3 de outubro de 2012

É o Primeiro Dia de Aula…Sempre! [Resenha #074]

É o primeiro dia de aula... sempre!

 

 

 

Sinopse: No primeiro dia de aula Artie cai da cama e bate a cabeça. Então, no café da manhã, seu irmão mais novo derruba a calda da panqueca no cabelo dele, que não tem tempo para lavá-lo. No caminho, um caminhão passa por uma poça d'água e espirra toda a água nele. Não é só o primeiro dia de aula - é o pior dia de aula da história. Na manhã do dia seguinte, Artie caí da cama e bate a cabeça. Seu irmão mais novo derruba a calda da panqueca no cabelo dele e... Hã??? Tudo está acontecendo exatamente da mesma maneira que no dia anterior! O primeiro dia de aula se repete no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte... Será que Artie vai conseguir encontrar um jeito de mudar isso? Ou será o primeiro dia de aula... SEMPRE?

Me atrevo a dizer que ninguém em sã consciência gosta do primeiro dia de aula na escola. O retorno das férias para mim sempre fora um processo penoso, e eu sofria algumas semanas por antecipação. A escola não é, por mais que os pedagogos possam insistir em dizer, um lugar acolhedor e aconchegante, voltado ao enriquecimento cultural e blábláblá.  Mas caso você ainda esteja em idade escolar e seja menor de idade, façam como eu: dediquem-se o máximo possível, tire as melhores notas, quantos mais você estudar e se empenhar, mais cedo você sai de lá. E, por tabela, tudo o que aprendeu será de alguma utilidade um dia – na maioria das vezes bem antes do que você pensa.

Para Artie é pior ainda: é o seu primeiro dia de aula em uma escola nova. Talvez isto “converse” mais com meninos que com meninas. Meninas são mais propensas à gentilezas, e criam laços de amizade com mas facilidade, então uma nova aluna não passa muito tempo alheia em uma sala de aula. Já um menino... Bom, somos territorialistas, ciumentos e turrões o suficiente para não reconhecermos um erro ou voltar atrás de uma decisão tomada. Um garoto novo na sala? Deixe ele penar, se for bom o bastante no futebol a gente vê o que faz.

Por mais que Artie se esforce para que tudo corra bem em seu primeiro dia em uma nova escola, e ele já acorda pensando nisso, tudo dá muito errado, e a sucessão de desastres é tão grande que parece impossível que exista alguém mais azarado na face da Terra, e você  imagina que ele deve ter chutado um livro com as leis de Murphy em uma poça de lama.

Falando do texto, R.L. Stine é um escritor best-seller, muito conhecido, mas este foi o primeiro livro dele que li. O estilo é voltado para jovens, claro, e o texto narrado em primeira pessoa não coloca obstáculo nenhum no entendimento e desenvolvimento da leitura, facilitando para que o leitor se conecte com o ambiente e personagens que fazem parte da história. A leitura flui com uma naturalidade que vai agradar até mesmo àqueles que não costumam/gostam de ler, e os capítulos curtos, com um gancho em cada final vai fazer com que se sintam à vontade e intrigados ao mesmo tempo, não presos a uma passagem muito longa e cansativa, e afoitos para saber o que vai ocorrer na página seguinte.

O livro é recheado de passagens cômicas, mas em um primeiro momento – e lembrando que foi minha primeira experiência com o autor – elas parecem forçadas, um tipo de humor datado que faria mais sentido há tempos atrás. As tiradas e os acontecimentos – todos eles com Artie como protagonista, e insistindo de que “foi um acidente”, o que é terrivelmente cômico e trágico ao mesmo tempo – lembra um pouco comédias de humor pastelão, mas tudo muda quando você prossegue um pouco com a leitura e se acostuma com o estilo de humor do autor. A partir daí os sorrisos se esboçam em seus lábios sem que precise força-los, e soltei mesmo uma ou duas gargalhadas sonoras do alto dos meus vinte e sei anos!

Outro ponto que me agradou bastante foi a mistura de gêneros, pois mesmo com o humor sendo presente em cada passagem, a escola Ardemorre, como Artie a chama, esconde muitos mistérios e segredos, trazendo uma boa dose de suspense e terror à mistura, isso sem contar que o fato de o garoto acordar e ter de reviver todos os dias o primeiro dia de aula já é assustador o bastante. Neste aspecto bem que o “tormento” de Artie poderia ter durado alguns capítulos a mais, com o autor nos apresentando mais alguns aspectos sinistros da escola, mas não se pode ter tudo, e acredito que o formato em que está é o indicado para atrair até mesmo leitores eventuais. 

Apesar de ansiar por um livro mais longo, achei que o autor poderia ter dispensado o último capítulo. Sinceramente gostaria que o que se passa com Artie e a estranha escola não fosse explicado ao leitor. Manter obscuros os acontecimentos ao redor de Artie tornariam o livro mais sombrio, porém na medida certa. Em livros assim, as explicações podem frustrar o leitor, o melhor é, então, não dar nenhuma, e deixar que ele termine por ficar imaginando o que poderia ter acontecido. Acredito que isso até mesmo faz com que a vida útil do livro – ou da história na imaginação do leitor – fique maior.

É o primeiro dia de aula...sempre! foi um dos primeiros títulos divulgados pela Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras. Bons títulos estão sendo anunciados e merecem ser acompanhados de perto. Saiba mais sobre eles aqui.

É o Primeiro Dia de Aula… Sempre!, de R.L. Stine (It’s the First Day of School… Forever!, 2011Tradução de André Czarnobai, 2012). 168 páginas, ISBN 9788565765008 Editora Seguinte.

{ B }

10 comentários:

  1. Esse livro me parece muito interessante, mas eu não sei se leria. Talvez se eu ganhasse o livro e fosse uma leitura para espairecer, naqueles momentos de ressaca literária. Agora, quanto à maldade dos meninos na escola, onde eu estudei foi exatamente o contrário. A turma dos meninos era malvada com uns, mas são unidos até hoje, verdadeiros camaradas. E sofri muito na mão de algumas meninas hehehehe.

    Grade abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu gostei muito, é divertido, rápido, acho que os mais novos vão gostar. Ah, aqui as meninas eram muito mais "amigáveis" que nós, rsrs.

      Excluir
  2. Nem sempre as meninas são sujeitas a simpatias! ASUHAHSUA Eu tenho horror a primeiro dia de aula. Como meu ensino médio vai durar 4 anos (faço técnico integrado), ainda tenho mais um primeiro dia de aula para enfrentar. Eu sempre passo mal, fico enjoada... sempre no primeiro dia de aula. Por isso que eu to super ansiosa para ler o livro.
    Quando o livro chegou aqui, acabei falando: PRECISO LER ESSE LIVRO LOGO. Ele é bem fininho, parece ser gostosinho de ler por causa dessas passagens cômicas que você disse que o livro tem. Só que aí foram chegando alguns livros que eu queria muito ler e só estou adiando. Mas como ele é fino, devo ler rapidinho no final de semana. Verei isso ainda.
    Mas agora fiquei curiosa para saber o que o autor fez no final. Espero mesmo que não tenha estragado tudo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me convencendo de que as meninas daqui são mais simpáticas que as outras, rs.

      Luara, também me apaixonei pelo livro quando ele chegou aqui, e a leitura é rápida, flui bem, dá pra ler tranquilo em meia tarde. A Seguinte já começou muito bem ;)

      Excluir
  3. Rá, vc acha difícil o mundo dos meninos, venha dar uma voltinha pelo das meninas. Aquele onde o cabelo, as roupas, o sapato, o tamanho do busto são cruciais e se vc não for uma flor, há como você vai padecer. Aquele onde "Você é linda, só precisa cortar o cabelo, fazer maquiagem, mudar seu guarda-roupa e deixar esses livros de lado e deixar aquele cara nojento que só esta interessado (como diz a Aleska)nos seus melões se aproximar de você, pq afinal estar solteira é inaceitável!".

    A parte isso, como vc tem pedagogos em baixa conta Luciano!!!! Coisa malvada!!! Os pedagogos só gostam de ressaltar o quanto a escola é importante, o mundo é uma selva a escola só nos apresenta a ele, desde que vi o titulo desse livro pensei: "Não leio nem a pal!" Acho que ia morrer de aflição vendo uma criança reviver várias vezes o pavoroso primeiro dia de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, de longe a gente imagina a relação entre meninas mais simples que a entre meninos. Claro que há competição, mas acreditava que eram mais solidárias, engano meu!

      Os pedagogos me irritam #fato quando veem com seu discurso de como criar filhos, educar crianças, formar cidadãos. Não consigo fugir disso. Mas olha, o livro é divertido, e apesar de que reviver o primeiro dia de aula todos os dias seja um pesadelo, a leitura é bem interessante ;)

      Excluir
  4. Li todos da Rua do MEdo quero muto ler esse!

    Anne

    ResponderExcluir
  5. Primeiro dia de aula costuma ser meio traumatizante,dá aquele frio no estômago mais depois tudo passa.A leitura desse livro deve ser bem leve e prazerosa.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, pra mim o primeiro dia de aula sempre foi um pesadelo ;) Mas é como disse, depois passa. O livro é bem leve, tranquilo de ler ;)

      Excluir
  6. Primeiro dia de aula, quando não se conhece ninguém é totalmente pertubador. Mas talvez para mim não tenha sido tanto assim. O ensino fundamental fiz na mesma escola e antes disso já tinha "coleguinhas" por que morava em um municipio pequeno. Já no ensino médio, foi diferente, não conhecia ninguém, novo colégio e nova cidade, para completar cheguei atrasado na sala, por que demorei horas procurando minha turma.
    Quando começei a faculdade, tinha um ou dois rostos conhecidos, mas já estava mais acostumado a fazer novas amizades. E desde então, a cada semestre fico super ansioso para rever a galera, agr estudar? acho que nem tanto. rs
    Ótima resenha é um livro bem interessante.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar