarrinho de maconha numa boa, sem parecerem criminosos ou culpados. Deu saudades. Por sinal não consegui terminá-lo ainda. É um bom livro, Gerrold escreve de forma fluída, mas o livro tende a me fazer viajar, culpa, é verdade, da minha falta de conhecimento de alguns dos assuntos tratados.

 

Eventos e coletivas

O “Qual é o Livro?” continua me agradando. Se a segunda edição foi descoberta em tempo recorde, em parte pela dica nada sutil que incluía parte do título do livro, a terceira – já nos novos moldes, mais subjetivos, priorizando o reconhecimento do livro através da experiência de leitura – segue firme e forte: já são duas semanas. Falando nela, na próxima sexta falarei sobre o livro em questão, o que pode contribuir para a solução do desafio, que, se não era para ser descoberto no ato, também não era para ficar tanto tempo pendente de solução.

Também aconteceu a segunda fase da Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços, e o tema da vez foi o “desencanto”, um tanto quanto amargo se comparado com o primeiro, o “encantamento”. Mas sempre há esperança no horizonte, e sobre ela é que falaremos na próxima edição, dia 15.

Por sua vez a Quarta Edição do Bookcrossing Blogueiro foi melhor, maior e mais bonita que a anterior ;) A interação no Facebook foi sensacional, apesar de na maior parte do tempo somente ter podido acompanhar pelo e-mail (me disseram esta semana que dá para responder pelo próprio e-mail, sem logar na rede. Será? e eu que não sabia disso!), mas uma destas interações me deu ima ideia que está amadurecendo. Se o fruto for bom, divido com vocês. Para se programarem, a próxima edição do Bookcrossing Blogueiro acontece de 8 a 16 de Novembro.

Por fim, falei um pouco mais de mim, à convite da Pandora, aqui.

 

Etc.

Desde quarta-feira estou de férias. Salve! Apesar de estar estudando para um concurso que farei – desejem-me sorte ;) – estou conseguindo colocar algumas coisas em dia, como assistir a filmes, séries, e ouvir música. Como o post já está imenso, serei mais sucinto.

Se pudesse, pediria que ouvissem o novo álbum do of Montreal, Paralytic Stalks, em especial a música Dour Percentage.  Em um de seus versos ela diz “This planet is an orphanage”. Né? Aqui tem o Kevin Barnes, vocalista, cantando-a ao piano.

Também lançou álbum novo a bonitinha da Marina, do Marina and the Diamonds. A que mais gosto é a Power and Control, mas não encontrei um vídeo dela, então assistam ao clipe de Radioactive. Em um mundo justo, esta música teria sido primeiro lugar nas paradas.

De séries, Game of Thrones está bem mais ou menos: existem muitos braços de história para se contar, o que deixa, para mim, o andamento muito lento.

Touch é interessante, as relações são inteligentes, mas eu ainda vejo o Jack Bauer toda vez que olho para o Kiefer Sutherland, mas pode melhorar: tem alguém naquele quarto número 6, acho que é a Amélia!

Tentei acompanhar Scandal, mas é terrível: não adianta, não me dou com a Shonda Rhimes. E estou gostando de Spartacus: Vengeance, apesar de que dá uma certa vergonha ficar olhando tanto tempo para homens sarados e seminus lutando entre si na tv.

E minha preferida, que ganhará post assim que o recuperar do notebook, é Missing, com a Ashley Judd, então vou deixar para falar dela depois.

 

O post ficou bem maior do que esperava. Estava com saudades, então me empolguei um pouco. Espero que as coisas se normalizem já na próxima semana, e então voltaremos ao normal. Dois abraços.

9 comentários:

  1. Você disse homens sarados e seminus lutando entre si na tv??? Hum... Isso muito me interessa rsrsrrs.... Falando sério, eu acho essas séries com homens musculosamente irreais se cruzando altamente homoerótica kkk Táh que tem sempre aquele exemplar da especie masculina que faz o cérebro fazer clic, mas tenho a impressão que séries assim agradam mais o publico gay que o publico feminino, assim como ver um homem dançando pole-dance!!!

    E sim, concordo com vc quanto as Crônicas do Gelo e Fogo, se vc tiver lendo eu ia amar ler sua opinião! Mas tenho que dizer que apesar do ritmo lendo tenho gostado muito da narrativa do George R. R. Martin!

    Super cheros... E sim, não se cobre quanto aos blogs isso aqui é diversão não trabalho... Quer dizer, ao menos para mim é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, Spartacus é totalmente homoerótica! Quanto a Crônicas do Gelo e Fogo, tenho os três primeiros livros, mas ainda não os li, espero fazer muito em breve. Gosto muito da série, mas a história está ficando complexa demais, então ficou mais travada a narrativa na tv.

      E estou tentando relaxar, vamos ver se funciona ;)

      Excluir
  2. Oii!:)
    Gostei desse poste!
    Não fique triste... algumas vezes sou obrigada a baixar livros tbm... já que na minha região nao acho... muito menos em sebos de internet. ;/
    (Eu e meus amados livros de banca! )

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry,e outras duas especiais.
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selene, às vezes não tem como fugir, e a solução é baixar mesmo. Grande abraço.

      Excluir
  3. Luciano
    Mesmo longo este post de Relembrando os momentos neste mês que passou ceja a Pandora leu na íntegra e que ficou empolgada pelo Spartacus: Vengeance. Falou em homem sarado e nu as mulheres perdem é a vergonha.

    Espero que consiga restabelecer a normalidade de seus post e que consiga recuperar todos os seus posts.
    Como já aconteceu comigo eu todo mês jogo para um HD Externo.
    Tenho também um blog de testes fechado onde é meu guarda textos.

    Boa leitura, bons estudos e boas férias retornando tudo a sua normalidade.

    Beijos
    Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, Spartacus atiçou mesmo ;) Torço para que consiga recuperá-los, dará muito trabalho reescrever tudo, e não ficará do mesmo jeito. Estou pensando seriamente em um HD externo.

      Muito obrigado por tudo. Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Luciano!

    Que triste perder os dados no notebook, espero que você consiga recuperar.
    Boa sorte no Concurso!!! =)
    Eu também 'baixo' livros, o último foi Clube da Luta, tava muito caro em sebos e a Leya ainda não tinha relançado...
    Adorei a idéia do post, faça sempre.

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, obrigado ;) Às vezes não se tem o que fazer, e a única alternativa é mesmo baixar. Fazer o que né, rs.

      Beijos.

      Excluir
  5. Poxa vida, espero que consiga recuperar seus arquivos. Mas o blog teve um mês muito bom mesmo, adorei as resenhas!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar